Ensinar, por Espíritos Diversos
O Paradigma Espírita
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Resumo:
Este trabalho indica as linhas gerais da visão kuhniana de ciência, em contraste
com as concepções anteriores. Depois, argumenta que a Doutrina Espírita
constitui um paradigma científico, no sentido apontado por Kuhn, sendo,
portanto, genuinamente científica. O criador do paradigma foi Allan Kardec.
Diante da tradição de ciência normal estabelecida pelo paradigma kardequiano,
que prossegue com grande sucesso até nossos dias, transparece a inadequação das
tentativas de se iniciarem outros paradigmas (metapsíquica, psicologia'>parapsicologia,
etc.).
1. Introdução
Muito se tem discutido nos meios espíritas a questão da cientificidade do
Espiritismo. Embora Allan Kardec a tenha abordado de forma precisa e completa,
alegam alguns que desenvolvimentos recentes na ciência e em linhas não-espíritas
de pesquisa dos fenômenos a que chamam "paranormais" trouxeram novidades ao
palco dos debates. Neste trabalho procuraremos investigar o aspecto científico
do Espiritismo e a alegação acima, recorrendo à filosofia da ciência
contemporânea, e, mais especificamente, aos estudos do filósofo americano Thomas
Kuhn.
A filosofia da ciência é o ramo da filosofia que se ocupa da análise do
conhecimento científico: seus fundamentos, sua abrangência, sua especificidade,
sua evolução. De maior relevância para os nossos presentes propósitos é a
questão do chamado critério de demarcação entre ciência e não-ciência, ou
pseudo-ciência. Essa questão interessou de perto a todos os filósofos que se
dedicaram ao estudo da ciência, havendo se destacado com o surgimento da ciência
moderna, nos séculos 16 e 17. Nessa época, as investigações científicas,
especificamente no domínio daquilo que hoje chamamos física, conduziram a um
notável incremento no poder preditivo e explicativo da ciência, com as
contribuições de Galileo, Huygens, Descartes e Newton, entre outros.
Difundiu-se então a idéia, antecipada por Francis Bacon, de que o sucesso da
ciência se devia à adoção de um método especial, o chamado método científico. A
aplicação desse método é que demarcaria a ciência genuína das atividades
não-científicas. A explicitação, compreensão e elaboração do método científico
passou a constituir tópico de pesquisa dos filósofos (que, em muitos casos, eram
os próprios cientistas a divisão mais ou menos nítida entre a ciência e a
filosofia é recente).
Em uma descrição aproximada, pode-se afirmar que a questão do método científico
recebeu uma resposta mais ou menos uniforme desde o século 16 até meados de
nosso século, quando então começou a ser posta em dúvida. Embora fosse muito
útil, não dispomos de espaço aqui para apresentar as idéias centrais da
concepção clássica de ciência e das críticas que recentemente levaram à sua
substituição.{nota 1} Diremos apenas que essa concepção clássica é ainda a que
predomina entre o público leigo, e, em boa parte, entre os cientistas, havendo,
pois, um descompasso entre eles e os filósofos e historiadores da ciência
contemporâneos.
Em seus traços mais gerais, a visão clássica da ciência assume que uma
disciplina científica é aquela que parte de um processo longo de coleta de
dados, ou seja, de observação dos fenômenos. Desses dados resultariam então as
leis gerais que regem os fenômenos. Reunidas, essas leis formariam as teorias
científicas. O progresso da ciência se daria pelo acréscimo de novas
observações, das quais resultariam leis adicionais, que iriam se incorporando às
teorias.
No processo assim esquematizado são essenciais as seguintes assunções: 1) Na
etapa de coleta de dados não intervém nenhuma diretriz teórica: as observações
são neutras; 2) Igualmente, as leis resultam dos fenômenos por um método neutro,
objetivo e infalível; e, 3) As novas leis descobertas ao longo da evolução da
ciência são sempre complementares, nunca incompatíveis, com as leis já
estabelecidas.
