Evangelho e Trabalho

    A glorificação do trabalho é serviço evangélico.

    Antecedendo a influência do Mestre, a Terra era vasto latifúndio povoado de senhores e escravos.

    O serviço era considerado desonra.

    Dominadas pelo princípio da força, as nações guardavam imensa semelhança com as tabas da comunidade primigênia.

    O destaque social resultava da caça.

    Erguiam-se os tronos, quase sempre, sobre escuros alicerces de rapinagem.

    Os favores da vida pertenciam aos mais argutos e aos mais poderosos.

    Qualquer infelicidade econômica redundava em compulsório cativeiro.

    Trabalho era sinônimo de aviltação.

    Os espíritos mais nobres, na maioria das vezes, demoravam-se na subalternidade absoluta, suando e gemendo para sustentar o carro purpúreo dos opressores.

    Em toda as cidades, pululavam escravos de todos os matizes e somente a eles era conferido o dever de servir, como austera punição.

    Roma imperial jazia repleta de cativos tomados ao Egito e à Grécia, á Gália e ao Ponto.

    Só na revolução de Espártaco, no ano de 71, antes da era cristã, foram condenados à morte trinta mil escravos na Via Ápia, cuja única falta era aspirar ao trabalho digno em liberdade edificante.

    Com Jesus, no entanto, nova época surge para o mundo.

    O ministério do Senhor é, sobretudo, de ação e movimento.

    Levanta-se o Mestre com o dia e devota-se ao bem dos semelhantes pela noite a dentro.

    Médico _ não descansa no auxílio efetivo aos doentes.
    Professor _ não se fatiga, repetindo as lições.
    Juiz _ exemplifica a parcial'>imparcialidade e a tolerância.
    Benfeitor _ espalha, sem cessar, as bênçãos do amor infinito.
    Sábio _ coloca a ciência do bem ao alcance de todos.
    Advogado _ defende os interesses dos fracos e dos humildes.
    Trabalhador divino _ serve a todos, sem reclamação e sem recompensa.

    O exemplo do Cristo é sublime e contagiante.

    Cada companheiro de apostolado ausenta-se, mais tarde, do comodismo para ajudar e ensinar em seu nome, raspando horizontes mais vastos à compreensão da vida, em regiões distantes do berço que os vira nascer.

    Mais tarde, em Roma, o desejo de auxílio mútuo entre os cristãos atinge inconcebíveis realizações no capítulo do trabalho.

    Pessoas convertidas ao Evangelho se consagram, inteiramente, ao serviço como o objetivo de amparar os companheiros necessitados.

    Espalham-se aprendizes da Boa Nova nas atividades da indústria e da agricultura, das artes e das ciências, da instrução e do comércio, da enfermagem e da limpeza pública, disputando recursos para o auxílio aos associados de ideal, na servidão ou na indigência, no sofrimento e nas prisões. Há quem jejue por dois e três dias seguidos, a fim de economizar dinheiro para os serviços de assistência ao próximo, sob a direção do pastor.

    O trabalho passa, então, a ser interpretado por benção divina.

    Paulo de Tarso, transferindo-se da dignidade do Sinédrio para o duro labor do tear, confeccionando tapetes para não ser pesado a ninguém e garantindo, por esse modo, a sua liberdade de palavra e de ação, é o símbolo do cristão que educa e realiza, demonstrando que à claridade do ensino deve aliar-se a glória do exemplo.

    E, até hoje, honrando no trabalho digno a sua norma fundamental de ação, o Cristianismo é a força libertadora da Humanidade, nos quadrantes do mundo inteiro.


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