Podcast - Bezerra de Menezes: lutas e vitórias

Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti foi uma figura multifacetada. Médico, cientista, romancista, jornalista e político são algumas das atribuições hoje reconhecidas de sua história. Nascido no Ceará em 1831, Bezerra de Menezes esteve por mais de 30 anos na carreira pública e, ao mesmo tempo, aproveitando a sua expressão pública, difundindo a causa espírita em periódicos da época.

Lembremos que o Dr. Bezerra também foi chamado de Kardec brasileiro devido à sua vasta contribuição na tríade da Doutrina: Filosofia, Ciência e Religião. Não é fácil traçar um único lado de seu perfil. Em mais um bate-papo o Espiritismo em Pauta convida o professor e historiador Luciano Klein para este desafio de aprendizado e reconhecimento de uma das figuras mais importantes para a Doutrina e ao Movimento Espírita.

Luciano: “diríamos que Bezerra foi alguém que procurou viver em plenitude tudo aquilo quanto concebeu teoricamente, desde o momento em que travou contato com o Espiritismo, a partir do ano de 1875 […]. Era muito mais agigantado do que imaginamos ou idealizamos. Alguém que no seu dia a dia era plenamente, profundamente vinculado com aquilo que ele creia e com o que punha em prática, mesmo antes de ser espírita. Alguém que pregava o que vivia e vivia o que pregava cotidianamente. O que já o torna diferente da maioria de nós”.

Espiritismo em Pauta, podcast mensal da Federação Espírita Brasileira pode ser acessado nos principais plataformas de áudio e também pelo site: febpodcast.com.br/podcasts/espiritismo-em-pauta/.

Caso desejem enviar sugestões de temas ou falar diretamente com a produção do programa basta mandar um e-mail para comunicacao@febnet.org.br


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

22/8/2023

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

NOVEMBRO

Dia 01 de 1890
Em 01de Novembro de 1890, a Federação Espírita Brasileira, através do <<Reformador>>, dirige ao Sr. Ministro da Justiça uma longa defesa contra os artigos 157 e158 do novo Código Penal, artigos que embaraçavam a prática do Espíritismo.
Dia 01 de 1918
DESENCARNAÇÃO EURÍPEDES BARSANULFO
Dia 02 de 1951
DESENCARNAÇÃO LÍCIO GUEDES TRINDADE
Dia 03 de 1990
REALIZAÇÃO CONGRESSO MUNDIAL DE ESPIRITISMO, em Liége, Bélgica, presidido por Rafael Gonzáles Molina
Dia 20 de 1889
20/11/1889 - Os jornais de Nova Iorque publicam uma declaração assinda por Margarida Fox, na qual ela confessa que sua declaração anterior, contrária ao Espíritismo, foi-lhe obtida com promessas de riqueza.

... Saiba mais...