A articulação suprema dessa concepção tradicional de ciência se deu no bojo do
programa filosófico do positivismo lógico, que floresceu nas décadas de 1920 a
1940. Esse programa alcançou níveis admiráveis de sofisticação formal e teórica,
vindo a exercer uma profunda e duradoura influência sobre a classe científica.
Já em 1934, porém, o filósofo austríaco, mais tarde naturalizado britânico, Karl
Popper publicou um livro intitulado A Lógica da Descoberta Científica (Popper
1968), contendo críticas incisivas à concepção clássica, lógico-positivista de
ciência. Tais objeções passaram em grande parte desapercebidas até o final da
década de 1950, quando apareceu uma versão inglesa do livro, e o programa do
positivismo lógico já havia experimentado por mais de duas décadas um processo
vigoroso de auto-crítica.
Mais uma vez, limitações de espaço não nos permitem expor aqui as críticas de
Popper, ou sua concepção de ciência, conhecida hoje por falseacionismo.
Observamos apenas que, a seu turno, o falseacionismo topou com restrições mais
ou menos severas, levantadas por outros filósofos da ciência. Dentre eles, os
mais importantes são Thomas Kuhn, Imre Lakatos e Paul Feyerabend.{nota 2} Em
trabalhos anteriores (Chibeni 1984, 1988 e 1991), tivemos a ocasião de tratar da
filosofia da ciência de Lakatos, em conexão com a questão da ciência espírita.
Agora, tentaremos abordar essa mesma questão à luz das idéias kuhnianas da
ciência. Salientamos, desde já, que para que fosse levado a cabo de maneira
satisfatória, esse empreendimento exigiria uma exposição detalhada da filosofia
de Kuhn, o que evidentemente não pode caber nas dimensões de um artigo.
Pretendemos, pois, que o que se vai seguir seja tomado apenas como uma motivação
para estudos ulteriores.
2. Esboço da filosofia da ciência de Kuhn
Kuhn começou sua carreira acadêmica como físico teórico, interessando-se depois
por história da ciência. Ao longo das importantes investigações que empreendeu
acerca das teorias científicas passadas, realizadas segundo uma nova perspectiva
historiográfica, que procura compreender uma teoria a partir do contexto de sua
época, e não do ponto de vista da ciência de hoje, Kuhn se deu conta de que a
concepção de ciência tradicional não se ajustava ao modo pelo qual a ciência
real nasce e se desenvolve ao longo do tempo. Essa percepção da inadequação
histórica das idéias usuais sobre a natureza da ciência o conduziu, finalmente,
à filosofia da ciência. Seus estudos nessa área apareceram publicados de modo
mais amplo em seu livro de 1962, A Estrutura das Revoluções Científicas. Esse
trabalho viria a exercer uma influência decisiva nos rumos da filosofia da
ciência. Embora em uma linguagem aparentemente acessível, Kuhn avança nele teses
bastante sofisticadas sobre o conhecimento científico e o conhecimento em geral,
que receberam críticas filosóficas diversas ao longo dos anos. Naturalmente,
este não é o lugar para adentrarmos essas discussões. Limitar-nos-emos a expor
simplificadamente alguns dos pontos destacados por Kuhn e que se tornaram
reconhecidos, com esta ou aquela alteração menor, pela quase totalidade dos
filósofos da ciência. Felizmente, são esses pontos mais consensuais os que maior
relevância têm para os nossos propósitos neste artigo.
A espinha dorsal da concepção kuhniana de ciência consiste na tese de que o
desenvolvimento típico de uma disciplina científica se dá ao longo da seguinte
estrutura aberta:
fase pré-paradigmática > ciência normal > crise > revolução >
nova ciência normal > nova crise > nova revolução ...
Daremos agora uma explicação simplificada das noções envolvidas nessa cadeia
evolutiva de uma ciência.
