Além da Tela: O pianista

A obediência é o consentimento da razão; a resignação é o consentimento do coração, […] carregam o fardo das provações que a revolta insensata deixa cair”
— Lázaro. (Paris, 1863) [1]

Wladyslaw Szpilman foi um pianista polonês que viveu por 88 anos. E, pode-se dizer, que a música salvou sua vida mais de uma vez. Sua autobiografia, lançada nos cinemas em 2002, levou Adrien Brody ao Oscar de melhor ator. O filme O Pianista conta a história de como Szpilman, um músico já renomado nos anos 1940, foi o único sobrevivente de sua família durante o holocausto, persistindo a partir da resiliência, com o apoio da música.

Acompanhamos ao longo do filme um roteiro ilustrado por falas e imagens fortes, mas necessárias para que não repitamos os nossos erros na história que construímos.

As palavras de Lázaro apresentada no início deste resumo — presente em Obediência e resignação, capítulo 9, item 8, de O evangelho segundo o Espiritismo —, nos trazem a oportunidade de observar sobre as dificuldades postas no meio de nossa caminhada e como, por meio do exemplo do Cristo, é possível refletir sobre a dor e sobre o sofrimento, extraindo lições e aprendizado.

Lázaro: “Cada época é marcada, assim, com o cunho da virtude ou do vício que a tem de salvar ou perder. A virtude da vossa geração é a atividade intelectual; seu vício é a indiferença moral. Digo, apenas, atividade, porque o gênio se eleva de repente e descobre, por si só, horizontes que a multidão somente mais tarde verá, enquanto a atividade é a reunião dos esforços de todos para atingir um fim menos brilhante, mas que prova a elevação intelectual de uma época”. Um bom filme a todos.

Serviço
O pianista (2002)
Temáticas: resignação, resiliência, desafios
Direção: Roman Polanski
14 | Guerra/Drama | 2h30min
Disponível para alugar na Prime Video

NB [1]: KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Brasília: FEB, 2019. Cap.9, it.8.


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

12/6/2023

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

MAIO

Dia 01 de 1880
Nasce na cidade de Sacramento, MG, Eurípedes Barsanulfo. Desencarna em 1º de novembro de 1918.
Dia 01 de 1985
Divaldo Pereira Franco concede entrevista de 15 minutos à Rádio Paralelo 22, de Johannesburg, África do Sul.
Dia 02 de 1827
Nasce em Tulle, França, Pierre-Gaëtan Leymarie. Desencarna em 10 de abril de 1901, em Paris.
Dia 02 de 1980
Em São Paulo, SP, desencarna Silvino Canuto de Abreu, jornalista, escritor, conferencista e pesquisador espírita. Nascido em Taubaté, SP, em 19 de janeiro de 1892.
Dia 02 de 1981
Divaldo Pereira Franco recebe o título de cidadão honorário de Uberlândia, MG.
Dia 02 de 1995
Divaldo Pereira Franco concede entrevista à TV C. 12 de Cochabamba, Bolívia.
Dia 03 de 1944
Nasce em Apucarana, PR, Milton Gonçalves, trabalhador espírita da região noroeste do Estado. Foi Presidente da 8ª União Regional Espírita, sediada em Paranavaí, onde desencarna em 2 de outubro de 1994.
Dia 03 de 1949
Em Liège, Bélgica, desencarna José Lhome, divulgador do Espiritismo, Presidente da Federação Espírita da Bélgica. Nascido na mesma cidade, em 14 de junho de 1881.
Dia 04 de 1978
Em Teresópolis, RJ, o Grupo Espírita Isabel, a Redentora realiza a Primeira Semana Espírita da cidade,... Saiba mais...