Pequenos notáveis da música: sugerem a idéia da reencarnação

O pequeno Marc Yu, de apenas 8 anos, desperta a atenção de muita gente por onde passa. Esteve em vários programas televisivos norte-americanos, incluindo o Talk Show, de Oprah Winfrey, onde chegou de limusine, e o The Tonight Show, onde tocou trechos de Mozart e fez piadas inteligentes sobre o mundo da música, entre outros. Mas por que tudo isso? Simples: com apenas 3 anos e 11 meses, esse californiano começou a tocar piano e não parou mais! Com extrema habilidade, chegou a ganhar um concurso renomado nos Estados Unidos, o Auditions of the National Guild of Piano Teachers, em 2003.

Logo, ele decidiu aprender um segundo instrumento musical, e aos 4 anos e meio iniciava suas aulas de violoncelo. Aos 5 anos, ele conseguiu um certificado de mérito com honras em ambos os instrumentos , piano e violoncelo ,, pontuando 100% de acerto nas provas teóricas. Hoje, define-se como um dedicado músico, que pratica seus instrumentos de cinco a seis horas por dia, até mais, caso sua mãe permita. Marc gosta de tudo o que aprende, especialmente música. Ele ainda cita as dificuldades encontradas pelos músicos e compositores Schubert e Brahms e relaciona o sucesso deles ao fato de nunca desistirem diante das dificuldades. Espera ainda contribuir às pessoas, pois ao fazê-las felizes com sua música espera fazer algo de bom pelo mundo.

No Brasil

Sibélius Donato Tenório nasceu em Campina Grande, na Paraíba, em 22 de junho de 1973, de parto prematuro. Até os 3 anos de idade não falava, não andava, engatinhava de costas, como se estivesse praticando o nado de costas. Faltando apenas uma semana para completar 4 anos, excepcionalmente, começou a andar, falar e se dirigiu ao piano de sua casa e começou a tocar com as duas mãos, sem influência de ninguém.

Autor de mais de 400 composições e já com cinco CDs lançados, tem grande habilidade e rara genuinidade musical. Autodidata, executa clássicos famosos, sejam brasileiros ou internacionais, com perfeição desde os 4 anos de idade.

Segundo o médium Chico Xavier, Sibélius Donato é a prova clara da reencarnação do músico finlandês Johan Julius Christian Sibelius (1865-1957), cuja coincidência do nome se deve à paixão do seu pai pela música , ao pesquisar o nome para o seu filho, quis fazer uma homenagem a esse grande músico.


Músico rejeita ser comparado a Mozart

O músico norte-americano Jay Greenberg, também conhecido como Blue Jay, é um fenômeno. Aos 8 anos de idade, já chamava a atenção de renomados músicos e compositores dos Estados Unidos por suas obras consideradas extraordinárias em criatividade e originalidade. Hoje, com apenas 15 anos, Jay Greenberg já compôs mais de 100 músicas, incluindo 5 sinfonias, 3 concertos, 17 sonatas para piano. O seu talento já levou a crítica musical americana a compará-lo com Mozart, o que ele mesmo rejeita e até descarta a hipótese de reencarnação.

Folha Espírita: Qual é a sua lembrança mais recente relacionada à música? Há registros de que você já se interessava por música desde os 2 anos de idade. De onde você acha que esse interesse surge?
Jay Greenberg: Neurologicamente, acredito que possa ser atribuído a uma sensibilidade dos ossículos auditórios ou qualquer outra parte do cérebro que processe a sensibilidade auditiva. De outro modo, não tenho idéia. Possivelmente a genética explicaria.

FE: Para um rapaz de 15 anos pode ser difícil ou até mesmo estranho ser comparado a Mozart ou outros grandes nomes da música. O que você pensa sobre essas comparações?
Greenberg: Acho muito estranho... As pessoas que fazem esse tipo de comparação têm pouco conhecimento da história e composições de Mozart. Para mim, é tudo bem diferente.

FE: Os experts em música vêem-no como um talento de um em um milhão. Essa afirmação lhe pressiona muito?
Greenberg: Pessoalmente, estou inclinado a acreditar que os experts não sabem muito o que estão falando.

