A Evolução nas Obras de Chico Xavier - Psicologia I

    Chico Xavier será estudado em profundidade após a sua desencarnação. Afirmação semelhante a esta ouvi de alguém, não lembro quem, porém, que vibra em minha mente toda a vez que leio algo referente a Chico ou algumas de suas Obras.
    O tema proposto, em princípio, será baseado em pesquisa nas 16 obras clássicas psicografadas por Chico Xavier: Nosso Lar, Mensageiros... e, A Vida continua. Talvez consulte outras; vamos ver o que acontece. Nota: Chico psicografou mais de 400 obras.
    Serão excertos de notações e destaques referentes a: Psicologia.

    PSICOLOGIA
    NOSSO LAR
    “Quando o servidor está pronto o serviço aparece”. Nota de chamada da Obra Nosso Lar, 1943, ditada pelo Espírito André Luis.

    1. “Todo o leitor precisa analisar o que lê”. “O intercambio com o invisível é um momento sagrado, em função restauradora do Cristianismo puro”. Para tanto, precisamos, “em verdade, do Espiritismo e do Espiritualismo, mas muito mais, de Espiritualidade”.

    2. A ORAÇÃO NA PSICOTERAPIA ESPÍRITA: “Às almas aflitas e cansadas recomenda-se a Oração como lenitivo para o esgotamento emocional”. No capítulo 2 da Obra Nosso Lar, André Luis, Espírito, afirma que: “é preciso haver sofrido muito, para entender todas as belezas da Oração”.
    “As vibrações mentais durante a prece produzem imagens e carreiam energias balsamizantes”. “Há chuvas que destroem e chuvas que criam. Lágrimas há também, assim, é lógico que o Senhor não espera por nossas rogativas para nos amar, no entanto, é indispensável nos colocarmos em determinada posição receptiva, a fim de compreender a infinita bondade”.

    3. “Para crescer necessitamos de realizações nobres e a realização nobre exige três requisitos fundamentais: Primeiro, desejar; segundo, saber desejar; e, terceiro, merecer”.

    4. TERAPIA DA ALIMENTAÇÃO: “Estamos numa fase em que necessitamos nos adaptar as Leis da Simplicidade. Estamos entrando na era da espiritualização. Busca eliminar metodicamente todas as expressões de vida que nos proporcionem fenômenos puramente materiais será um grande passo no tratamento das sensações e emoções”.

    5. MAGNETISMO: “Vemos a ação do magnetismo humano na água, fluido criador, que absorve, em cada lar”, as características mentais de seus moradores. A água carreia as expressões de nossa vida mental. A fluidificação da água, a benção do copo d’água e a sua magnetização." “Nociva nas mãos poderosas, útil nas mãos generosas”.
    “O Espírito onde estiver é núcleo irradiante de forças que criam, transformam ou destroem exteriorizadas em vibrações”.

    6. AMOR ALIMENTO DAS ALMAS: “A Alma em si se nutre de Amor”.
    “A vida terrestre se equilibra no Amor, sem que a maior parte dos homens se aperceba. Almas gêmeas, almas irmãs, almas afins, constituem pares e grupos numerosos. Unindo-se uns aos outros se amparando mutuamente, conseguem equilíbrio no plano de redenção. Quando, porém, faltam companheiras as criaturas menos fortes costuma sucumbir em meio à jornada”. “Nem só de pão vive o homem”.

    7. NOÇÕES DE LAR: “O lar é como se fora um ângulo reto nas linhas do plano da evolução divina. A reta vertical é o entendimento feminino, envolvido nas inspirações criadoras da vida. A reta horizontal é o sentimento masculino, em marcha de realizações no campo do progresso comum. O lar é o sagrado vértice onde homem e mulher se encontram para o entendimento indispensável. É templo, onde as criaturas devem unir-se espiritualmente antes que corporalmente”.
    Essencial a ‘conversa’, o diálogo... Apaga-se a beleza luminosa do amor, quando os cônjuges perdem a camaradagem e o gosto de conversar”.
    “Vão para a mesa inquietos e neurastênicos emitindo fluidos pesados e venenosos, que se misturam automaticamente aos alimentos...”.

