Ensinar, por Espíritos Diversos
Das Deturpações e Aberrações
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Nas aberrações ou deturpações doutrinárias que se apresentam de forma tão
abrangente na atualidade, com todo tipo de insinuação descabida ou mesmo abusos
provindos de pretensões que nem se pode imaginar, no trato com a mediunidade,
nunca será demais buscarmos O Livro dos Médiuns, fonte de segurança na boa
condução da prática espírita.
Conforme considera o próprio Codificador (capítulo XVI – Médiuns Especiais – 2ª
parte), especificamente no item 195, considerando “(...) a influência que as
qualidades e as dificuldades dos médiuns podem exercer quanto à segurança das
comunicações (...)”, o capítulo reúne vários quadros (cujos desdobramentos estão
estudados nos capítulos que se seguem na obra) sobre a variedade mediúnica. É
que, segundo as qualidades morais do médium (original no livro no próprio item
citado), Kardec apresenta uma classificação dos comportamentos que definem os
Médiuns imperfeitos (item 196) e Bons Médiuns (item 197). Transcrevemos na
íntegra os dois itens e também os comentários de Erasto e a recomendação de
Sócrates, que previne das citadas e tão comuns confusões que se estabelecem nas
comunicações. É exatamente o que disse o Codificador: as qualidades e as
dificuldades dos médiuns exercem influência sobre a segurança das comunicações
(acima transcrita).
Segue para apreciação do leitor, valendo-nos do portal www.kardecpedia.com
196. Médiuns imperfeitos.
Médiuns obsidiados: os que não podem desembaraçar-se de Espíritos importunos e
enganadores, mas não se iludem.
Médiuns fascinados: os que são iludidos por Espíritos enganadores e se iludem
sobre a natureza das comunicações que recebem.
Médiuns subjugados: os que sofrem uma dominação moral e, muitas vezes, material
da parte de maus Espíritos.
Médiuns levianos: os que não tomam a sério suas faculdades e delas só se servem
por divertimento, ou para futilidades.
Médiuns indiferentes: os que nenhum proveito moral tiram das instruções que
obtêm e em nada modificam o proceder e os hábitos.
Médiuns presunçosos: os que têm a pretensão de se acharem em relação somente com
Espíritos superiores. Creem-se infalíveis e consideram inferior e errôneo tudo o
que deles não provenha.
Médiuns orgulhosos: os que se envaidecem das comunicações que lhes são dadas;
julgam que nada mais têm que aprender no Espiritismo e não tomam para si as
lições que recebem frequentemente dos Espíritos. Não se contentam com as
faculdades que possuem, querem tê-las todas.
Médiuns suscetíveis: variedade dos médiuns orgulhosos, suscetibilizam-se com as
críticas de que sejam objeto suas comunicações; zangam-se com a menor
contradição e, se mostram o que obtêm, é para que seja admirado e não para que
se lhes dê um parecer. Geralmente, tomam aversão às pessoas que os não aplaudem
sem restrições e fogem das reuniões onde não possam impor-se e dominar.
“Deixai que se vão pavonear algures e procurar ouvidos mais complacentes, ou que
se isolem; nada perdem as reuniões que da presença deles ficam privadas.” –
Erasto
Médiuns mercenários: os que exploram suas faculdades.
Médiuns ambiciosos: os que, embora não mercadejem com as faculdades que possuem,
esperam tirar delas quaisquer vantagens.
Médiuns de má-fé: os que, possuindo faculdades reais, simulam as de que carecem,
para se darem importância. Não se podem designar pelo nome de médium as pessoas
que, nenhuma faculdade mediúnica possuindo, só produzem certos efeitos por meio
da charlatanaria.
Médiuns egoístas: os que somente no seu interesse pessoal se servem de suas
faculdades e guardam para si as comunicações que recebem.
Médiuns invejosos: os que se mostram despeitados com o maior apreço dispensado a
outros médiuns, que lhes são superiores.
Todas estas más qualidades têm necessariamente seu oposto no bem.
197. Bons médiuns.
Médiuns sérios: os que unicamente para o bem se servem de suas faculdades e para
fins verdadeiramente úteis. Acreditam profaná-las, utilizando-se delas para
satisfação de curiosos e de indiferentes, ou para futilidades.
Médiuns modestos: os que nenhum reclamo fazem das comunicações que recebem, por
mais belas que sejam. Consideram-se estranhos a elas e não se julgam ao abrigo
das mistificações. Longe de evitarem as opiniões desinteressadas, solicitam-nas.
Médiuns devotados: os que compreendem que o verdadeiro médium tem uma missão a
cumprir e deve, quando necessário, sacrificar gostos, hábitos, prazeres, tempo e
mesmo interesses materiais ao bem dos outros.
Médiuns seguros: os que, além da facilidade de execução, merecem toda a
confiança, pelo próprio caráter, pela natureza elevada dos Espíritos que os
assistem; os que, portanto, menos expostos se acham a ser iludidos. Veremos mais
tarde que esta segurança de modo algum depende dos nomes mais ou menos
respeitáveis com que os Espíritos se manifestem.
“É incontestável, bem o sentis, que, epilogando assim as qualidades e os
defeitos dos médiuns, isto suscitará contrariedades e até a animosidade de
alguns; mas, que importa? A mediunidade se espalha cada vez mais e o médium que
levasse a mal estas reflexões, apenas uma coisa provaria: que não é bom médium,
isto é, que tem a assisti-lo Espíritos maus. Ao demais, como já eu disse, tudo
isto será passageiro e os maus médiuns, os que abusam, ou usam mal de suas
faculdades, experimentarão tristes consequências, conforme já se tem dado com
alguns. Aprenderão à sua custa o que resulta de aplicarem, no interesse de suas
paixões terrenas, um dom que Deus lhes outorgara unicamente para o adiantamento
moral deles. Se os não puderdes reconduzir ao bom caminho, lamentai-os,
porquanto, posso dizê-lo, Deus os reprova.” - Erasto.
“Este quadro é de grande importância, não só para os médiuns sinceros que,
lendo-o, procurarem de boa-fé preservar-se dos escolhos a que estão expostos,
mas também para todos os que se servem dos médiuns, porque lhes dará a medida do
que podem racionalmente esperar. Ele deverá estar constantemente sob as vistas
de todo aquele que se ocupa de manifestações, do mesmo modo que a escala
espírita, a que serve de complemento. Esses dois quadros reúnem todos os
princípios da doutrina e contribuirão, mais do que o supondes, para trazer o
Espiritismo ao verdadeiro caminho.” - Sócrates.
Como bem disse Sócrates, será bom ter sempre à mão essa classificação. Ela
previne dos erros. É um suporte gigantesco de segurança na observação e
conclusões que podemos aproveitar.
Por: Orson Carrara, Texto enviado pelo autor para publicação em nosso site
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