Os 150 anos da Revista Espírita será tema da CONEMAT 2008

O tema “O Espiritismo em revista: 150 anos da Revista Espírita” será desenvolvido pelos palestrantes Raul Teixeira e Cosme Massi na 14ª Confraternização dos Espíritas de Mato Grosso - CONEMAT. Nos dias 11, 12 e 13 de julho, o evento realizado para espíritas será no Parque de Exposição Agropecuária da cidade de Rondonópolis/MT.

A CONEMAT é realizada a cada 2 anos pela Federação Espírita do Estado de Mato Grosso (FEEMT) e visa a confraternização dos trabalhadores e freqüentadores de centros espíritas de todo Estado. A primeira CONEMAT foi no ano de 1980, na cidade de Rondonópolis. Desde a primeira, contou com a participação de Raul Teixeira e do Prof. Mario da Costa Barbosa.

O tema Revista Espírita foi sugerido por Raul Texeira como forma de refletir este meio que grandemente difundiu o Espiritismo no mundo. A 1ª edição da Revista Espírita - Jornal de Estudos Psicológicos (Revue Spirite - Journal d Études Psychologiques) data de 1º de janeiro de 1858, na cidade de Paris, na França, e foi escrita por Allan Kardec até sua desencarnação em 31 de março de 1869. O objetivo da Revista era o desenvolvimento e debate de idéias, o relato de manifestações materiais ou inteligentes, evocações, notícias relativas ao Espiritismo, ensino dos espíritos, dentre tantos assuntos já abordados. Foi o que deu sustentação à difusão e ao esclarecimento acerca da nova doutrina que surgia. Hoje, quem edita a Revista é a União Espírita Francesa e Francofônica (Union Spirite Française et Francophone) – USFF, em conjunto com o Conselho Espírita Internacional - CEI, nas línguas francesa, esperanto, espanhola, inglesa, polonesa e russa.

Para a realização é criada uma comissão especial para a organização de todo evento. Em 2008, sendo realizado na cidade de Rondonópolis, a comissão é coordenada por Anne Marie Pfann Tomckyk, presidente da FEEMT Regional. Com colaboradores dedicados, os preparativos estão a todo vapor. A comissão preparou inclusive uma campanha promocional para facilitar o acesso do maior número de pessoas ao evento. Consiste na venda de camisetas e bonés promocionais que dão direito a ganhar inscrições. Na FEEMT, quem faz a ponte com esta comissão é Luiza Leontina, que foi eleita presidente da FEEMT na última Assembléia Geral em março. “Neste evento, temos a oportunidade dupla: Uma, de revermos os ensinamentos da doutrina espírita, esta luz que norteia os nossos passos nos dias difíceis do momento de transição de nosso planeta. Outra oportunidade valiosíssima é que este é um momento de nos confraternizarmos, revendo-nos uns aos outros das várias regiões do estado e neste espaço de convivência”, diz Luiza. Lembra ainda que “num momento de abastecimento espiritual e com as contribuições e os benefícios deste encontro, estaremos, formando assim o grande feixe de varas ensinado por Jesus, nosso Modelo e Guia, cooperando com Ele, na instalação da Era Nova”.

Para mais informações visite o site da Conemat: http://www.feemt.org.br/conemat/, ou ligue para (65) 3644-2727.



Fonte: Espiritismo.net


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

JULHO

Dia 02 de 1877
Nasce em Coimbra, Portugal, Antônio Joaquim Freire, Presidente da Federação Espírita Portuguesa. Desencarna em 1948, no dia 2 de março, em Lisboa, Portugal.
Dia 02 de 2006
Em Curitiba, Paraná, no Canal 6 - CNT e em Londrina, Paraná, no Canal 7 - Londrina, Paraná, estreou o Programa Televisivo Vida e Valores, com 15 minutos de duração.
Dia 04 de 1336
Em Estremoz, Portugal, desencarna a Rainha de Portugal Santa Isabel, conhecida por sua dedicação à caridade. Nascida em Espanha, em 1271.
Dia 04 de 1814
No México, nasce o General Refugio I Gonzáles, tradutor das obras de Allan Kardec para o espanhol, dirigindo por mais de 10 anos a Revista Ilustración Espírita. Desencarna em Acapulco, México, em 16 de agosto de 1892.
Dia 04 de 1948
Desencarna, em Taubaté, SP, José Bento Monteiro Lobato. Nascido, na mesma cidade, em 18 de abril de 1882.
Dia 04 de 1966
É criado, no Brasil, o Dia da Caridade, pela Lei 5063.
Dia 05 de 1849
Em Embleton, Inglaterra, nasce o jornalista, editor e médium William Thomas Stead. Desencarna no mar, no Atlântico Norte, em 15 de abril de 1912.
Dia 05 de 1875
Nasce, em Bristol, Inglaterra, Ernest W. Oaten, pioneiro espírita, companheiro de Conan Doyle. Desencarnado na mesma cidade... Saiba mais...