A fase pré-paradigmática representa, por assim dizer, a pré-história de uma
ciência, aquele período no qual reina uma ampla divergência entre os
pesquisadores, ou grupos de pesquisadores, sobre quais fenômenos dever ser
estudados, e como o devem ser, sobre quais devem ser explicados, e segundo quais
princípios teóricos, sobre como os princípios teóricos se inter-relacionam,
sobre as regras, métodos e valores que devem direcionar a busca, descrição,
classificação e explicação de novos fenômenos, ou o desenvolvimento das teorias,
sobre quais técnicas e instrumentos podem ser utilizados, e quais devem ser
utilizados, etc. Enquanto predomina um tal estado de coisas, a disciplina ainda
não alcançou o estatuto de científica, ou seja, não constitui uma ciência
genuína.
Uma disciplina se torna uma ciência quando adquire um paradigma, encerrando-se a
fase pré-paradigmática e iniciando-se uma fase de ciência normal. Este é o
critério de demarcação proposto por Kuhn para substituir o critério da concepção
clássica (esboçado na seção anterior). O termo 'paradigma' tem uma acepção
bastante elástica no texto original de Kuhn, e não podemos aqui adentrar as
sutilezas de seu significado. Em seu sentido usual, pré-kuhniano, o termo
significa 'exemplo', 'modelo'. Assim, amo, amas, ama, amamos, amais, amam é um
paradigma da conjugação do indicativo presente dos verbos regulares da Língua
Portuguesa terminados em 'ar'.
Kuhn percebeu que a transição para a maturidade, para a fase científica, de uma
disciplina envolve o reconhecimento, por parte dos pesquisadores, de uma
realização científica exemplar, que defina de maneira mais ou menos clara os
principais pontos de divergência da fase pré-paradigmática. A mecânica de
Aristóteles, a óptica de Newton, a química de Boyle, a teoria da eletricidade de
Franklin estão entre os exemplos dados por Kuhn de paradigmas que fizeram
algumas disciplinas adentrar a fase científica.
É difícil explicitar, especialmente em poucas palavras, os elementos que entram
na formação de um paradigma. Kuhn sustenta mesmo que essa explicitação nunca
pode ser completa. A razão disso é que o conhecimento de um paradigma é, em
parte, tácito, adquirido pela exposição direta ao modo de fazer ciência
determinado pelo paradigma. Assim, por exemplo, é somente fazendo óptica à
maneira de Newton que se pode conhecer completamente o paradigma óptico
newtoniano, ou fazendo magnetismo'>eletromagnetismo à maneira de Maxwell que se pode
conhecer completamente o paradigma eletromagnético.
No entanto, podemos, a título de balizamento, considerar como partes integrantes
de um paradigma: uma ontologia, que indique o tipo de coisa fundamental que
constitui a realidade; princípios teóricos fundamentais, que especifiquem as
leis gerais que regem o comportamento dessas coisas; princípios teóricos
auxiliares, que estabeleçam sua conexão com os fenômenos e as ligações com as
teorias de domínios conexos, regras metodológicas, padrões e valores que
direcionem a articulação futura do paradigma; exemplos concretos de aplicação da
teoria; etc.
Um paradigma fornece, pois, os fundamentos sobre os quais a comunidade
científica desenvolve suas atividades. Um paradigma representa como que um
"mapa" a ser usado pelos cientistas na exploração da Natureza. As pesquisas
firmemente assentadas nas teorias, métodos e exemplos de um paradigma são
chamadas por Kuhn de ciência normal. Essas pesquisas visam, principalmente, a
extensão do conhecimento dos fatos que o paradigma identifica como
particularmente significativos, bem como o aperfeiçoamento do ajuste da teoria
aos fatos pela articulação ulterior da teoria e pela observação mais precisa dos
fenômenos.
