Saiba qual é a proposta da Educação Espírita

RIE – Qual a sua opinião, enquanto professora com mais de 25 anos de experiência docente sobre a Religião nas escolas? Deve ser confessional?

Sandra – Estou convicta de que a escola pública não deve ter ensino religioso confessional, pois ela já tem muitos fatores de divisão e exclusão, não precisando de mais um. Enquanto campo de conhecimento o ensino religioso até poderia ser incluído na escola enquanto estudo do fenômeno humano e cultural que expressa a busca da espiritualidade, a ser abordado numa visão multirreferencial, sem qualquer conotação proselitista. Uma visão laica, antropológica, podemos assim dizer, o que é muito difícil, pois os professores, em sua esmagadora maioria, estão impregnados de suas visões, opções e preconceitos religiosos. As instituições religiosas criaram, ao longo de suas histórias, uma aparelhagem educacional visando à constituição de seus quadros sacerdotais e á divulgação de seus dogmas e preceitos como meio de influenciar e controlar a formação religiosa de indivíduos e classes sociais. Essas escolas confessionais desempenharam papel importante e significativo em certos períodos históricos mas o jogo de forças entre a intolerância e a necessidade de respeito ao pensamento plural nem sempre dá vitória a este último. Ainda há muito preconceito, exclusão e discriminação religiosa em virtude, principalmente, do predomínio do espírito intolerante, na maioria dos casos. Conteúdo e vivências pedagógicas centrados numa ética da alteridade poderiam contribuir muito mais no ambiente escolar já que as famílias dispõem das instituições religiosas como auxiliares na educação religiosa de seus filhos. O lar e o templo são os locais mais apropriados para a formação ético-religiosa.

RIE – Se há a Educação Espírita, como deve ser a escola espírita? Considerando a cultura laica da escola brasileira, você acha possível haver sucesso a introdução de escolas espíritas confessionais no Brasil?

Sandra – A história do movimento espírita nos apresenta iniciativas louváveis e heróicas, fruto de esforço de devotados trabalhadores que lutaram em busca da garantia do acesso e da qualidade pedagógica das escolas formais, principalmente junto às camadas populares, em períodos de forte exclusão social. Entendemos que há de fato uma educação impregnada de valores que a Doutrina Espírita nos apresenta, mas isso não significa a necessidade de uma escola formal espírita no sistema de ensino e, sim, de espaços onde esses valores possam ser repassados e vivenciados: a casa espírita, o lar, as atividades do movimento espírita e nós mesmos, veículos que somos dos valores que adotamos. O Centro Espírita é, em si mesmo, uma escola, um educandário de almas em processo de redenção, cujo programa tem como espinha dorsal a proposta contida na Codificação Espírita. Emmanuel, pela mediunidade de Chico Xavier, nos afirma que “temos que imprimir ao nosso labor o mais alto sentido educativo” em todas as ações da casa espírita. O ensino espírita, conforme enunciado por Kardec, tem na Casa Espírita seu locus privilegiado, no sentido de sua sistematização e nos vários meios de comunicação de massa, seus instrumentos de divulgação. Criar escolas confessionais espíritas no sistema formal de ensino exige uma avaliação muito rigorosa e que Leve em conta, além dos aspectos burocráticos e legais e seus desdobramentos, os equívocos que identificamos em escolas confessionais. Teria que ser de fato uma escola diferenciada, distante do proselitismo ostensivo ou disfarçado. No entanto, conseguimos vislumbrar, na nossa realidade local, ainda que timidamente, a busca do diálogo interconfessional em instituições tradicionais de ensino. Pessoalmente consideramos que a grande necessidade do nosso momento histórico da educação brasileira é a garantia da universalização e qualidade da instituição escolar pública que deve ser laica.

Entrevista de Sandra Maria Borba Pereira a Júlia Nezu para a Revista Internacional de Espiritismo – RIE, edição de setembro-2007


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

ABRIL

Dia 01 de 1858
Em Paris, França, Allan Kardec funda a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
Dia 01 de 1918
Nasce em Buquim, no sul de Sergipe, José Martins Peralva Sobrinho, mais conhecido como Martins Peralva. Desencarna em 3 de setembro de 2007, em Belo Horizonte, MG.
Dia 01 de 1972
O Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná, muda seu formato para tablóide, com 12 páginas e circulação mensal.
Dia 01 de 1994
Aberto o 3º Encontro Confraternativo de Juventudes Espíritas do Paraná, em Campo Largo, com Raul Teixeira. Tema: A busca da identidade. Evento encerrado em 3 de abril de 1994.
Dia 01 de 2001
Encerramento do 5º Simpósio Paranaense de Espiritismo, no Ginásio de Esportes do Círculo Militar do Paraná, em Curitiba, com o tema Espiritismo, educação para a paz, com a coordenação de Divaldo Pereira Franco e Raul Teixeira. Abertura no dia 30 de março de 2001.
Dia 01 de 2005
O Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná, muda a sua diagramação.
Dia 02 de 1869
Em Paris, França, é sepultado o corpo de Allan Kardec, no cemitério de Montmartre.
Dia 02 de 1901
Em Juiz de Fora, MG, fundado o Centro Espírita União, Humildade e Caridade, considerado o primeiro Centro Espírita daquela cidad... Saiba mais...