A+ | A- | Imprimir | Ouça a MSG | Ant | Post

O professor universitário Abel Sidney, natural de Apucarana-PR e atualmente residente em Porto Velho-RO, escreveu o livro Lições de um Suicida, que conforme indicação do subtítulo – constante da própria capa –, é Um Estudo do Clássico Memórias de um Suicida, de Yvonne do Amaral Pereira, de edição da Federação Espírita Brasileira.

Do “Memórias”...
A obra Memórias de um Suicida foi editada em meados da década de 50. A Introdução, assinada pela querida Yvonne, está datada de 18/05/54. Depois, na segunda edição, temos a inclusão de Prefácio assinado por Léon Denis, datado de 04/04/57. O livro está dividido em três partes e constitui um dos grandes clássicos da literatura espírita, tamanha a expressão doutrinária de seu conteúdo. Trata-se do relato do escritor português Camilo Castelo Branco, diante das experiências de si próprio perante o suicídio a que se permitiu.

Do “Lições”...
Já o livro que ora comentamos, o Lições de um Suicida, foi editado pela Editora Allan Kardec, de Campinas, em 2005. Com quase 300 páginas, a obra comenta o clássico de Yvonne. Simples análise do Sumário já indica a riqueza de seu conteúdo. Além de uma Recomendação aos Leitores, identifica o autor da obra em estudo, além dos capítulos específicos comentando as três partes do livro em destaque. E interessante também que, além da vasta referência bibliográfica, os anexos constantes do final do livro o enriquecem ainda mais. Ali estão reunidos uma tese'>síntese biográfica da notável médium e também do incomparável escritor e contemporâneo de Kardec, Léon Denis, um estudo sobre Camilo e a primeira entrevista concedida por Yvonne, entre outros dois preciosos documentos, um deles, inclusive, sobre o Esperanto, o idioma internacional.

Preciosos textos
Tanto Memórias de um Suicida quanto Lições de um Suicida são valiosos para estudar o Espiritismo. Os textos doutrinários, as experiências narradas, o trabalho de pesquisa de Abel e as orientações lúcidas trazidas pelas belas páginas traduzem o esforço dos espíritos para esclarecer o ser humano sobre a importância da vida humana e o respeito que a ela devemos. O texto integral do livro de Yvonne é tão extraordinário, com suas mais de 500 páginas, que ensejou igualmente o valioso estudo de Abel e que, com entusiasmo, recomendamos aos leitores. Nas obras são apresentados e estudos o Vale dos Suicidas, o Hospital Maria de Nazaré, a Mansão da Esperança, e a suavidade do “Vinde a Mim” de Jesus e a velha lição do “Conhece-te a ti mesmo”. 

Da contracapa
Para concluir e motivar o leitor, destaco trecho da contracapa do Lições, obra que ora comentamos: “Aos 65 anos, o escritor Camilo Castelo Branco, expoente do Romantismo português, descobriu que não enxergaria mais. Desesperado, decidiu que não queria viver, pondo fim à sua vida com tiro de pistola no ouvido. No mundo espiritual esta história continuou em seus desdobramentos tão realistas quanto o espírito materialista e crítico que inspirou o escritor em sua genialidade literária. Lições de um Suicida é uma releitura da consagrada obra Memórias de um Suicida (...). Memórias contou, com cores fortes e imagens tão reveladoras quanto doloridas, a história do escritor português no mundo espiritual, em sua jornada em busca do perdão e da reconstrução de sua vida. Assinado pelo professor universitário e escritor Abel Sidney, Lições de um Suicida transforma o pungente drama do suicídio em lições profundas e tocantes que abordam temas atuais e de grande interesse para quem deseja aprender uma nova lição de vida.”


Por: Orson Carrara, Texto enviado pelo autor para publicação em nosso site.


Leia Também:

Carta a um Amigo na Terra: por André Luiz
De Lá para Cá: por Emmanuel
Kardec Falou em Mundo Espiritual organizado? Sim ou Não?: por Orson Carrara
A Árvore do Tempo: por Irmão X
Homo: por Augusto dos Anjos

Avalie Esssa MSG

4 Voto(s) 0 Voto(s)

Comentários