Um ponto importante destacado por Kuhn é que enquanto o "mapa" paradigmático
estiver se mostrando frutífero, e não surgirem embaraços sérios no ajuste
empírico da teoria, o cientista deve persistir tenazmente no seu compromisso com
o paradigma. Embora a ciência normal seja uma atividade altamente direcionada, e
em um certo sentido seletiva, essa restrição é essencial ao desenvolvimento da
ciência. É somente centrando sua atenção em uma gama selecionada de fenômenos e
princípios teóricos explicativos que o cientista conseguirá ir fundo no estudo
da Natureza. Nenhuma investigação de fenômenos poderá ser levada a cabo com
sucesso na ausência de um corpo de princípios teóricos e metodológicos que
permitam seleção, avaliação e crítica do que se observa. Aqui se nota um dos
principais enganos da concepção clássica de ciência, que imaginava ser possível
fazer observações neutras. Nas concepções contemporâneas, reconhece-se que fatos
e teorias estão em constante relação de interdependência, como que em
"simbiose", os primeiros sustentando as últimas e estas contribuindo para a sua
seleção, classificação, concatenação, predição e explicação. De posse de um
corpo de princípios teóricos e regras metodológicas, o cientista não precisa a
cada momento reconstruir os fundamentos de seu campo, começando de princípios
básicos e justificando o significado e uso de cada conceito introduzido, assim
como a relevância de cada fenômeno observado.
Kuhn entende a ciência normal como uma atividade de resolução de
"quebra-cabeças" (puzzles), já que, como eles, ela se desenvolve segundo regras
relativamente bem definidas. Só que na ciência os quebra-cabeças nos são
apresentados pela Natureza. Ao longo da exploração de um paradigma pode ocorrer
que alguns desses quebra-cabeças se mostrem de difícil solução. O dever do
cientista é insistir no emprego das regras e princípios paradigmáticos
fundamentais o quanto possa. Utilizando a analogia, não vale, por exemplo,
cortar um canto de uma peça do quebra-cabeça para que se encaixe em uma
determinada posição. Mas no caso da ciência esse apego ao paradigma, que é
essencial, como indicamos acima, não pode ser levado ao extremo. Quando
quebra-cabeças sem solução a que Kuhn denomina anomalias se multiplicam,
resistem por longos períodos aos melhores esforços dos melhores cientistas, e
incidem sobre áreas vitais da teoria paradigmática, chegou o tempo de considerar
a substituição do próprio paradigma. Nestas situações de crise, membros mais
ousados e criativos da comunidade científica propõem alternativas de paradigmas.
Perdida a confiança no paradigma vigente, tais alternativas começam a ser
levadas a sério por um número crescente de cientistas. Instala-se um período de
discussões e divergências sobre os fundamentos da ciência que lembra um pouco o
que ocorreu na fase pré-paradigmática. A diferença básica é que mesmo durante a
crise o paradigma até então adotado não é abandonado, enquanto não surgir um
outro que se revele superior a ele em praticamente todos os aspectos.
Quando um novo paradigma vem a substituir o antigo, ocorre aquilo que Kuhn chama
de revolução científica. Grande parte das teses filosóficas sofisticadas desse
autor que se tornaram alvo de polêmicas entre os especialistas ligam-se ao que
ele assevera acerca das revoluções científicas. Conforme já alertamos, não
adentraremos esse assunto aqui. O esquema geral da natureza da ciência que
apresentamos acima representa a contribuição mais consensual de Kuhn à filosofia
da ciência, e pode também ser identificado, com adaptações, principalmente
terminológicas, na filosofia da ciência de Lakatos, a segunda das duas mais
sistemáticas e importantes tentativas contemporâneas de compreensão da ciência.
3. O paradigma espírita
Neste ponto o leitor familiarizado com a história do Espiritismo e que tenha
lido, estudado, meditado e compreendido a obra de Allan Kardec já terá percebido
o embasamento de nossas teses principais: a obra de Kardec constitui um genuíno
paradigma científico, e esse paradigma representa, até hoje, a única diretriz
segura ao longo da qual se podem desenvolver pesquisas científicas acerca dos
fenômenos espíritas e do aspecto espiritual do ser humano em geral.