    8. SABER OUVIR: É UMA ARTE. “Ouvir para levar auxílio justo. E não somente para participar do desequilíbrio e da neurose”. “Deixemos os mortos enterrarem seus mortos”. “Abandone quanto lhe seja possível os propósitos de mera curiosidade; não deseje personificar a mariposa, de lâmpada em lâmpada”.

    9. CURIOSIDADE: “A curiosidade sadia, pode ser zona mental muito interessante, mas perigosa, por vezes. Dentro dela, o espírito desassombrado e leal consegue movimentar-se em atividades nobilitantes; mas os indecisos e os inexperientes podem conhecer dores amargas, sem proveito para ninguém”.
    Atenção: “Aprenda a construir seu círculo de simpatias e não olvide que o espírito de investigação deve manifestar-se após o espírito de serviço. Pesquisar atividades alheias, sem testemunhos no bem pode ser criminoso atrevimento. Muitos fracassos, nas edificações do mundo, originam-se de semelhante anomalia”. “Todos querem observar, raros se dispõem a realizar”.
    “Trabalhe pelo bem dos outros para que possa encontrar o seu próprio bem”. “O espírito de serviço fornece tônicos de misterioso vigor”.

    10. “O pensamento é a linguagem universal. A criação mental é quase tudo em nossa vida. O pensamento é a base das relações espirituais dos seres entre si”.

    11. CASAMENTO: Por que condenar ao homem e a mulher que se casaram mais de uma vez? Há milhões de criaturas nessas condições." “O Mestre nos prometeu a vida dos Anjos, quando se referiu ao casamento na Eternidade”.

    “O verdadeiro casamento é de Almas e essa união ninguém poderá quebrantar”. Há casamento de Amor, de fraternidade, de provação, de expiação, de dever’, de missão. “A união esponsalícia não deve trazer o esquecimento da vida social”.

    12. CASAMENTO E SEXO: “É necessário, sobrepor a tudo os princípios de natureza espiritual”.

    13. MEDO: Exercícios contra o medo. “Elevada percentagem de existências humanas estranguladas simplesmente pelas vibrações destrutivas do terror, que é tão contagiante como qualquer moléstia de perigosa propagação. O medo é um dos piores inimigos da criatura, por alojar-se na cidadela da Alma, atacando as forças mais profundas. O treinamento contra o medo é fundamental e esta muito acima das próprias lições de enfermagem. A calma é garantia de êxito”.
    “Medicina preventiva, como medida primordial para a paz interna; assim é necessária condição de defesa contra o mal, acima das conveniências formais, sem repouso, e trabalho permanente no bem”.
    “Preparação religiosa, não política, iluminando o raciocínio para a vida eterna. Com um sacerdócio cuidando essencialmente da Verdade de Deus. Assim inspirar-se-ão a e a confiança. Homens espiritualizados para o trabalho sério, coragem”.

    14. PENSAMENTO: Quando nos unimos aqueles a quem amamos, ocorre algo de confortador e construtivo em nosso íntimo. É o alimento do Amor. ...Os “pensamentos se entrelaçam, formando núcleos de força viva, através dos quais cada um recebe o seu quinhão de alegria ou sofrimento, da vibração geral. É por essa razão que, no planeta, o problema do ambiente é sempre fator ponderável no caminho de cada homem. Cada criatura viverá daquilo que cultiva. Quem se oferece diariamente à tristeza, nela se movimentará; quem enaltece a enfermidade, sofrer-lhe-á o dano”;

    15. NO TESTEMUNHO: Toda a criatura no testemunho deve proceder como a abelha, acercando-se das flores da vida, que são as almas nobres, no campo das lembranças, extraindo de cada uma a substancia dos bons exemplos, para adquirir o mel da sabedoria.

