Ensinar, por Espíritos Diversos
Ótima oportunidade de melhor divulgarmos o Espiritismo em 2007
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Prezado(a) amigo(a) espírita, agradeço se puder enviar este
e-mail ao seu grupo de amigos e principalmente às instituições espíritas
representativas.
Antes de esclarecer qual é esta oportunidade que vai "cair do céu", exponho nos
itens a seguir a necessária introdução:
I) Líderança - Fraternidade - Vivência Espírita - Divulgação - Ecumenismo
Praticamente em cada final de semana estou em algum lugar do nosso país
ministrando seminários espíritas, o que tem me oportunizado um contato muito
próximo com a liderança do movimento espírita. E a visão que tenho é animadora.
O discurso sobre liderança, fraternidade, vivência espírita, divulgação e
ecumenismo está presente em quase todos os rincões do nosso país. Percebe-se
nítida vontade de mudança no estilo de liderança espírita, isto é, ela caminha
para a liderança-servidora e não mais para a liderança-impositora.
Não nos enganemos julgando que está tudo uma maravilha.
Na realidade há muito por fazer em relação aos temas logo acima.
O que nos deixa felizes é que percebe-se que o movimento espírita está
caminhando na direção certa.
Sem medo de errar, posso dizer que está ocorrendo - numa linguagem popular - o
início de uma grande "virada" no movimento e na liderança espírita!
II) Ecumenismo:
Vejo que uma grande necessidade do movimento, e de nós espíritas, é o exercício
ecumenismo. Se formos ecumênicos estaremos de fato compreendendo porque o
Espiritismo surgiu no mundo. Estaremos compreendendo que ele veio para o mundo.
O ecumenismo, aplicado e vivenciado, é um dos termômetros do que é ser espírita.
No entanto, sabemos que o exercício do ecumenismo seria para nós altamente
facilitado, se os integrantes das demais religiões conhecessem o que é e o que
não é o Espiritismo. Assunto este que reforça a necessária divulgação.
III) Divulgação do Espiritismo:
Oportunidades incomuns estão surgindo para melhor divulgar o Espiritismo. Os
exemplos mais recentes são as novelas te;evisivas que se utilizam de leis da
natureza difundidas pelo Espiritismo, por exemplo, reencarnação e
comunicabilidade com os espíritos.
A Rede Globo (que tem vários profissionais espíritas) é a que mais investe nesta
área. Haja vista as novelas A Viagem, América, Alma Gêmea. Todas enfocando os
assuntos reencarnação e/ou comunicabilidade com os espíritos.
Enquanto movimento espírita temos falhado em bem aproveitarmos destas
circunstâncias que a TV oportuniza. Isto é, o teor do Espiritismo é divulgado
gratuitamente por meio das novelas, e não criamos link's para fazer com que os
telespectadores conheçam o Espiritismo, o qual ainda é confundido com outras
crenças, que respeitamos, mas fato este que prejudica a sua compreensão.
IV) Falha nossa!
Todos nós sabemos que a mídia não é culpada pelo fato da população brasileira (e
mundial) não conhecer o Espiritismo. A falha é nossa!
A mídia está, sim, nos ajudando. E muito!
Mas onde está a nossa falha?
Disse-me um amigo que nós espíritas especializamo-nos em falar para nós mesmos.
E é fato. E esta é a grande questão. Por exemplo, nossos congressos são sempre
para nós mesmos! Outro exemplo, os Estados Unidos que não é um país espírita,
faz contínuas palestras abertas ao público em geral sobre o tema Reencarnação. E
com grande sucesso. Nós, que moramos no país mais espírita do mundo, só falamos
sobre reencarnação para nós mesmos. Dentro das casas espíritas. Nunca em locais
públicos.
Pergunto, caro leitor:
Você já viu a divulgação de uma palestra aberta ao público - proferida por
espírita - com o tema "Entenda o que é a reencarnação"? Todos sabemos que é
muito grande a probabilidade de você responder "não".
Observação: Caro leitor, se sua instituição espírita resolver fazer uma palestra
como o tema citado e "aberta ao público em geral", é importante que o local seja
público. Isto é, não é conveniente que a palestra seja proferida num Centro
Espírita, pois, se a realizarmos em ambiente não-espírita facilitaria a presença
de pessoas seguidoras das outras religiões.
