Novos estudos mostram como estados mentais interferem na saúde. E o que é possível fazer para alcançar o bem-estar

Paz interior é um bem precioso. Intangível, subjetivo e, por isso mesmo, precioso. Mesmo sem saber defini-la, todos querem alcançá-la. Com as mais variadas receitas. Nas últimas duas semanas, fizemos uma enquete entre leitores e personalidades e colhemos as mais diferentes sugestões - desde ter fé em Deus (a campeã, com 28% das respostas) até ler, fazer o bem, brincar com os filhos, admirar a natureza.

Quando buscamos a paz interior - o equilíbrio -, em geral contribuímos para um mundo melhor. E também cuidamos da própria saúde. De uma forma objetiva, medida pelas avançadas técnicas de ressonância magnética.

O que é possível fazer?

Buscar o relaxamento. Não importa a ferramenta utilizada para chegar até ele. O que importa é relaxar, se equilibrar, estar em paz. Há vários caminhos recomendados: técnicas de relaxamento, meditação, respiração, convívio social, religiosidade e altruísmo também funcionam para algumas pessoas. O desafio de cada um é encontrar sua válvula de escape.

Meditação funciona?

Para quem não pretende fazer uma mudança tão radical, há outros recursos para encontrar a paz sem sair das grandes cidades. O mais pesquisado nos últimos anos tem sido a meditação. Os mais respeitados centros de estudo do mundo avaliam seus efeitos sobre a saúde. A meditação reduz a ansiedade, ajuda no combate à depressão e melhora os níveis de atenção, segundo pesquisas realizadas na Unidade de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A força da fé

Ela é um dos caminhos para atingir o equilíbrio. E cada líder religioso tem suas recomendações para que nossa vida seja melhor.O exercício da espiritualidade traz atitudes e posturas benéficas para si e para os outros - como mostram os depoimentos de líderes religiosos.

Exercite a Paciência - As pessoas devem aprender a exercitar a paciência diariamente. É com ela que se transmite confiança e é possível espalhar a delicadeza. Devemos também procurar fazer o bem. O aconselhamento ao próximo é importante para a paz de espírito. Em relação ao mundo de hoje, é necessário saber administrar o que se tem materialmente. Planeje. Gaste apenas o que tem de certo. Não se endivide. - Dom Geraldo Majella Anelo (Bispo primaz da Igreja Católica no Brasil).

Limpe o Espírito - As pessoas devem lembrar que são matéria e espírito. E, se o corpo físico está sujeito a influências do meio ambiente, o espírito também sofre uma transmutação. Limpar o espírito é tão importante como a higiene diária do corpo. Essa limpeza interna acontece quando há cuidado com a fé. Rubens Saraceni (Médium e diretor do Colégio de Umbanda Sagrada, em São Paulo).

Pratique a Reflexão - Crie o hábito da reflexão mental. Reserve um tempo para meditar sobre os objetivos da vida. É o começo para tranqüilizar nosso mundo íntimo das perturbações cotidianas. É o primeiro passo para a busca da paz. o ideal é fazer essa harmonização pela manhã, enquanto se prepara para o dia de trabalho ou estudo. Repita frases positivas, num trabalho de auto-afirmação: "Hoje vou saldar meu dia em paz, aconteca o que acontecer". Divaldo Pereira Franco (Médium kardecista e divulgador do espiritismo).

Trate os outros com Delicadeza - Há coisas que afetam a alma e o corpo, como bebidas alcóolicas e cigarros. O que é ruim para o corpo é ruim para a alma. Não adianta fazer pedidos a Deus se não se levar uma vida de acordo com o que se almeja. Ter paz é amar ao próximo, ser sincero nas atitudes. Tratar os demais com delicadeza. Xeque Ali Abdune (Presidente da Assembléia da Juventude Islâmica da América Latina).

Atinja a Paz com Solidariedade - É no interior do coração do homem que se inicia a paz expressa em seus atos. Só atinge a paz quem se esforça para manter bons relacionamentos na família e na sociedade. Famílias saudáveis produzem sociedades saudáveis. Não queira pagar o mal com o mal. Combata a violência com justiça. Não com agressividade. Manifeste sua paz com solidariedade. Carlos Alberto Bezerra (Presidente do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos do Estado de São Paulo.

Respire Fundo e Devagar Se começarmos a perceber como nossa respiração se altera com nossas emoções, conseguiremos resultados interessantes. É importante ter uma respiração consciente para alcançar paz de espírito. Não posso dizer "fique calma" se não sei o que estar calma. Preste atenção no que acontece em seu corpo quando você sente raiva, rancor, ciúme, inveja. Acelera o batimento cardíaco? Contrai a musculatura? Fique consicente das sensações e respire profundamente. Os resultados nem sempre são imediatos. Monja Coen (Fundadora da comunidade zen-budista de São Paulo).

Integre-se à Comunidade - Temos paz na medida em que nos sentimos completos. Por isso, é preciso se integrar no mundo. Não adianta criar uma bolha de isolamento, como se a partir daí os problemas fossem eliminados. Isso não é viver. É deixar de assumir seu papel. A interação com o outro mostra nossa missão. Não está a nosso alcance salvar a humanidade sozinhos. Mas cada um tem capacidade de fazer o melhor dentro de seu limite. Uma das coisas que o judaísmo valoriza é a convivência comunitária. O grupo é um mecanismo de transformação. E para isso a convivência é fundamental. Sérgio Margulies (Rabino da Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro).

A matéria na íntegra está na Revista Época - nº 459 - 5 - Março/2007.


Fonte: jornalismo RBN

A+ | A- | Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

OUTUBRO

Dia 01 de 1923
Em 1923, em Buenos Aires, Argentina, fundação da revista La Idea, por Angel Scarnichia.
Dia 01 de 1946
Em 1946, desencarna em Belo Horizonte, Minas Gerais, Irma de Castro Rocha, conhecida no Movimento Espírita como Meimei. Nascida em Mateus Leme, Minas Gerais a 22 de outubro de 1922.
Dia 01 de 1990
Em 1990, Divaldo Pereira Franco concede entrevista de 10 minutos à TV MNE Portuguese, em Johannesburg, África.
Dia 01 de 1994
Em 1994, Divaldo Pereira Franco recebe o título de cidadão honorário de Ilhéus, Bahia.
Dia 01 de 2003
Em 2003, é criado o Momento em Casa, oferecendo a possibilidade de receber, aos que se cadastrem através do site do Momento Espírita, de segunda a sexta, de 3 a 4 textos, selecionados a partir dos transmitidos, na semana, através das Rádios, na Capital do Estado.
Dia 02 de 1860
Em 1860, nasce em Ayerbe, província de Huesca na Espanha, Angel Aguarod. Desencarna em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 13 de novembro de 1932.
Dia 02 de 1870
Em 1870, nasce na cidade de Palmeira, PR, o professor José Nogueira dos Santos, que foi o sexto Presidente da Federação Espírita do Paraná. Desencarna em Curitiba, no dia 24 de julho de 1956.
Dia 02 de 1920
Em 1920, em Paraíba do Sul, Rio de ... Saiba mais...