Mundo Violento

    As pessoas honestas e trabalhadoras estão perplexas com a onda de violência que domina parte da sociedade. Os criminosos se organizaram, os traficantes de drogas impõem as suas regras, os seqüestradores estão cada vez atrevidos, malfeitores matam com a maior naturalidade, não poupando inocentes, mulheres grávidas e crianças. São Paulo tem um recorde de chacinas e todos os finais de semana as estatísticas dos crimes crescem assustadoramente. Além disso, há uma desconfiança para com as autoridades, que deveriam manter a paz e coibir o crime.

    Estaria o mundo perdido? Será que o mal superou definitivamente o bem? Não! A ousadia dos maus supera os bons porque estes são tímidos, e por vezes omissos. O dia que os bons quiserem, dizem os espíritos, predominarão.

    Mas por que pessoas inocentes estão sujeitas à sanha de matadores malvados? Por que essa luta constante contra a pobreza, a ignorância, a violência e o medo? Será que estão todos inclusos na lei de causa e efeito? Muitos poderão estar, mas acreditamos que grande parte estão incursos nas necessidades evolutivas.

    Vejamos o que diz Allan Kardec em A Gênese: "Entretanto, a luta sempre é necessária ao desenvolvimento do espírito, pois mesmo tendo atingido este ponto que nos parece culminante, ele está longe de ser perfeito; não é senão à custa de sua atividade que ele adquire conhecimentos, experiência, e que se despoja dos últimos vestígios de animalidade, mas, a partir desse momento, a luta, de sangrenta e brutal que fora, torna-se puramente intelectual; o homem luta contra as dificuldades e não mais contra seus semelhantes".

    Percebam: a luta é necessária. A luta contra a pobreza, as dificuldades, a violência, a ignorância e todo o rol de coisas que dificultam a vida, inclusive a morte, é que faz com que o espírito progrida.

    Chegará o dia em que será desnecessária a destruição ou mesmo as situações de vida tão dolorosas, com extremos de miséria e doenças. Mas para isto é necessário que os que estão em melhores condições colaborem educando, criando condições melhores de vida, exercendo a fraternidade e a solidariedade.


    A+ | A- | Imprimir | Envie para um(a) amigo(a) | Mensagem Anterior | Posterior | Ouça o conteudo



    Acesse todas as Mensagens