O Discernimento do Homem Sensato

    O Discernimento é qualidade do homem sensato, virtude que o faz distinguir o real do irreal, conduzindo-o na direção de Deus.
    Para que não caia nas armadilhas do engano, pratica o discernimento, a cada passo do seu caminho, desde o início até o fim.
    Não trabalha somente para adquirir bens materiais, se importa em transformar estes valores em bens espirituais, analisa o verdadeiro sentido da vida, não vive de modo irreal e, se esforça para transformar seus sonhos em realidades úteis.
    O homem sensato tem consciência que em todo o Universo, existem duas espécies de criaturas; as que sabem e as que não sabem. Deduzindo com isso que é necessário possuir conhecimento. E que isso é realmente importante. Sabe que possuir saber é um plano Divino, plano que o leva a Evoluir, cooperando também com a evolução dos semelhantes e de tudo. Assim, pelo fato de possuir conhecimento, ele está com Deus, firme no bem e resistente ao mal, trabalhando pelo progresso universal, e não com fins meramente pessoais.
    O homem sensato, sabe discernir entre o que é importante e o que não é. Ele é firme como uma rocha quando tem que decidir entre o bem e o mal. Não cede nunca as coisas de pouca importância. É sempre amável e bondoso, razoável e condescendente, deixando sempre aos outros a mesma plena liberdade que para si necessita.
    Procura verificar o que vale a pena ser feito e sabe que as coisas não devem ser julgadas pela sua grandeza aparente. Sabe procurar utilidade até nas pequenas coisas, mesmo que seja útil por pouco tempo, pois sabe que deve cooperar com a obra de Deus.
    Sabe que auxiliar as criaturas necessitadas é uma obra boa, nobre é útil, e com isso, colabora com elas, não somente no sentido de lhes alimentar os corpos, mas também no sentido de lhes alimentar as almas.
    Nunca se julga sábio nem faz questão de ser julgado como tal nem mesmo para gozar a felicidade de ser sábio, pois sabe que deve sempre aprender cada vez mais. Tem consciência da utilidade do saber, pois que Deus é Sabedoria e Amor e, quanto mais saber possuir, mais Ele se manifestará através de si. Assim sendo, nunca aprende para se mostrar aos outros, aprende para poder se habilitar e ter condições de auxiliar cada vez melhor. Trabalha pacientemente em seus estudos, procurando eliminar sua ignorância, evitando assim, a pratica do mal.
    O homem sensato estuda, para saber distinguir, a verdade da mentira. Para ser verdadeiro em tudo: no pensamento, na palavra e na ação. Pois sabe que todo fingimento constitui obstáculo à pura Luz da Verdade que deve brilhar dentro de si, como a Luz do Sol através de um vidro transparente.
    Procura sempre discernir entre o egoísmo e o altruísmo, pois, que o egoísmo reveste muitas formas. Assim sendo, dirige seu pensamento sempre em favor dos outros, procurando sempre o lado bom dos seus semelhantes, pois sabe que é isso que deve ser desenvolvido para se conquistar a verdadeira felicidade. Auxilia sempre os outros, pelo que tem em comum com eles, procurando sempre despertar neles, a Visão Divina que é o Bem Estar Universal.


    A+ | A- | Imprimir | Envie para um(a) amigo(a) | Mensagem Anterior | Posterior | Ouça o conteudo



    Acesse todas as Mensagens