Acupuntura pode diminuir dor de operações, aponta estudo

Recorrer à acupuntura antes e durante uma intervenção cirúrgica diminui a dor e as doses de analgésicos necessárias após a operação. A informação é de uma pesquisa divulgada nos Estados Unidos por um médico da Universidade Duke.

O estudo foi realizado com a ajuda de 15 pequenas clínicas de acupuntura, que realizaram testes com pessoas escolhidas aleatoriamente.

"A dose de opióides necessária para controlar a dor foi bastante inferior entre os pacientes em estado pós-operatório tratados com acupuntura, em comparação com aqueles não beneficiados por este tratamento", explicou Tong Joo Gan, um anestesista da Universidade Duke.

"Mas a maior vantagem foi a forte diminuição dos efeitos secundários ligados aos opióides", disse ele, em um comunicado.

Os opióides são similares ao ópio e possuem propriedades e efeitos fisiológicos semelhantes aos da morfina.

Os efeitos colaterais destes analgésicos afetam negativamente a recuperação do operado e prolongam a duração de sua permanência no hospital, acrescentou.

O médico apresentou os resultados destes trabalhos na terça-feira (16), na conferência anual da American Society for Anesthesiology, em São Francisco, nos Estados Unidos.

Ele recomenda que a acupuntura seja considerada uma opção para o controle da dor em caso de cirurgia.

Acupuntura é melhor que tratamento ocidental para dor lombar, diz estudo da France Presse, em Washington

A acupuntura parece ser mais eficaz que tratamentos convencionais contra a dor nas costas, segundo estudos clínicos realizados na Alemanha.

Tratamentos de seis meses com acupuntura sham ("falsa", com introdução superficial de agulhas) ou acupuntura tradicional chinesa (verum), parecem ser mais eficazes para amenizar dores lombares persistentes do que tratamentos médicos ocidentais, afirma o coordenador do estudo, Michael Haake, da Universidade de Reagensburg, em Bad Abbach (Alemanha).

Segundo o pesquisador, a acupuntura dá aos médicos uma opção promissora e eficiente contra a dor nas costas crônica, com poucas contra-indicações. "A melhora foi significativa e continuou mesmo depois de finalizado o tratamento", concluiu Haake, cujos trabalhos foram publicados na revista americana "Archives of Internal Medicine".

O estudo clínico foi realizado com 1.162 pacientes de 50 anos com dor nas costas crônica, ao longo de um tempo médio de oito anos.

Os participantes foram divididos ao acaso em três grupos. Os pacientes do primeiro grupo foram submetidos a dez sessões de 30 minutos de acupuntura verum cada um; os do segundo, a sessões de "falsa acupuntura"; e os do terceiro foram tratados com terapias convencionais.

A acupuntura tradicional (verum) consiste na colocação de agulhas em certos pontos do corpo acompanhadas de agulhas em outros pontos a profundidades variáveis entre 5 e 40 milímetros.

Já na "falsa acupuntura", as agulhas são inseridas superficialmente (de um a três milímetros) na zona lombar do paciente.

A terapia convencional foi feita com uma combinação de antiinflamatórios, de cinesioterapia e exercícios.

Fonte: Folha Online - Caderno Equilíbrio - 25/09/2007 e 17/10/2007


Fonte: jornalismo RBN


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

NOVEMBRO

Dia 01 de 1890
Em 01de Novembro de 1890, a Federação Espírita Brasileira, através do <<Reformador>>, dirige ao Sr. Ministro da Justiça uma longa defesa contra os artigos 157 e158 do novo Código Penal, artigos que embaraçavam a prática do Espíritismo.
Dia 01 de 1918
DESENCARNAÇÃO EURÍPEDES BARSANULFO
Dia 02 de 1951
DESENCARNAÇÃO LÍCIO GUEDES TRINDADE
Dia 03 de 1990
REALIZAÇÃO CONGRESSO MUNDIAL DE ESPIRITISMO, em Liége, Bélgica, presidido por Rafael Gonzáles Molina
Dia 20 de 1889
20/11/1889 - Os jornais de Nova Iorque publicam uma declaração assinda por Margarida Fox, na qual ela confessa que sua declaração anterior, contrária ao Espíritismo, foi-lhe obtida com promessas de riqueza.

... Saiba mais...