Suicídio sob a ótica espírita

Cerca de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente em todo o mundo. Uma morte a cada 45 segundos, principalmente de jovens entre 15 e 29 anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS)[1] estima que 108 milhões de pessoas sofrem o impacto da desencarnação precoce de seus entes próximos.

Considerado um problema de saúde pública, organizações não governamentais se uniram para trazer o tema à tona no mês temático: Setembro Amarelo. Pensando na abordagem diária, de modo consciente, consolador e informativo, o podcast Espiritismo em Pauta convidou Mayse Braga, oradora e palestrante, para um bate-papo sobre o tema.

Mayse Braga: “Não adianta estabelecer um motivo determinado. Mas ele começa muito antes do ato em si, quando a pessoa começa a se desligar emocionalmente dos outros, das situações da vida… Ao entrar em si de uma forma tão profunda, tão desequilibrada, que você não consegue mais uma conexão com essa pessoa”.

Durante a conversa, Mayse contextualiza sobre a ideia de tabu social sobre o tema, onde não se comenta, mas também não se enxerga o outro em sua dor. “Nós ocidentais não lidamos bem com a morte. É o tipo do tema que horroriza, ‘— Ah, eu sei que vou morrer, mas não penso nisso’. É um erro. Você tem que pensar. Temos de ter olhos de ver e ouvidos de ouvir”, encerra.

O Espiritismo em Pauta, podcast mensal da Federação Espírita Brasileira pode ser acessado nos principais streamings de áudio e também pelo site https://febpodcast.com.br/podcasts/espiritismo-em-pauta/.

Caso desejem enviar sugestões de temas ou falar diretamente com a produção do programa basta mandar um e-mail para comunicacao@febnet.org.br.



NB [1] WORLD HEALTH ORGANIZATION. World Suicide Prevention Day 2022 – Creating hope Through Action. Disponível em: https://www.who.int/news-room/events/detail/2022/09/10/default-calendar/world-suicide-prevention-day-2022


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

20/9/2022

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

NOVEMBRO

Dia 01 de 1890
Em 01de Novembro de 1890, a Federação Espírita Brasileira, através do <<Reformador>>, dirige ao Sr. Ministro da Justiça uma longa defesa contra os artigos 157 e158 do novo Código Penal, artigos que embaraçavam a prática do Espíritismo.
Dia 01 de 1918
DESENCARNAÇÃO EURÍPEDES BARSANULFO
Dia 02 de 1951
DESENCARNAÇÃO LÍCIO GUEDES TRINDADE
Dia 03 de 1990
REALIZAÇÃO CONGRESSO MUNDIAL DE ESPIRITISMO, em Liége, Bélgica, presidido por Rafael Gonzáles Molina
Dia 20 de 1889
20/11/1889 - Os jornais de Nova Iorque publicam uma declaração assinda por Margarida Fox, na qual ela confessa que sua declaração anterior, contrária ao Espíritismo, foi-lhe obtida com promessas de riqueza.

... Saiba mais...