Ensinar, por Espíritos Diversos
Jesus e a Inteligência Emocional
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Afirma Daniel Goleman em seu livro “Inteligência Emocional”
que os grandes mestres espirituais como Jesus e Buda “tocaram o coração dos seus
discípulos falando na linguagem da emoção, ensinando por parábolas, fábulas e
contos”. Segundo o escritor estes mestres espirituais falam no “vernáculo do
coração”, o que do ponto de vista racional tem pouco sentido.
Goleman explica ainda que segundo Freud, em seu “conceito primário” de
pensamento, essa lógica da mente emocional é a “lógica da religião e da poesia,
da psicose e das crianças, do sonho e do mito”. Isto engloba também as metáforas
e imagens como as artes, romances, filmes, novelas, música, teatro, ópera, etc.,
pois tocam de forma direta a mente emocional.
Isto nos leva a entender por que as expressões religiosas e artísticas agradam
tanto: é que a imensa maioria das pessoas é dominada pela emoção. Também explica
o motivo dessa preferência das multidões a essas crenças novas, rotuladas de
evangélicas, que manipulam as emoções como fator de atração e direcionamento de
seus adeptos.
Mas, o que é a EMOÇÃO? O dicionário registra: qualquer agitação ou perturbação
da mente; sentimento; paixão; qualquer sentimento veemente ou excitado.
Segundo Goleman: “EMOÇÃO se refere a um sentimento e seus pensamentos distintos,
estados psicológicos e biológicos, e a uma gama de tendências para agir.”
Não podemos perder de vista as sutilezas em que as emoções se manifestam, para
melhor entendimento do assunto e encaminhamento do nosso raciocínio.
Os estudiosos do tema propõem famílias básicas (assim como as cores básicas);
mencionaremos algumas:
IRA: fúria, revolta, ressentimento, raiva, exasperação, indignação vexame,
animosidade, aborrecimento, irritabilidade, hostilidade e, no extremo, ódio e
violência patológicos.
TRISTEZA: sofrimento, mágoa, desânimo, desalento, melancolia, autopiedade,
solidão, desamparo, desespero e, quando patológica, severa depressão.
MEDO: ansiedade, apreensão, nervosismo, preocupação, consternação, cautela,
escrúpulo, inquietação, pavor, susto, terror e, como psicopatologia, fobia e
pânico.
PRAZER: felicidade, alegria, alívio, contentamento, deleite, diversão, orgulho,
prazer sensual, emoção, arrebatamento, gratificação, satisfação, bom humor,
euforia, êxtase e, no extremo, mania.
AMOR: aceitação, amizade, confiança, afinidade, dedicação, adoração, paixão,
ágape (caridade).
E as virtudes e vícios que vão desde a fé, compaixão, esperança, coragem,
altruísmo, perdão, equanimidade até dúvida, preguiça, tédio, etc. Há um debate
científico sobre como classificar as emoções, já que podem ser igualmente um
estado de espírito, temperamento ou se transformarem em distúrbios emocionais
como depressão, angústia, ansiedade, fobias, etc.
Depreende-se, portanto, que em várias circunstâncias de nossa vida as emoções
prevalecem e nos dominam. Quantas vezes nos surpreendemos diante de nossas
alternâncias de estado de espírito, pois podemos ser muito racionais num momento
e irracionais no seguinte quando o calor da emoção passa a comandar nossas
atitudes.
É exatamente nos estados extremos das emoções que as pessoas cometem ações das
quais se arrependem amargamente no minuto seguinte, quando a mente racional
começa a reagir. É este o caminho dos crimes passionais, quando se diz que houve
“privação dos sentidos”.
Portanto, emoções são sentimentos a se expressarem em impulsos e numa vasta gama
de intensidade, gerando idéias, condutas, ações e reações. Quando burilados,
equilibrados e bem conduzidos transformam-se em sentimentos elevados,
sublimados, tomando-se, aí sim — virtudes.
O livro de Daniel Goleman traz-nos preciosas contribuições que devem ser
analisadas à luz da Doutrina Espirita. Observemos, em princípio, o que
consideramos a contribuição fundamental de sua obra: a distinção entre
inteligência emocional e racional, em que “linguagem” a primeira se manifesta e
todas as conseqüências que daí advêm. Mas, iremos analisar, especificamente, o
discurso de Jesus, sob esta ótica.
Segundo o autor e conforme mencionamos linhas atrás, Jesus utilizou-se do
“vernáculo do coração”, falava, portanto, a linguagem da emoção, e
acrescentamos: do sentimento sublimado — por isto se diz que Ele trouxe a Lei de
Amor.
Todavia, para a mentalidade racional que impera no Ocidente, nas elites
intelectuais, sobretudo, essa mensagem passou a ser vista como sinônimo de
psicose, infantilidade, poesia e utopia. Por outro lado, os principais fatores
que geraram esse tipo de leitura foram as distorções, as interpolações e
mutilações que o Evangelho sofreu e que o transformaram nesse cristianismo dos
tempos atuais, muito distante da verdadeira Boa-Nova.
É exatamente no momento crucial em que a Europa, liderada pela França, entroniza
a “deusa Razão”, zombando dos valores espirituais cultivados pela religião
dominante, que a Terceira Revelação chega à Terra. O Espiritismo veio fazer uma
leitura do Evangelho através da razão. Tendo em suas bases a moral cristã em sua
pureza primitiva, interpretada, todavia, na linha do raciocínio a fim de que o
seu aspecto emocional passe agora pela mente racional e possa ser aceita,
assimilada pela mentalidade que prevalece em nossa época.
Cremos que a resistência na aceitação da Doutrina Espírita por parte dos países
europeus (e mesmo norte-americanos), deve-se ao fato de não terem conseguido
ainda assimilar essa nova mentalidade, pois destacam, de forma predominante, os
valores intelectuais, a linha racional, não admitindo a prevalência da emoção ou
a sua equiparação com a razão.
A Doutrina Espírita vem colocar o Evangelho do Cristo na linguagem da razão, com
explicações racionais, filosóficas e científicas, mas, vejamos bem, sem
abandonar, sem deixar de lado o aspecto emocional que é colocado na sua
expressão mais alta, tal como o pretendeu Jesus, ou seja o sentimento sublimado,
demonstrando assim que o SENTIMENTO E A RAZÃO podem e devem caminhar pela mesma
via, pois constituem as duas asas de libertação definitiva do ser humano: O AMOR
E A SABEDORIA.
A questão 627 de “O Livro dos Espíritos” traz-nos primorosa tese'>síntese das
finalidades do Espiritismo e, a certa altura da resposta transmitida pelos
Espíritos Superiores afirma: “O ensino dos Espíritos tem que ser claro e sem
equívocos, para que ninguém possa pretextar ignorância e para que todos o possam
julgar e apreciar com a razão. Estamos incumbidos de preparar o reino do bem que
Jesus anunciou. Daí a necessidade de que a ninguém seja possível interpretar a
lei de Deus ao sabor de suas paixões, nem falsear o sentido de uma lei toda de
amor e de caridade.”
Por: Suely Caldas Schubert, Caso tenha ou possua, envie-nos a referência desse texto.
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