Ensinar, por Espíritos Diversos
Rotina Necessária
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A vida adulta proporciona de um lado a liberdade de escolha de nossos
próprios caminhos, seja em nossos horários e decisões, seja nas atividades a que
nos dediquemos ou nos caminhos que a maturidade vai trazendo por si só. Por
outro lado, o descuido com o comportamento igualmente pode trazer
condicionamentos perigosos que se apresentam na forma de manias, neuroses,
pontos de vistas arraigados e presos a tradições, crenças ou verdadeiras prisões
emocionais e psicológicas, que podem se traduzir com o tempo em doenças e
desequilíbrios.
A infância, todavia, tem necessidade da rotina que a educação dos pais precisa
impor nos primeiros anos. Horário para levantar-se, dormir, alimentar-se,
banhar-se. A rotina de hábitos que depois recebe o acréscimo dos horários da
escola, de fazer tarefa escolar e mesmo a disciplina de arrumar a cama,
colaborar com pequenos afazeres domésticos, educação com os mais velhos, guardar
os brinquedos e ter cuidados com o próprio material da mochila da escola,
escovar os dentes, entre tantos outros cuidados domésticos, é item essencial
para formar o cidadão integro do futuro.
É da disciplina da família, do equilíbrio dos pais, do afeto vivido em casa ou
dos deveres criados pela rotina, é que formamos o adulto equilibrado de amanhã
que, quando adulto e livre para suas próprias, vê eclodir de si mesmo as noções
de dignidade e hombridade – fruto da semeadura sadia dos pais na rotina
necessária na primeira infância.
A vida cotidiana atual, entretanto, tem agido de maneira oposta. Vivemos todos
uma vida atribulada, na indisciplina própria que vivemos na vida adulta, e
semeamos no coração infantil, que ainda está formando referências, uma confusão
que fará adultos inseguros, igualmente indisciplinados e muitas vezes incapazes
de conduzir a própria vida, porque não tiveram na infância rotina da disciplina
que educa. Por isso encontramos hoje tantos adultos sem equilíbrio. Vivem sem
horários, não se firmam em compromissos, desrespeitam valores, não conseguem
viver um roteiro próprio que lhes dê segurança nas ações diárias.
Complexo desafio individual e social, esse.
Como vencer isso? Só o tempo que hoje já nos mostra a consequência direta de
nossa indisciplina de ontem. Lares tumultuados, filhos indisciplinados,
sociedade perturbada.
O único caminho é voltar aos velhos padrões de dignidade na vivência
disciplinada do lar, especialmente na primeira infância. Dedicar aos filhos a
atenção de nossa presença e afeto, fazer-lhes sentir o calor de nossa dignidade,
em valores que se perpetuam como referenciais para o futuro da personalidade que
se forma.
Ah! Por que tantos se perdem hoje nas drogas? Por que tantos hoje se
desequilibram, perdem o sentido da vida e ficam atordoados sem saber para onde
se dirigem? Além da bagagem própria, faltou-lhes a rotina necessária da
disciplina necessária que só a vida familiar pode proporcionar…
É ela que forma o referencial de agir… Ela educa o comportamento, eis o segredo.
Ainda somos criaturas com necessidade de repetição das experiências para que o
aprendizado se faça.
E vejam como é sábia a vida. Necessária na formação da criança que se tornará
adulto consciente, o suceder das décadas vai trazendo rotinas novas, que nos
amadurecem em aprendizados permanentes e contínuos, alterando as rotinas tão
necessárias da infância. Da primeira infância, passamos a crianças que crescem e
que vão à escola; depois nos tornamos adolescentes, jovens, maduros e avançamos
na terceira idade. Nesse suceder de experiências, sempre novas, novas rotinas.
Todas necessárias para trazer o amadurecimento que traz a sabedoria. E, por mais
paradoxal que possa parecer, quando avançamos na terceira idade, uns nos
tornamos rancinzas, outros nos tornamos mais serenos e calmos.
Quais as razões de tais diferenças na terceira idade? Eis o desafio que deixo à
reflexão do leitor. Até onde a rotina ou a ausência dela, nas referências
educativas da criança, influem nesse processo?
Por: Orson Carrara, Texto enviado pelo autor.
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