As mágoas que guardamos: Podcast Espiritismo em Pauta

“Uma mágoa não é motivo para outra mágoa. Uma lágrima não é motivo para outra lágrima. Uma dor não é motivo para outra dor. Só o riso, o amor e o prazer merecem revanche. O resto, mais que perda de tempo… é perda de vida”. Linda frase que nos traz Chico Xavier, de coração e mente limpa e leve. Um exemplo a todos nós de uma caminhada de paz e perdão. Sobre nossos aprendizados necessários na alimentação do amor que abordaremos a mágoa, o perdão dentro de nós.

Rancor, medo, inveja… mágoa. Como seres imperfeitos somos ainda imersos em nossas paixões. Contamos para este tema — que toca a todos como aprendizes que somos —, a nossa entrevistada Denise Lino, professora e palestrante da Paraíba.

Denise: “De fato, se considerarmos que a Terra ainda não é um mundo de regeneração, nós podemos olhar para isso e dizer ‘faz parte, é deste momento, é da nossa dimensão humana’. Todavia, nós como espíritas temos que ter um olhar mais aprofundado: é da nossa dimensão humana, sim, esses sentimentos, mas no panorama geral isso isso até é um sintoma de saúde mental comprometida, considerando que nós não somos espíritos que já sublimaram, ou seja, que acolheram esses sentimentos com a sua face negativa e o transformaram. Mas pondero que, ao mesmo tempo, é humano ter esses sentimentos, também é muito humano reconhecer tê-los. Quando os colocamos para baixo do tapete ou reconhecemos que eles estão ali — o rancor e a inveja nos bate à porta —, e nós simplesmente ignoramos, estamos de fato num processo de completa ignorância sobre a nossa dor. Como espíritas somos convocados ao processo de autodescobrimento e de forma muito própria, o codificador, Allan Kardec, denominou esse processo de transformação moral.”

Espiritismo em Pauta é o podcast mensal da Federação Espírita Brasileira e pode ser acessado nos principais plataformas de áudio e também pelo site: febpodcast.com.br/podcasts/espiritismo-em-pauta/.

Caso desejem enviar sugestões de temas ou falar diretamente com a produção do programa basta mandar um e-mail para comunicacao@febnet.org.br


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

19/3/2024

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

MAIO

Dia 01 de 1880
Nasce na cidade de Sacramento, MG, Eurípedes Barsanulfo. Desencarna em 1º de novembro de 1918.
Dia 01 de 1985
Divaldo Pereira Franco concede entrevista de 15 minutos à Rádio Paralelo 22, de Johannesburg, África do Sul.
Dia 02 de 1827
Nasce em Tulle, França, Pierre-Gaëtan Leymarie. Desencarna em 10 de abril de 1901, em Paris.
Dia 02 de 1980
Em São Paulo, SP, desencarna Silvino Canuto de Abreu, jornalista, escritor, conferencista e pesquisador espírita. Nascido em Taubaté, SP, em 19 de janeiro de 1892.
Dia 02 de 1981
Divaldo Pereira Franco recebe o título de cidadão honorário de Uberlândia, MG.
Dia 02 de 1995
Divaldo Pereira Franco concede entrevista à TV C. 12 de Cochabamba, Bolívia.
Dia 03 de 1944
Nasce em Apucarana, PR, Milton Gonçalves, trabalhador espírita da região noroeste do Estado. Foi Presidente da 8ª União Regional Espírita, sediada em Paranavaí, onde desencarna em 2 de outubro de 1994.
Dia 03 de 1949
Em Liège, Bélgica, desencarna José Lhome, divulgador do Espiritismo, Presidente da Federação Espírita da Bélgica. Nascido na mesma cidade, em 14 de junho de 1881.
Dia 04 de 1978
Em Teresópolis, RJ, o Grupo Espírita Isabel, a Redentora realiza a Primeira Semana Espírita da cidade,... Saiba mais...