    COMENTÁRIOS
    “A vida continua além da vida”. “A morte é o jogo escuro das ilusões”.
    Na verdade tudo é vida. Espiritualidade significa estar de posse do Subconsciente que ninguém consegue dizer o que seja e onde está.
    A Oração é um componente da Meditação ou, melhor dizendo, é uma faze da Meditação...
    Desejar esta para a vontade ativa; saber desejar para o trabalho persistente e merecimento justo.
    A psicologia espírita nos apresenta estudos valiosos e métodos a seguir, se não seria inócua a obra Nosso Lar, teria sido perda de tempo.
    Estudar e aplicar técnicas de respiração e da “absorção de princípios vitais da atmosfera” são métodos de espiritualização; bem como a água misturada com elementos solares,...e magnéticos (fluidoterapia) e alimentação convencional balanceada; para tanto a ciência do nutricionismo se constitui de valioso auxiliar na terapia da alimentação para o controle e aprimoramento dos sentimentos.
    Eis aí as pensamento'>formas-pensamento dos egípcios, a ideoplastia do pensamento que plasma formas e sinais nas crianças e nas fotografias. É pelo pensamento que os homens se encontram. “Toda a alma é imã poderoso”.
    Hoje é comuns os moradores de uma mesma casa tomarem as refeições com a TV ligada transmitindo notícias de acidentes e catástrofes, sem contar as novelas que são distribuições de neuroses; e a noite dormem com a dita TV ligada nos quartos com programação de violência e de terror...
    O Sonho é um estado de emancipação da Alma.
    Devemos ser irmãos. Unem-se comumente corpos casam-se dificilmente espíritos.
    Quem entroniza o Otimismo terá saúde e alegria.

    DA OBRA OS MENSAGEIROS
    1. FILHOS: “Os filhos não são propriedades e sim companheiros muito caros a quem devemos estender os benefícios do conhecimento.

    2. CARIDADE: “Não desejar informar-se dos problemas dos infelizes, não indagar de suas desventuras. Sim, buscar tratá-los como irmãos necessitados. Saber como lhe poder ser útil”.

    “Trabalhar no bem desenvolve a Inteligência e o Amor, enchendo a taça do coração”.

    3. PERSONALIDADE: “No trabalho, calar toda espécie de reclamação. Interessar-se tão somente pelo bem divino”. “Toda a possibilidade construtiva vem de Deus e esta convicção nos auxilia a esquecer as exigências descabidas de nossa personalidade inferior”.

    4. MENTE HUMANA: A Mente humana abre-se cada vez mais, para o contacto com as expressões invisíveis, dentro das quais funciona e se movimenta”.

    5. TRABALHO: “Considera trabalho útil toda a conversação sadia que nos enriqueça os conhecimentos e aptidões para o serviço. Pelas nossas palestras construtivas, portanto, receberemos também a remuneração devida à cooperação normal”. “Para trabalharmos com eficiência é preciso saber calar antes de tudo”.

    6. “A eletricidade e o magnetismo são duas correntes poderosas que começam a descortinar aos nossos irmãos encarnados alguma coisa dos infinitos potenciais do invisível, mas ainda é cedo para cogitarmos de êxito completo. Somente aos homens de sentidos espirituais desenvolvidos é possível revelar alguns pormenores das paisagens sob nossos olhos. É da Lei, que não devemos ver senão o que possamos observar com proveito”.

    7. CALÚNIA: “A calúnia é um monstro invisível, que ataca o homem através dos ouvidos invigilantes e dos olhos desprevenidos”.

    8. A MORTE: “A morte física, na Terra, não é igualmente pura impressão? Ninguém desaparece. O fenômeno é apenas de invisibilidade ou por vezes de ausência”.

    9. “Os laços consangüíneos são edificantes, mas, acima deles, vibra a família universal”.

    10. “A crença na vida superior é atividade incessante da alma. A ferrugem ataca a enxada ociosa. O entorpecimento invade o Espírito vazio de ideal criador”. “A sincera é ginástica do Espírito”.

    11.CONDUTA NAS PRECES COLETIVAS “Repetir, em pensamento, cada expressão, a fim de imprimir o máximo ritmo e harmonia ao verbo, ao som e à idéia, numa só vibração”.

