Ensinar, por Espíritos Diversos
A Porcelana do Rei
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Achava-se, certa vez, Confúcio o grande filósofo, na sala do
trono.
Em dado momento o Rei, afastando-se por alguns instantes dos ricos mandarins que
o rodeavam, dirigiu-se ao sábio chinês e perguntou-lhe:
Dizei-me, o honrado Confúcio: como deve agir um magistrado? Com extrema
severidade a fim de corrigir e dominar os maus, ou com absoluta benevolência a
fim de não sacrificar os bons?
Ao ouvir as palavras do soberano, o ilustre filósofo conservou-se em silêncio;
passados alguns minutos de profunda reflexão, chamou um servo, que se achava
perto, e pediu-lhe que trouxesse dois baldes sendo um com água fervente e outro
com água gelada.
Ora, havia na sala, adornando a escada que conduzia ao trono, dois lindos vasos
dourados de porcelana. Eram peças preciosas, quase sagradas, que o Rei muito
apreciava.
Preparava-se o servo obediente para despejar, como lhe fora ordenado, a água
fervendo num dos vasos e a gelada no outro, quando o Rei, emergindo de sua
estupefação, interveio no caso com incontida energia:
Que loucura é essa ó venerável Confúcio! Queres destruir essas obras
maravilhosas! A água fervente fará, certamente arrebentar o vaso em que for
colocada; a água gelada fará partir-se o outro!
Confúcio tomou então de um dos baldes, misturou a água fervente com a água
gelada e, com a mistura assim obtida, encheu os dois vasos sem perigo algum.
O poderoso monarca e os venerandos mandarins observaram atônitos a atitude
singular do filósofo.
Este, porém, indiferente ao assombro que causava aproximou-se do soberano e
assim falou:
A alma do povo, ó Rei, é como um vaso de porcelana, e a justiça do Rei é como
água. A água fervente da severidade ou a gelada da excessiva benevolência são
igualmente desastrosas para a delicada porcelana; manda, pois, a Sabedoria e
ensina a Prudência que haja um perfeito equilíbrio entre a severidade com que se
pode castigar o mau, e a longanimidade com que se deve educar e corrigir o bom.
Por: Malba Tahan, Caso tenha ou possua, envie-nos a referência desse texto.
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