A explicitação completa dessas teses exigiria que percorrêssemos toda a história
do Espiritismo, toda a obra kardequiana, e as tentativas de estudo dos fenômenos
espíritas fora do paradigma espírita. Evidentemente, não há espaço aqui para
encetarmos tal empreendimento. Indicaremos apenas alguns pontos mais salientes,
para motivar aqueles que queiram refletir sobre o assunto.
Como repetidamente enfatizou o próprio Kardec, alguns dos fatos mais
significativos que serviram de base para as suas pesquisas eram conhecidos,
embora de modo impreciso e obscuro, desde os primeiros tempos da civilização
humana. No entanto, transparece claramente que, não obstante tenham sempre sido
objeto de estudo por parte de indivíduos e doutrinas, não havia, até o advento
do Espiritismo, um paradigma científico que os concatenasse e integrasse em um
corpo de princípios teóricos precisos e abrangentes, acompanhados de métodos,
critérios e valores que definissem rumos confiáveis ao longo dos quais a sua
investigação pudesse caminhar. Foi a fase pré-paradigmática das pesquisas do
espírito.
Tal fase encerrou-se com o trabalho de Allan Kardec. Ele nos legou um paradigma
admiravelmente coerente, abrangente, empiricamente adequado e heuristicamente
fértil, que não deixa nada a desejar aos mais bem sucedidos paradigmas das
ciências ordinárias, como a termodinâmica, o magnetismo'>eletromagnetismo, as teorias da
relatividade, a mecânica quântica, etc.
Como uma indicação geral e aproximada, podemos dizer que O Livro dos Espíritos
estabeleceu a ontologia e os princípios teóricos básicos; O Livro dos Médiuns e
a segunda parte de O Céu e o Inferno efetuaram a conexão com a base
experimental; O Evangelho segundo o Espiritismo e a primeira parte de O Céu e o
Inferno exploraram as repercussões filosóficas do paradigma no campo da ética;
{nota 3} A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo e ensaios
diversos nas Obras Póstumas e Revista Espírita aprofundaram vários pontos da
teoria, sendo que a Revista constitui também valioso repositório de relatos
experimentais.
Imperioso notar que a teoria espírita se faz acompanhar daqueles elementos
vitais de um legítimo paradigma científico, e que nem sempre são inteiramente
explicitáveis: critérios, métodos e valores que norteiam a busca, descrição e
avaliação tanto de fatos como de princípios teóricos auxiliares. E mais: Kardec
nos forneceu em profusão exemplos concretos de problemas resolvidos pela teoria
espírita, verdadeiros modelos a serem seguidos na abordagem de outros problemas.
Vemos, em consonância com as concepções de Kuhn, que tais aplicações exemplares
da teoria desempenham de fato grande papel na assimilação da real essência do
Espiritismo. Aqueles que não se debruçaram sobre eles, e inspecionaram os
princípios espíritas apenas "de fora", e muitas vezes mesmo de forma
fragmentária, encontram-se incapacitados de bem julgar o paradigma kardequiano;
não adquiriram aquilo que Kuhn (seguindo Michael Polanyi) chama de conhecimento
tácito da ciência espírita.
Examinando a história do Espiritismo após Kardec, vemos que o paradigma por ele
iniciado prosseguiu o seu desenvolvimento, dentro de uma bem sucedida tradição
de ciência normal. Léon Denis, nos primeiro tempos, e depois Bezerra, Emmanuel,
André Luiz, Yvonne Pereira, Philomeno de Miranda, entre outros, foram
pesquisadores encarnados ou desencarnados que se destacaram na extensão do
paradigma em sua pureza original.
Uma questão que naturalmente pode ser suscitada pela comparação do paradigma
espírita com os paradigmas das ciências ordinárias é a das revoluções
científicas. A história mostra a ocorrência de revoluções em quase todas as
áreas da ciência, e se poderia perguntar se o Espiritismo não estaria também
sujeito a uma revolução. Essa é uma questão delicada, e no pouco espaço que nos
resta aqui não lhe podemos fazer justiça plena. Nossa resposta comporta duas
observações principais, que esboçamos a seguir.