    12. “Na prece encontramos a produção avançada de elementos-força. Eles chegam da Providencia em quantidade igual para todos os que se dêm ao trabalho divino da intercessão, mas cada Espírito tem uma capacidade diferente para receber. Essa capacidade pede a conquista individual para o mais alto. E como Deus socorre o homem pelo homem e atende a alma pela alma, cada um de nós somente poderá auxiliar os semelhantes e colaborar com o Senhor, com as qualidades de elevação já conquistadas na vida”.
    “Não há prece sem resposta. E a oração, filha do amor, não é apenas súplica. É comunhão entre o Criador e a criatura, constituindo, assim, o mais poderoso influxo magnético que conhecemos...”. "Sobre os que oram nessas tarefas benditas, fluem, das esferas mais altas, os elementos-força que vitalizam nosso mundo interior, edificando-nos as esperanças divinas, e se exteriorizam, em seguida, contagiados de nosso magnetismo pessoal, no intenso desejo de servir com o Senhor”.
    “O Pai visita os filhos necessitados, através dos filhos que procuram compreendê-lo. Não poderíamos abusar do Senhor, como abusamos no círculo terrestre dos nossos pais humanos. Não vive Ele, o Senhor, ao sabor de nossos caprichos pessoais. Nunca poderia vir, em pessoa, enxugar o pranto do necessitado que chora, em conseqüência, aliás, do olvido das Divinas Leis. Compete ao necessitado caminhar ao reencontro Dele. O Senhor, todavia, atende sempre a todos os homens de Boa Vontade, por intermédio dos homens bons, que se edificam na casa divina. Todos os nossos desejos e impulsos razoáveis são atendidos pelas bênçãos paternais do Eterno.... apenas devemos salientar que as respostas de Deus vão sendo maiores e mais diretas, à medida que se intensifique o nosso merecimento, competindo-nos reconhecer que, para semelhantes respostas, são utilizados todos quantos trazem consigo a luz da bondade, ou já possuam mérito e confiança para auxiliar em nome de Deus”.

    13. “O sentimento elevado é sempre um caminho reto para nossa alma; todavia, não podemos dizer o mesmo, a respeito do sentimentalismo cultivado no círculo da Crosta... A saudade que fere, impedindo-nos de atender à Vontade Divina, não é louvável nem útil”.

    14.. “Os que gemem e sofrem, em qualquer parte, estão melhorando”.
    “Cada um de nós traz, nos caminhos da vida, os arquivos de si mesmo”.
    “... Estamos num campo de batalha, com a Paz de Jesus... No exterior, o trabalho é rigoroso e incessante, mas, dentro de nós, existe uma tranqüilidade que nós mesmos dificilmente podemos compreender”.

    15. “... A pobreza é uma das melhores oportunidades de elevação, ao nosso alcance”.

    16. “Na pobreza, é mais fácil encontrar a amizade sincera, a visão da assistência de Deus, os tesouros da natureza, a riqueza das alegrias simples e puras”.

    17. “Cada prece do coração constitui emissão eletromagnética de relativo poder”. “O homem que ora traz consigo inalienável couraça”.

    18. “No que concerne à cura real, somos forçados a reconhecer que essa pertence exclusivamente ao homem-espírito”. “A existência terrestre é gloriosa oportunidade para os que se interessam pelo conhecimento e elevação de si mesmos. E, por esta mesma razão, ensinamos a necessidade da religiosa entre as criaturas humanas. Desenvolvendo essa campanha, não pretendemos intensificar as paixões nefastas dos sectarismos, mas criar um estado positivo de confiança, otimismo e ânimo sadio na mente de cada companheiro encarnado”.

    19. “A boa concentração exige vida reta. Para que nossos pensamentos se congreguem uns aos outros fornecendo o potencial de nobre união para o bem, é indispensável o trabalho preparatório de atividades mentais na meditação de ordem superior”.

    COMENTÁRIOS
    Os filhos são aquelas personalidades com as quais já convivemos em outras fases de nossa longeva vida pelas bênçãos da reencarnação nas expressões de outros graus de parentescos em que nos acumpliciamos, ou nos envolvemos em desditas ou firmamos propósitos de amor. São frutos de sua ansiedade pela vida independente em busca de sua individuação.
    “A caridade não concorda com o erro”.
    Estamos no limiar do III Milênio, A Nova Era, A Era Holística, em que somente os seres humanos que busquem estoicamente o autoconhecimento e a espiritualização comporão a sociedade Moderna, a Cristocracia.
    A Fé raciocinada é antídoto contra o fundamentalismo e o fanatismo.
    Sofrer (morrer de saudade) de saudade é depressão ou egoísmo ou outra anomalia do psiquismo, infantilismo espiritual. Temos saudade do que prezamos e amamos do que nos faz ou fez feliz sentir saudade do que nos faz bem é saudável e a pessoa recebe as nossas vibrações de reconhecimento.
    A Ideal Religião a do Otimismo derrubando aqueles princípios da culpa do inferno do castigo eterno; demonstrando que tudo são experiências de aprendizado e que temos oportunidades de sempre recomeçar a cada momento.

