Mediunidade e Mistificação

    Compreendendo-se que na experiência humana enxameiam espíritos desencarnados de todos os escalões, seja lícito comparar os médiuns, tão-somente médiuns, aos instrumentos de comunicação usados pelos homens, no trato com os próprios homens.

    Médiuns de transporte.
    Vejamos o guindaste que opera por muitos estivadores.
    Tanto pode manejá-lo um chefe culto, quanto o subordinado irresponsável.

    Médiuns falantes.
    Observemos o aparelho de gravação.
    O microfone que transmitiu mensagem edificante assinala com a mesma precisão um recado indesejável.

    Médiuns escreventes.
    Analisemos o apetrecho de escrita.
    O mesmo lápis que atendeu à feitura de um poema serve à fixação de anedota infeliz.

    Médiuns sonâmbulos.
    Estudemos a hipnose.
    Na orientação de um paciente, tanto consegue estar um magnetizador digno que o sugestiona para a verdade, quanto outro, de formação moral diferente, que o induza à paródia.

    A força mediúnica, como acontece à energia elétrica, é neutra em si.

    A produção mediúnica resulta sempre das companhias espirituais a que o médium se afeiçoe.

    Evidentemente, o médium é chamado a garantir-se na sinceridade com que se conduza e na abnegação com que se entregue ao trabalho dos Bons Espíritos que, em nome do Senhor, se encarregam do bem de todos.

    Em tais condições, nada pode o médium temer, em matéria de embustes, porque todos aqueles que se consagram e se sacrificam pelo bem dos semelhantes, jamais mistificam, por se resguardarem na tranqüilidade da consciência, convictos de que não lhes compete outra atitude senão a de perseverar no bem, acolhendo quaisquer embaraços por lições, a fim de aprenderem a servir ao bem com mais segurança, já que o merecimento do bem cabe ao Senhor e não a nós.

    Fácil reconhecer, assim, que não se carece tanto de ação da mediunidade no Espiritismo, mas em toda parte e com qualquer pessoa, todos temos necessidade urgente do Espiritismo na ação da mediunidade.


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