Ensinar, por Espíritos Diversos
Materiais Didáticos de Sublimação
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Emmanuel sempre nos surpreende. O título da mensagem, que não desperta
maiores atenções, é Ciência e Religião e está no livro Trilha de Luz (edição
IDE).Quando, todavia, vamos ler o texto nos deparamos com a profundidade de
abordagem, marca constante de suas apreciações.
O texto já chama atenção em seus primeiros parágrafos com afirmações com as duas
que destacamos: “Toda controvérsia caprichosa é desarmonia” e “Todo conflito
pessoal é perda de tempo”. Na sequência rápida sobre ciência e religião, o autor
traz os importantes pontos que, por si só, já demandam amplas reflexões: “É
justo o exame. É aconselhável a indagação. É sublime o ato de crer. É divino o
fervor da fé.” Note: são pontos ligados a ambas as questões: ciência e religião,
que tantos conflitos causam, inclusive entre si mesmas.
Mas no meio do texto, ele traz essa pérola: “(...) aprendamos a aproveitar as
lutas, as aflições, as dificuldades e as sombras da Terra por materiais
didáticos de sublimação (...)”. Isso tudo para a busca do Amor e da Sabedoria,
que só é alcançada pelas lutas vivas de aproveitamento das lições diárias que a
vida apresenta.
E antes de concluir em outros três preciosos parágrafos, premia o leitor com
esse primor: “(...) Um homem perdido na praia pode teorizar (...) sobre o grão
de areia (...), mas aquele que consegue galgar uns poucos degraus do monte pode
enxergar e orientar os passos vacilantes de seu irmão (...)”. Não está aí a
função da ciência e da religião? Que sabedoria! E para galgar, os materiais
didáticos da convivência e do esforço.
Por: Orson Carrara, Texto enviado pelo autor para publicação em nosso site
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