    DA OBRA, MISSIONÁRIOS DA LUZ
    1.A EPÍFISE: “As glândulas genitais segregam os hormônios do sexo, mas a glândula pineal, se me posso exprimir assim, segrega ‘hormônios psíquicos’ ou ‘unidades-força’ que vão atuar, de maneira positiva, nas energias geradoras”.

    2. “Cada célula física é instrumento de determinada vibração mental. Todos somos herdeiros do Pai que cria, conserva, aperfeiçoa, transforma ou destrói e, diariamente, com o nosso potencial gerador de energias latentes, estamos criando, renovando, aprimorando ou destruindo alguma coisa... cada filho de Deus deve ser o médico de si mesmo e até à plena aceitação desta verdade com as aplicações de seus princípios, a criatura estará sujeita a incessantes desequilíbrios”.

    3.“O Lar não é somente a moradia dos corpos, mas, acima de tudo, a residência das Almas”.

    4. PRECE: “A Oração é o mais eficiente antídoto do vampirismo. A prece não é movimento mecânico de lábios, nem disco de fácil repetição no aparelho da mente. É vibração, energia, poder. A criatura que ora mobiliza as próprias forças, realiza trabalhos de inexprimível significação... Dentro dessa realização o Espírito, em qualquer forma, pode emitir raios de espantoso poder”.

    5. ACRESCIMO DE MISERICÓRDIA: “Receber auxílio do bem não quer dizer que o beneficiado seja bom...”. “Toda a cooperação exterior pode ser interrompida e cada filho de Deus é herdeiro de possibilidades sublimes e deve funcionar como médico vigilante de si mesmo”.

    6. “Os raios solares, nas horas diurnas, destroem grande parte das criações mentais inferiores dos doentes em estado melindroso, não acontecendo o mesmo à noite, quando o magnetismo lunar favorece as criações de qualquer espécie, boas ou más”.

    7. “No leito da morte as criaturas são mais humanas e mais dóceis”. “A dor vai derrubando as pesadas muralhas da indiferença, do egoísmo cristalizado e do amor-próprio excessivo”.

    8. “Se desejais a presença dos bons, tornai-vos bondosos por vossa vez!”

    9. “Desligai-vos do excessivo verbalismo sem obras!... muito particularmente, das construções silenciosas da renúncia, do trabalho de cada dia no entendimento de Jesus-Cristo, da paciência, da esperança, do perdão, que se efetuam portas adentro da Alma, no grande país de nossas experiências inferiores!” VERIFICAR.

    10. “Transforme o remorso em propósito de regeneração”.

    11. CONSOLAÇÃO E VERDADE: “Somente são dignos da verdade plena os que se encontrem plenamente libertados das paixões”. “Existem pessoas profundamente bondosas, sem, no entanto, haverem alcançado o propicio domínio; antes são possuídas pelas emoções”. “Em vista disso, de modo algum poderíamos dar o conhecimento completo de alguns assuntos. Estão preparadas para a consolação, não para a verdade”.

    12.”Haverá mais alegria em mostrar a sombra do crime, que em descobrir a fonte do conforto?... a vida pede discernimento! Cada palavra tem ocasião, como cada revelação o seu tempo! Não podemos compreender um serviço de socorro com o esmagamento do suplicante”.

    13. “Que nos interessa descobrir criminosos, quando não podemos levantar-lhe o corpo físico? Em nossa preocupação de punir culpados, sem dar conta de nossas próprias culpas, iremos ao absurdo de desejar ser mais justos que o próprio Deus?”. 14. COMPLETISTA: “Título que designa os raros irmãos que aproveitaram todas as possibilidades construtivas que o corpo terrestre lhes oferecia. Em geral, quase todos nós, em regressando à esfera carnal, perdemos oportunidades muito importantes no desperdício das forças fisiológicas. Perambulamos por lá, fazendo alguma coisa de útil para nós e para outrem, mas, por vezes, desprezamos cinqüenta, sessenta, setenta, por cento e freqüentemente, até mais de nossas possibilidades”. “Espíritos amadurecidos, mormente quando chegam à situação de completistas, abandonam a toda experiência que os possa distrair no caminho de realização da Vontade Divina”.

    15.RECATO: “A sedução carnal é imenso perigo, não só para aqueles que emitem a sua influenciação, como também para quantos a recebem”. “Todos os órgãos são subordinados à ascendência moral”.

