Maria, por Auta de Souza
Verbetes por Ordem Alfabética
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Abnegar
[do latim abnegare]. 1. Ato de renunciar aos próprios interesses. 2. Abster-se, sacrificar-se.
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Abóbada celeste
Denominação metafórica de céu, em vista da forma com que se apresenta sobre as nossas cabeças.
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Aborto
Um aborto ou interrupção da gravidez é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. Isto pode ocorrer de forma espontânea ou induzida, provocando-se o fim da gestação, e consequente fim da atividade biológica do embrião ou feto, mediante uso de medicamentos ou realização de cirurgias.
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Abstração
[do latim abstractione] - Estado em que a pessoa se encontra alheia da realidade circundante; estado de profunda meditação.
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Acaso
[do latim a + casu] - 1. Acontecimento imprevisível quanto às causas determinantes. 2. Para o Espiritismo, o acaso inexiste, em aplicação do axioma de que não há efeito sem causa.
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Acendrar
[do latim cinerare] – Apurar; purificar; acrisolar.
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Acervo
[do latim acervu] - 1. Em linguagem jurídica, é o conjunto dos bens que constituem a massa hereditária. 2. Acumulação, conjunto.
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Acionado
[do latim actionare] – Colocar em movimento, pôr em ação.
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Adâmico
[do latim Adam] - 1. Referente a Adão, próprio de Adão. 2. Primitivo.
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Adepto
[do latim adeptu] - 1. Aquele que conhece ou é iniciado nos fundamentos de uma religião, seita, filosofia, etc., com a qual se vincula. 2. Prosélito, partidário, sectário. 3. O Espiritismo possui quatro tipos de adeptos: a) experimentadores - crêem na exi
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Adorar
[do latim adorare] - 1. Render culto a (divindade). 2. Reverenciar, venerar, idolatrar, amar extremosamente. 3. É a elevação do pensamento a Deus, pois que, pela adoração, a alma Dele se aproxima.
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Advertir
[do latim advertere] – 1. Repreender levemente, observar, reparar. 2. Informar acerca de algo; aconselhar; prevenir.
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Aeróbus
[do grego aéreos + do inglês bus] - Carro aéreo espiritual que, conforme o Espírito André Luiz, seria na Terra um grande funicular, isto é, veículo com tração por cabos acionados por motor estacionário e que freqüentemente se utiliza para vencer grandes diferenças de nível - tipo teleférico.
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Aferir
[do latim afferere] – Avaliação, julgamento comparativo.
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Afetividade
[do latim affectivu] - 1. Conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam em forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor ou de prazer, satisfação ou insatisfação, agrado ou desagrado, alegria ou tristeza. 2. Qualidade de quem é afetivo.
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Afeto
[do latim affectu] - O elemento básico da afetividade.
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Afinidade
[do latim affinitate] - 1. Relação de afim. 2. Semelhança, analogia. 3. Lei de Afinidade, conforme ensinamento dos Espíritos: os semelhantes se atraem, os diferentes se repulsam e os positivos predominam sobre os negativos.
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Aforismo
[do grego aphorismós] - 1. Máxima. 2. Enunciado conciso de princípio ou regra prática de comportamento.
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Agênere
[do grego: a + géiné, geinomai] - 1. Variedade de aparição tangível. 2. Estado de certos Espíritos que podem revestir, temporariamente, as formas de uma pessoa encarnada, ao ponto de produzirem completa ilusão.
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Agente
[do latim agente] - Aquele que age, opera, agencia, promove, causa, pratica uma ação.
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Agnosticismo
& [do grego: ágnostos + -ismo] - 1. Doutrina que prega ser inacessível ao entendimento humano toda a noção de absoluto, reduzindo a ciência ao conhecimento do fenomenal e do relativo. 2. Teoria que ensina a radical impossibilidade dos nossos conceitos exprimirem positivamente algo sobre Deus.
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Água fluidificada
É a água magnetizada, impregnada de fluidos benfazejos, fortificantes ou terapêuticos.
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Akásico
[do sânscrito ákasa] - Diz respeito a céu, celeste. Ver: Registro(s) akásico(s).
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Albergue
[do latim medieval gótico haribaírgo] - 1. Hospedaria. 2. Abrigo, refúgio, asilo, local em que se recolhe pessoas por caridade.
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Alegoria
[do grego allegoría] - Figura de comparação entre objetos ou ações; metáfora; processo ficcional pelo qual um objeto é apresentado de maneira que dê a idéia de outro.
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Alegria
[do latim alacre] - Estado exteriorizado de satisfação e de prazer, sem a plenitude ou a permanência da felicidade.
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