Primeiro, o exame isento e criterioso da situação mostra de forma inquestionável
que o Espiritismo não experimenta, nem jamais experimentou, qualquer processo de
acumulação de anomalias, e muito menos em seus pontos essenciais, acumulação
essa que constitui, segundo Kuhn, um pré-requisito para o desencadeamento de uma
crise, capaz de justificar a proliferação de teorias alternativas, e,
eventualmente, a substituição do paradigma. Aproveitamos para notar aqui que, em
vista disso, incorreram em erro científico aqueles que, já desde os primeiro
tempos, têm desenvolvido suas pesquisas fora do paradigma espírita. Não há
razões científicas para essa atitude, que só contribui para a dispersão de
esforços tão prejudicial ao avanço do conhecimento, como mostrou Kuhn.
A segunda parte de nossa resposta passa pela observação de que, dada a natureza
específica do paradigma espírita, não se deve esperar que tenha um dia que ser
abandonado ou modificado em seus princípios fundamentais. A razão disso é que,
exceto por alguns princípios reguladores abstratos, tais princípios encontram-se
muito próximos do nível fenomênico, de modo que, utilizando-nos da nomenclatura
filosófica, poderíamos classificar a teoria espírita como essencialmente
fenomenológica. O exemplo mais claro de uma teoria desse tipo nas ciências
ordinárias é a termodinâmica, desenvolvida em meados do século 19. Por ser
fenomenológica, ela goza de uma alta estabilidade diante do progresso de outras
áreas da ciência, havendo atravessado incólume as radicais mudanças de paradigma
ocorridas na física nas primeiras décadas de nosso século. Essa característica
da termodinâmica exerceu grande atração sobre Einstein (entre outros), que
procurou desenvolver sua teoria especial da relatividade em moldes
fenomenológicos.
Em termos simplificados, podemos tentar esclarecer esse ponto dizendo que nas
teorias não-fenomenológicas (ditas teorias construtivas), que são a maioria das
teorias da física e da química, o "grau de teoricidade" dos princípios é muito
maior ; eles estão bem mais distantes da observação empírica direta. Em tal
caso, o caminho que vai dos fenômenos até os princípios teóricos é bastante
tortuoso, passando por uma série de teorias auxiliares, necessárias, por
exemplo, para tratar do funcionamento e interpretação dos dados fornecidos pelos
aparelhos envolvidos. Nessas circunstâncias, a segurança com que os princípios
podem ser asseridos fica evidentemente reduzida; há, em geral, possibilidades
plausíveis de explicação dos mesmos fenômenos por princípios teóricos
diferentes. A história da física e da química ilustra bem a vulnerabilidade de
suas teorias construtivas, que vão sendo substituídas de tempos em tempos.
No caso dos princípios espíritas básicos, como a existência e sobrevivência do
espírito, o livre-arbítrio, a lei de causa e efeito, a reencarnação, etc., a
situação é bastante diversa. Sua confirmação independe totalmente de aparelhos,
conforme bem enfatizou Kardec, o que é uma enorme vantagem do ponto de vista
epistemológico, pelas razões esboçadas acima. São proposições da mesma classe
epistêmica que, digamos, as proposições de que o Sol existe, de que o fogo
queima, a cicuta envenena, etc. Notemos que a inferência espírita diante de um
fenômeno de efeitos intelectuais não difere em nada das inferências que fazemos
a partir dos fenômenos ordinários. Quando, por exemplo, o carteiro traz à nossa
casa um papel no qual lemos certas frases, não nos acudirá a idéia de que elas
não foram escritas por um determinado amigo, quando relatam fatos, contêm
expressões e veiculam pensamentos peculiares e íntimos. Exatamente o mesmo se dá
com os variados e abundantes casos de psicografia de que somos testemunhas. Não
constitui exagero, pois, afirmar-se que a constatação cuidadosa de uns poucos
casos dessa espécie é suficiente para eliminar qualquer dúvida quanto ao
princípio básico da Doutrina Espírita, a existência e sobrevivência do espírito.