    16. “A justiça divina nunca foi exercida sem amor. E quando a fidelidade sincera ao Senhor permanece viva no coração dos homens, há sempre lugar para o acréscimo de misericórdia a que se referia Jesus em seu apostolado”.

    17.”Os Espíritos Superiores colhem os valores da Divindade. Substituem as palavras união sexual por união de qualidades. Essa União de qualidades, entre os astros chama-se magnetismo planetário da atração, entre as almas denomina-se amor, entre os elementos químicos é conhecida por afinidade...”.

    18.UNIÃO DE QUALIDADES: “Quem foge ao bem é defrontado pelo crime; quem foge à ordem, cai no desequilíbrio. As uniões sexuais, portanto, que se efetuam a distancia desses sublimes imperativos, transformam-se em causas geradoras de sofrimento e perturbação. Ao demais, não devemos esquecer que o sexo, na existência humana, pode ser um dos instrumentos do amor, sem que o amor seja o sexo. Por isso mesmo, os homens e as mulheres, cuja alma se vai libertando dos cativeiros da forma física, escapam, gradativamente, do império absoluto das sensações carnais. Para eles, a união sexual orgânica vai deixando de ser uma posição, porque aprendem a trocar os valores divinos da alma, entre si, alimentando-se reciprocamente, através de permutas magnéticas, não menos valiosas para os setores da Criação infinita, gerando realizações espirituais para a eternidade gloriosa, sem qualquer exigência dos atritos celulares. Para esse gênero de criaturas, a união reconfortadora e sublime não se acha”. Circunscrita”. a emotividade de alguns minutos, mas constitui a integração de alma com alma, através da vida inteira, no campo da Espiritualidade Superior. Diante dos fenômenos da presença física, bastam-lhes, na maioria das vezes, olhar, a palavra, o simples gesto de carinho e compreensão, para que recebam o magnetismo criador do coração amado, impregnando-se de força e estímulo para as mais difíceis edificações”. “Não há criação sem fecundação. As formas físicas descendem das uniões físicas. As construções espirituais procedem das uniões espirituais. A obra do Universo é filha de Deus. O sexo, portanto, como qualidade positiva ou passiva dos princípios e dos seres, é manifestação cósmica em todos os círculos evolutivos, até que venhamos a atingir o campo da Harmonia Perfeita, onde essas qualidades se equilibram no seio da Divindade”.

    19. “... A criatura terrena herda tendências e não qualidades. As primeiras cercam o homem que renasce, desde os primeiros dias de luta, não só em seu corpo transitório, ms também no ambiente geral a que foi chamado a viver, aprimorando-se; as segundas resultam do labor individual da alma encarnada, na defesa, educação e aperfeiçoamento de si mesma nos círculos benditos da experiência”.

    20. “Para os círculos da mulher é tão fácil a ambientação das forças criativas, como é natural para o homem a manutenção da atitude patriarcal e protetora, enquanto perdura a existência dos laços paternais”.

    21. “No lar, na via pública, no trabalho, nas diversões, cada criatura recebe o alimento mental que lhe é trazido por aqueles com quem convive, temperado com o magnetismo pessoal, de cada um. Dessa alimentação dependem, na maioria das vezes, mormente para à imensa percentagem de encarnados que ainda não alcançaram o domínio das próprias emoções, os estados íntimos de felicidade ou desgosto, de prazer ou sofrimento. ... Absorve matéria mental em, todas as horas do dia, ambientando-a dentro de si mesmo, nos círculos mais íntimos da própria estrutura fisiológica”.

    22. “... Nossa missão é de amparar os que erraram e não de fortalecer os erros”.

    COMENTÁRIOS
    Penso que os missionários de todas as religiões Constituídas, Todas as Organizações de caridade, Igrejas Fundações deveriam aplicar-se esses Conceitos. Prender Homens para Deus e condenar o Crime, não o criminoso.

    “Crescei e multiplicai-vos, enchei a terra”, isto é, de conhecimento de si, aquisição de cultura e capacidades, promoção de progresso através da criação nos campos das artes, das ciências, das filosofias, em todas as esferas de utilidade, enfim.

    A+ | A- | Imprimir | Envie para um(a) amigo(a) | Mensagem Anterior | Posterior | Ouça o conteudo



    Acesse todas as Mensagens