Além da Tela, sugestão de filme: De volta para o futuro 2

O jovem Marty McFly mal havia regressado de uma aventura 30 anos ao passado e novamente é catapultado para uma nova jornada, desta vez para “consertar” o futuro. As viagens no espaço-tempo criadas pelo Doutor Brown são o cenário do filme De Volta para o Futuro 2 de 1985 para 2015.

Desenvolvido pelo cineasta Robert Zemeckis e Bob Gale, o roteiro é desenvolvido entre a ficção científica e a comédia para contar uma história que, talvez, muitos ainda tenham se perguntado: e se fosse possível voltar no tempo e remendar algo do passado? Ou ainda, ir ao futuro para entender o que deve ser feito no presente?

As perguntas são inerentes ao tempo e às religiões. Gerações fizeram e fazem estas indagações, e muitos continuarão a refletir sobre como as ações de hoje podem impactar as vivências no amanhã. Kardec expõe a dúvida sobre o passado, presente e o futuro nas questões 242 e 243 em O livro dos espíritos [1]:

Como é que os Espíritos têm conhecimento do passado? E esse conhecimento lhes é ilimitado?
“O passado, quando com ele nos ocupamos, é presente. Verifica-se então, precisamente, o que se passa contigo quando recordas qualquer coisa que te impressionou no curso do teu exílio.”

E o futuro, os Espíritos o conhecem?
“Ainda isto depende da elevação que tenham conquistado. Muitas vezes, apenas o entreveem, porém, nem sempre lhes é permitido revelá-lo. Quando o veem, parece-lhes presente. À medida que se aproxima de Deus, tanto mais claramente o Espírito descortina o futuro. Depois da morte, a alma vê e apreende num golpe de vista suas passadas migrações, mas não pode ver o que Deus lhe reserva. Para que tal aconteça, preciso é que, ao cabo de múltiplas existências, se haja integrado nele.”
A crença nas múltiplas existências permite compreender que para o passado não é mais possível retornar, a não ser pela memória, já o futuro é ação construída, contínua. A sequência das aventuras do Doutor Brown e Marty McFly nos leva não apenas a uma viagem no tempo, mas a uma reflexão sobre o impacto de nossas escolhas. Um bom filme a todos.

Serviço
De volta para o futuro 2 (1989)
Temática: comprometimento, passado e futuro, cuidado com o semelhante
Elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd e Lea Thompson.
Livre | Ficção Científica/Comédia | 1h48min
Disponível para assinantes Star +, Telecine, Amazon Prime, Apple Tv e Youtube Premium

NB [1]: KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 93. ed. 8. imp. Brasília: FEB, 2019.


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

21/11/2023

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

MARÇO

Dia 01 de 1944
Em São Paulo, SP, é lançado o jornal "O Semeador", órgão da Federação Espírita do Estado de São Paulo.
Dia 02 de 1927
Na Inglaterra, é lançada a revista "Light", com conferência de Oliver Lodge, sob os auspícios da Aliança Espírita de Londres.
Dia 02 de 1948
Em Lisboa, Portugal, desencarna Antônio Joaquim Freire, Presidente da Federação Espírita Portuguesa. Nascido em Coimbra, Portugal, em 2 de julho de 1877.
Dia 03 de 1880
Nasce na França, o escritor espírita Gaston Luce. Desencarna em Paris, na França em 11 de janeiro de 1965.
Dia 03 de 1955
Em Ponta Grossa, PR, desencarna a trabalhadora espírita Balbina Branco. Nascida na mesma cidade, em 17 de julho de 1869.
Dia 03 de 1984
Em São Paulo, SP, desencarna Edalides Milan de Rezende, irmã de Eurípedes Barsanulfo. Nascida em Sacramento, MG, em 18 de junho de 1893.
Dia 03 de 1985
É fundado o CEPE - Centro de Estudos e Pesquisas Espíritas, Departamento da Federação Espírita do Paraná.
Dia 03 de 1993
Divaldo Pereira Franco concede entrevista de 15 minutos à TV OMS, em Miami, EUA.
Dia 04 de 1858
No Cairo, Egito, desencarna Bento Mure, Professor de Medicina, dos pioneiros da Homeopatia e introdutor dessa ciência no Brasil. Ma... Saiba mais...