V) As circunstâncias que favorecem a divulgação do Espiritismo:
Lembro-me quando certa vez o presidente Lula comentou que a economia brasileira
estava indo relativamente bem, mas complementou que ainda "não é nenhuma
Brastemp". Esta frase do presidente foi amplamente divulgada pela mídia.
O que fez a empresa Brastemp depois desta propaganda gratuita? Sabiamente criou
vários comerciais aproveitando da fala do presidente, conseguindo com isto fazer
uma ligação com a fala divulgada gratuitamente (repito).
De forma semelhante, há alguns anos a novela A Viagem foi vista por milhões de
brasileiros. Gratuitamente ela divulgava as leis da natureza preconizadas pelo
Espiritismo (reencarnação e/ou comunicabilidade com os espíritos) . E não
aproveitamos desta propaganda gratuita para melhor divulgarmos o Espiritismo!!!
O mesmo pode se dizer com as novelas América e Almas Gêmeas. Estamos perdendo
grandes oportunidades!
Outra informação: Em 1999 o filme O Sexto Sentido foi o mais visto no Brasil.
Quatro milhões de brasileiros viram neste filme temas relacionados com o
Espiritismo. Pergunto: fizemos palestras públicas abertas ao público com o tema,
por exemplo, "O filme O Sexto Sentido e o Espiritismo"?
VI) A nova oportunidade de melhor divulgarmos o Espiritismo (esta não podemos
deixar passar!):
Mas em vez de continuar lamentando-nos pelos equívocos do passado, olhemos para
o breve futuro:
Uma nova oportunidade está a caminho. Uma das melhores (se não a melhor) até
agora!
Li num jornal espírita dos Estados Unidos a seguinte e emocionante informação:
O diretor Breno Silveira e boa parte de sua equipe do filme 2 Filhos de
Francisco vão se unir novamente para contar a vida de Chico Xavier, o médium
mais famoso do Brasil. O projeto é uma parceria entre a Conspiração Filmes,
Lumiéri e Columbia, com apoio da Globo Filmes. "Vai ser um filmão", diz,
empolgadíssimo, o escritor Marcel Souto Maior, autor de As Vidas de Chico
Xavier, a biografia do médium que já vendeu cerca de 200 mil exemplares e que
agora será adaptada para o cinema. Agora em fase de roteirização, o filme deve
começar a ser rodado no ano que vem e tem lançamento previsto para o final de
2007. Marcel participa da equipe de roteiro. "Vamos na cidade de Chico, Pedro
Leopoldo (em Minas), e devemos passar uma temporada em Uberaba, para onde ele se
mudou em 1959." O escritor adianta, ainda, que o filme vai fugir dos efeitos
especiais. "Não vamos ter nada de fantasmas, assombrações, essas coisas", diz.
Vamos contar a história de um brasileiro movido pela fé que ajudou milhares de
pessoas a lidarem com morte." Marcel acaba de lançar As Lições de Chico Xavier,
onde conta a relação dele – um jornalista cético – com o médium durante a
produção da biografia. É o terceiro livro dele sobre o assunto. Por Trás do Véu
de Ísis, livro-reportagem onde Marcel investiga os fenômenos mediúnicos, também
vai ao cinema. "Será um documentário narrado por mim, e dirigido por Emiliano
Ribeiro (de As Meninas)", conta o autor.
Caros irmãos espíritas, a espiritualidade está fazendo sua parte, pois nunca o
assunto Espiritismo teve tamanha oportunidade de se fazer conhecido como agora.
Veja só: a vida de Chico Xavier vai estar num filme dirigido por um dos mais
consagrados diretores do Brasil!
Que não falte nossa união e participação para - de forma organizada e
profissional - estabelecermos estratégias eficazes de divulgação do Espiritismo.
Que o leitor não confunda que o objetivo deste texto é motivá-lo a divulgar o
filme sobre Chico Xavier. Disto a mídia cuidará muito bem. O objetivo deste é
motivar a todos a estabelecermos estratégias para - aproveitando do filme -
melhor divulgarmos o Espiritismo.
Para concluir:
Que bom seria se as Instituições Espíritas desde já se unissem para que, quando
do lançamento do filme sobre Chico Xavier, o Espiritismo tivesse ampla
divulgação. Lembremo-nos do recado de Bezerra de Menezes (psicografia de Divaldo
Franco) na revista Reformador de janeiro/2005: "Divulgar o Espiritismo por todos
os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária".
Por: Alkindar de Oliveira, Caso tenha ou possua, envie-nos a referência desse texto.
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