FE: Na sua infância você tinha preferência pelo violoncelo. Qual a importância desse instrumento em seu trabalho hoje?
Greenberg: O que eu mais gosto no violoncelo é a sua semelhança em relação à voz humana. Acho que é um dos instrumentos mais expressivos e versáteis, obtendo um grande efeito em passagens solo. Eu também gosto de outros instrumentos que chegam próximo a essa qualidade, como a clarineta, a trompa e o órgão.

FE: Como você se sente com a atenção que você e a sua música estão ganhando?
Greenberg: Confesso que às vezes me sinto um pouco incomodado, pois não sinto que as músicas que produzo estejam perto da perfeição, como dizem. Eu gostaria que as pessoas dessem mais atenção quando eu aprimorar e fizer melhor as músicas.

FE : As comparações com Mozart também aumentaram logo após a composição de Symphony nº 5, de sua autoria. Você a preparou especificamente para ser uma sinfonia ou, como algumas pessoas dizem, veio por acaso, por intuição?
Greenberg : Nunca tive dúvidas em relação ao material que estava compondo na sinfonia. Seria uma sonata para piano, pelos recursos oferecidos por esse instrumento, pela qualidade, duração, melodia... Pelo tipo, a composição só poderia ser uma sinfonia ou pelo menos um trabalho orquestral de multimovimento interconectado em larga escala, o que é a mesma coisa.

FE : Quando as pessoas o comparam com Mozart, a idéia da reencarnação surge como uma possibilidade em sua mente?
Greenberg : Sinceramente, não.

FE : Além da música, quais outros assuntos despertam o seu interesse?
Greenberg : Gosto de passar algum tempo on-line, mas não tanto como outros adolescentes da minha idade, por isso demoro bastante para responder meus e-mails..Gosto também de tae kwon do, escrever, ler e, acredite, brincar com Lego.


Genialidade e espiritualidade

Os espíritos nos explicam com clareza que tais fenômenos de prodígio ocorrem devido ao progresso anterior da alma, a uma lembrança anterior, uma vida passada do espírito. Como podemos encontrar em várias obras da Codificação, nada do que aprendemos é perdido, em tempo algum. É interessante ressaltar, com exemplos como esses, que renascemos não apenas para resgatar débitos, corrigir falhas do ontem, mas também para amadurecer progressos iniciados em encarnações passadas.

Aqueles que se destacam em seu meio, utilizando as mais diversas formas de expressão, como a arte e a música, por exemplo, retornam para brindar o mundo com sua sensibilidade e genialidade, e também para evidenciar a facilidade de algumas pessoas para determinadas áreas do saber, das artes, da indústria, do comércio, da ciência, da educação e das relações humanas. Tudo isso através do fenômeno da reencarnação, uma excelente oportunidade de aprendizado e aperfeiçoamento concedida pelo nosso Pai.


Giovana Campos - do site: http://www.folhaespirita.com.br/show.php?not=658


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Datas Importantes do Espiritismo

ABRIL

Dia 01 de 1858
Em Paris, França, Allan Kardec funda a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
Dia 01 de 1918
Nasce em Buquim, no sul de Sergipe, José Martins Peralva Sobrinho, mais conhecido como Martins Peralva. Desencarna em 3 de setembro de 2007, em Belo Horizonte, MG.
Dia 01 de 1972
O Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná, muda seu formato para tablóide, com 12 páginas e circulação mensal.
Dia 01 de 1994
Aberto o 3º Encontro Confraternativo de Juventudes Espíritas do Paraná, em Campo Largo, com Raul Teixeira. Tema: A busca da identidade. Evento encerrado em 3 de abril de 1994.
Dia 01 de 2001
Encerramento do 5º Simpósio Paranaense de Espiritismo, no Ginásio de Esportes do Círculo Militar do Paraná, em Curitiba, com o tema Espiritismo, educação para a paz, com a coordenação de Divaldo Pereira Franco e Raul Teixeira. Abertura no dia 30 de março de 2001.
Dia 01 de 2005
O Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná, muda a sua diagramação.
Dia 02 de 1869
Em Paris, França, é sepultado o corpo de Allan Kardec, no cemitério de Montmartre.
Dia 02 de 1901
Em Juiz de Fora, MG, fundado o Centro Espírita União, Humildade e Caridade, considerado o primeiro Centro Espírita daquela cidad... Saiba mais...