Pessoas positivas têm melhor resposta imunológica

Vários estudos já evidenciam que pessoas otimistas, com atitudes positivas frente à vida, são mais saudáveis, mas esse estudo mostra os possíveis mecanismos cerebrais do porquê isso ocorre.

Em estudo publicado recentemente numa revista científica de prestígio, a Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison revelaram que determinada atividade cerebral em pessoas com atitudes positivas se correlacionou com uma função imunológica melhor.

Vários estudos já evidenciam que pessoas otimistas, com atitudes positivas frente à vida, são mais saudáveis, mas esse estudo mostra os possíveis mecanismos cerebrais do porquê isso ocorre. Estudando a função de uma região cerebral chamada de córtex pré-frontal, os cientistas descobriram que pessoas com atitudes positivas apresentaram uma ativação maior no córtex pré-frontal do lado esquerdo, e que essa ativação se correlacionou com uma resposta imunológica melhor. Da mesma forma, pessoas com padrão mental negativo apresentaram ativação do lado direito e resposta imunológica mais pobre.

A função cerebral foi estudada através da eletroencefalografia e a função imune através da resposta à vacinação para gripe. Esse estudo vem sedimentar o grau de evidência científica que suporta a relação entre atitudes mentais positivas e a saúde. A espiritualidade/religiosidade, quando veicula e estimula comportamentos positivos, certamente contribui para um vida mais saudável.

Estudos anteriores demonstram também que pessoas com atividade religiosa, fé e atitudes positivas têm uma expectativa de vida sete anos maior que aqueles que não possuem tais qualidades.

A ciência médica está à procura de tratamentos cada vez melhores para as diversas doenças que afetam a humanidade. O tratamento ideal é aquele que seja realmente eficaz (que tenha resultado positivo), que não tenha efeito colateral e que tenha custo baixo. Dentro desse conceito, o tratamento espiritual, a prece, as atitudes positivas, a fé são instrumentos terapêuticos de imenso potencial do arsenal de tratamentos médicos.

Da mesma forma que a Medicina de hoje busca avanços tecnológicos, há também um direcionamento para o campo da espiritualidade.


Matéria publicada na Folha Espírita em maio de 2004


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

NOVEMBRO

Dia 01 de 1890
Em 01de Novembro de 1890, a Federação Espírita Brasileira, através do <<Reformador>>, dirige ao Sr. Ministro da Justiça uma longa defesa contra os artigos 157 e158 do novo Código Penal, artigos que embaraçavam a prática do Espíritismo.
Dia 01 de 1918
DESENCARNAÇÃO EURÍPEDES BARSANULFO
Dia 02 de 1951
DESENCARNAÇÃO LÍCIO GUEDES TRINDADE
Dia 03 de 1990
REALIZAÇÃO CONGRESSO MUNDIAL DE ESPIRITISMO, em Liége, Bélgica, presidido por Rafael Gonzáles Molina
Dia 20 de 1889
20/11/1889 - Os jornais de Nova Iorque publicam uma declaração assinda por Margarida Fox, na qual ela confessa que sua declaração anterior, contrária ao Espíritismo, foi-lhe obtida com promessas de riqueza.

... Saiba mais...