Como se isso não bastasse, a base experimental do Espiritismo incorpora ainda
muitos outros tipos de fenômenos, como a psicofonia, a xenoglossia, as
materializações, vidência, a pneumatografia e a pneumatofonia, etc. Além desses
fenômenos, que formam uma classe específica, a dos fenômenos espíritas, o
Espiritismo apóia-se também em inúmeros fenômenos ordinários. Referimo-nos, por
exemplo, às nossas inclinações e sentimentos, às peculiaridades de nosso
relacionamento com as pessoas que nos cercam, aos acontecimentos marcantes de
nossa vida, aos distúrbios da personalidade, aos efeitos psicossomáticos, aos
sonhos, à evolução das espécies e das civilizações, etc. Entendemos que a
desconsideração desse vasto corpo de evidências a favor do Espiritismo constitui
séria omissão por parte de seus críticos e daqueles que tentam fazer ciência
não-espírita do espírito.
Em outro artigo (Chibeni 1988; ver também Chibeni 1986) procuramos mostrar que
Kardec possuía um senso científico e filosófico que caminhava muito adiante de
seu tempo, identificando corretamente as características de uma verdadeira
ciência, e desenvolvendo suas pesquisas de acordo com elas. Isso fica claro
tanto da análise de sua obra, como de inúmeras declarações explícitas suas sobre
a natureza da ciência, o que torna ainda mais lamentável a busca de uma ciência
do espírito fora do paradigma kardequiano, busca essa que prossegue até nossos
dias, quando os avanços da filosofia da ciência já puderam mostrar cabalmente
onde ela de fato se encontra.
Notas:
1. Para um esboço desses pontos, ver Chibeni 1984. [volta]
2. Suas obras mais representativas são Kuhn 1970, Lakatos 1970 e Feyerabend
1978. Para uma exposição mais ou menos acessível das idéias principais desses
filósofos e da concepção clássica de ciência, ver Chalmers 1978. [volta]
3. Sobre a ética espírita e sua fundamentação na ciência espírita, ver Chibeni
1985.
Referências bibliográficas:
(O leitor poderá encontrar vertidas para o nosso idioma todas as obras em lingua
estrangeira desta lista bibliográfica, embora, com exceção das indicadas
traduções das obras de Kardec a cargo da Federação Espírita Brasileira, essas
traduções apresentem, como é quase regra, falhas mais ou menos graves, que não
as recomendam ao estudioso exigente.)
CHALMERS, A. F. What is this Thing called Science? St. Lucia, University of
Queensland Press, 1978.
CHIBENI, S.S. Espiritismo e ciência. Esboço de uma análise do Espiritismo à luz
da moderna filosofia da ciência. Reformador, maio de 1984, pp. 144-7 e 157-9.
----------. Os fundamentos da ética espírita. Reformador, junho de 1985, pp.
166-9.
---------- . Por que Allan Kardec ? Reformador, abril de 1986, pp. 102-3.
----------. A excelência metodológica do Espiritismo. Reformador, novembro de
1988, pp. 328-33 e dezembro de 1988, pp. 373-8.
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Brasileira, 1979. O Evangelho segundo o Espiritismo. Trad. Guillon Ribeiro. 87ª
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Céu e o Inferno. Trad. Manuel Quintão. 28ª ed. Rio de Janeiro, Federação
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Paris, La Diffusion Scientifique, s.d. A Gênese, os Milagres e as Predições
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(Artigo publicado no Reformador de junho de 1994, pp. 176-80.)
Por: Silvio Seno Chibeni, Caso tenha ou possua, envie-nos a referência desse texto.
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