A Alma Existe?

    Você tem alma? A princípio, todos respondem afirmativamente a esta pergunta, mas o Espiritismo explica de modo diferente. Mostra, na verdade, que a rigor não temos alma, e sim somos a alma que habita um corpo.
    Existem provas da existência da alma? Sim, existem. Vejamos algumas, com base em fenômenos anímicos.

    1) Vendo com o nariz e cheirando com o queixo e o calcanhar.

    César Lombroso, criminalista italiano e pesquisador interessado pelos fenômenos da alma, relatou, em uma de suas experiências no início do século, o histórico de uma jovem de 14 anos de idade, que possuía a faculdade de ver com a ponta do nariz e com o lobo esquerdo da orelha. O mesmo ocorria com o olfato; a menina às vezes sentia cheiro com o queixo, às vezes com o calcanhar, provando que a alma reside em sua própria totalidade, manifestando-se por todos os pontos.

    2) Enxergando com o olho de vidro.

    Na Carolina do Norte (EUA), o menino Poltier teve um dos olhos substituídos por um olho de vidro, em razão de um acidente com fogos de artifício. Depois disso passou a enxergar com o olho postiço. O cirurgião de. Sprinze Weinzeblatt afirmou que havia extraído o nervo ótico; todavia, um repórter e um fotógrafo do jornal Ashvile Times declararam que viram o menino identificar e descrever objetos, estando o seu olho direito, o olho são, totalmente tapado.

    Segundo Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, o fato se explica pela razão de que, “no Espírito, a faculdade de ver é uma propriedade inerente à sua natureza e que reside em todo o seu ser(...) É uma espécie de lucidez universal, que se estende a tudo, que abrange simultaneamente o espaço, o tempo e as coisas, lucidez para a qual não há trevas nem obstáculos materiais”.

    3) Sonhos inteligentes.

    Muitos escritores se inspiram em sonhos. Também, graças ao sonhos, diversos pesquisadores tiveram pistas para adiantar as descobertas de seus inventos.

    a) Elias Howe foi o primeiro idealizador da máquina de costura, que acabou construindo em 1845. Ocorre que, antes do intento, ele não sabia como deveria fazer para encaixar a agulha a ser usada na máquina de coser. Preocupado com a questão, certa noite adormeceu e sonhou que estava sendo perseguido por selvagens. Na fuga, pisou em um prego, que ficou espetado em seu pé. Tendo em vão tentado retirar o objeto, só lhe restou o recurso de furá-lo na extremidade, enfiar nesse furo um cordão e assim puxá-lo. Ao acordar, o inventor lembrou-se do sonho e, dessa forma, resolveu a dificuldade de como utilizar a agulha na máquina de costura.

    b) F. Grant Banting, prêmio Nobel de medicina, mediante o sonho, conseguiu estabelecer um método para isolar em laboratório o hormônio insulina, para tratamento de diabéticos.

    c) O químico Kalkulé queria saber qual a fórmula do benzeno. Esforçou-se por escrevê-la, arrumando os átomos de hidrogênio e de carbono - e nada conseguiu. Ao dormir, sonhou com duas cobras, uma devorando a outra, numa forma fechada. Ao despertar, descobriu a solução para sua dúvida, e escreveu a forma estrutural cíclica do benzeno.

    De acordo com o pensamento espírita, a Alma nunca fica inativa. Durante o sono os laços que a unem ao corpo se afrouxam e então o Espírito percorre o espaço e entra em relação mais direta com outros Espíritos. Os sonhos são, portanto, produtos da liberdade da alma que se torna mais independente pela suspensão da vida ativa e de relação.

    O período de descanso do corpo físico pode ser muito bem aproveitado pelo ser humano. Espiritualmente, ele pode prosseguir sua jornada de crescimento e evolução, ao se vincular a tarefas de fraternidade no mundo espiritual, onde, juntamente com outros Espíritos, encarnados ou desencarnados, durante o período do sono, poderá participar de elevadas atividades de engrandecimento da alma. Para isso, é importante realizar a busca do equilíbrio enquanto desperto, ou em vigília, e na hora do repouso, fechar os olhos sob o amparo da prece, para que os serviços no bem durante a madrugada sejam efetivos e satisfatórios.

    Todos podemos fazer isso, e essa possibilidade começa hoje. Depende do seu interesse, de sua vontade em abandonar de vez a visão limitada de que nossa vida se resume às poucas horas em que passamos acordados. Boa sorte em seu esforço. O resultado altamente benéfico desse empenho você verá no seu dia-a-dia, através da calma para enfrentar situações complicadas e da clareza de raciocínio para resolver dilemas existenciais graves.


    A+ | A- | Imprimir | Envie para um(a) amigo(a) | Mensagem Anterior | Posterior

    Acesse todas as Mensagens