Novos estudos mostram como estados mentais interferem na saúde. E o que é possível fazer para alcançar o bem-estar

Paz interior é um bem precioso. Intangível, subjetivo e, por isso mesmo, precioso. Mesmo sem saber defini-la, todos querem alcançá-la. Com as mais variadas receitas. Nas últimas duas semanas, fizemos uma enquete entre leitores e personalidades e colhemos as mais diferentes sugestões - desde ter fé em Deus (a campeã, com 28% das respostas) até ler, fazer o bem, brincar com os filhos, admirar a natureza.

Quando buscamos a paz interior - o equilíbrio -, em geral contribuímos para um mundo melhor. E também cuidamos da própria saúde. De uma forma objetiva, medida pelas avançadas técnicas de ressonância magnética.

O que é possível fazer?

Buscar o relaxamento. Não importa a ferramenta utilizada para chegar até ele. O que importa é relaxar, se equilibrar, estar em paz. Há vários caminhos recomendados: técnicas de relaxamento, meditação, respiração, convívio social, religiosidade e altruísmo também funcionam para algumas pessoas. O desafio de cada um é encontrar sua válvula de escape.

Meditação funciona?

Para quem não pretende fazer uma mudança tão radical, há outros recursos para encontrar a paz sem sair das grandes cidades. O mais pesquisado nos últimos anos tem sido a meditação. Os mais respeitados centros de estudo do mundo avaliam seus efeitos sobre a saúde. A meditação reduz a ansiedade, ajuda no combate à depressão e melhora os níveis de atenção, segundo pesquisas realizadas na Unidade de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A força da fé

Ela é um dos caminhos para atingir o equilíbrio. E cada líder religioso tem suas recomendações para que nossa vida seja melhor.O exercício da espiritualidade traz atitudes e posturas benéficas para si e para os outros - como mostram os depoimentos de líderes religiosos.

Exercite a Paciência - As pessoas devem aprender a exercitar a paciência diariamente. É com ela que se transmite confiança e é possível espalhar a delicadeza. Devemos também procurar fazer o bem. O aconselhamento ao próximo é importante para a paz de espírito. Em relação ao mundo de hoje, é necessário saber administrar o que se tem materialmente. Planeje. Gaste apenas o que tem de certo. Não se endivide. - Dom Geraldo Majella Anelo (Bispo primaz da Igreja Católica no Brasil).

Limpe o Espírito - As pessoas devem lembrar que são matéria e espírito. E, se o corpo físico está sujeito a influências do meio ambiente, o espírito também sofre uma transmutação. Limpar o espírito é tão importante como a higiene diária do corpo. Essa limpeza interna acontece quando há cuidado com a fé. Rubens Saraceni (Médium e diretor do Colégio de Umbanda Sagrada, em São Paulo).

Pratique a Reflexão - Crie o hábito da reflexão mental. Reserve um tempo para meditar sobre os objetivos da vida. É o começo para tranqüilizar nosso mundo íntimo das perturbações cotidianas. É o primeiro passo para a busca da paz. o ideal é fazer essa harmonização pela manhã, enquanto se prepara para o dia de trabalho ou estudo. Repita frases positivas, num trabalho de auto-afirmação: "Hoje vou saldar meu dia em paz, aconteca o que acontecer". Divaldo Pereira Franco (Médium kardecista e divulgador do espiritismo).

Trate os outros com Delicadeza - Há coisas que afetam a alma e o corpo, como bebidas alcóolicas e cigarros. O que é ruim para o corpo é ruim para a alma. Não adianta fazer pedidos a Deus se não se levar uma vida de acordo com o que se almeja. Ter paz é amar ao próximo, ser sincero nas atitudes. Tratar os demais com delicadeza. Xeque Ali Abdune (Presidente da Assembléia da Juventude Islâmica da América Latina).

Atinja a Paz com Solidariedade - É no interior do coração do homem que se inicia a paz expressa em seus atos. Só atinge a paz quem se esforça para manter bons relacionamentos na família e na sociedade. Famílias saudáveis produzem sociedades saudáveis. Não queira pagar o mal com o mal. Combata a violência com justiça. Não com agressividade. Manifeste sua paz com solidariedade. Carlos Alberto Bezerra (Presidente do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos do Estado de São Paulo.

Respire Fundo e Devagar Se começarmos a perceber como nossa respiração se altera com nossas emoções, conseguiremos resultados interessantes. É importante ter uma respiração consciente para alcançar paz de espírito. Não posso dizer "fique calma" se não sei o que estar calma. Preste atenção no que acontece em seu corpo quando você sente raiva, rancor, ciúme, inveja. Acelera o batimento cardíaco? Contrai a musculatura? Fique consicente das sensações e respire profundamente. Os resultados nem sempre são imediatos. Monja Coen (Fundadora da comunidade zen-budista de São Paulo).

Integre-se à Comunidade - Temos paz na medida em que nos sentimos completos. Por isso, é preciso se integrar no mundo. Não adianta criar uma bolha de isolamento, como se a partir daí os problemas fossem eliminados. Isso não é viver. É deixar de assumir seu papel. A interação com o outro mostra nossa missão. Não está a nosso alcance salvar a humanidade sozinhos. Mas cada um tem capacidade de fazer o melhor dentro de seu limite. Uma das coisas que o judaísmo valoriza é a convivência comunitária. O grupo é um mecanismo de transformação. E para isso a convivência é fundamental. Sérgio Margulies (Rabino da Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro).

A matéria na íntegra está na Revista Época - nº 459 - 5 - Março/2007.


Fonte: jornalismo RBN

A+ | A- | Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

ABRIL

Dia 01 de 1858
Em Paris, França, Allan Kardec funda a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
Dia 01 de 1918
Nasce em Buquim, no sul de Sergipe, José Martins Peralva Sobrinho, mais conhecido como Martins Peralva. Desencarna em 3 de setembro de 2007, em Belo Horizonte, MG.
Dia 01 de 1972
O Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná, muda seu formato para tablóide, com 12 páginas e circulação mensal.
Dia 01 de 1994
Aberto o 3º Encontro Confraternativo de Juventudes Espíritas do Paraná, em Campo Largo, com Raul Teixeira. Tema: A busca da identidade. Evento encerrado em 3 de abril de 1994.
Dia 01 de 2001
Encerramento do 5º Simpósio Paranaense de Espiritismo, no Ginásio de Esportes do Círculo Militar do Paraná, em Curitiba, com o tema Espiritismo, educação para a paz, com a coordenação de Divaldo Pereira Franco e Raul Teixeira. Abertura no dia 30 de março de 2001.
Dia 01 de 2005
O Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná, muda a sua diagramação.
Dia 02 de 1869
Em Paris, França, é sepultado o corpo de Allan Kardec, no cemitério de Montmartre.
Dia 02 de 1901
Em Juiz de Fora, MG, fundado o Centro Espírita União, Humildade e Caridade, considerado o primeiro Centro Espírita daquela cidad... Saiba mais...