89 anos do Parnaso de além-túmulo

6 de julho de 1932. Naquela quarta-feira de 89 anos atrás a Federação Espírita Brasileira publicava uma obra que causaria alvoroço. Escrita por um rapaz de apenas 22 anos de idade, oriundo do interior de Minas Gerais, Parnaso de além-túmulo trazia poemas assinados por grandes nomes da língua portuguesa. Generosamente abriam-se as portas para o grande médium de Pedro Leopoldo.

Legítimo marco na história da Humanidade, hoje reúne mais de 200 textos ditados por 56 poetas brasileiros e portugueses. Mais do que uma primorosa obra, Parnaso de além-túmulo marca o início da jornada de Francisco Cândido Xavier como instrumento de Jesus na Terra.

Um dos muitos intelectuais impactados pelo livro foi o conhecido cronista Humberto de Campos. Anos mais tarde, já desencarnado, ele diria à sua mãe, na obra Crônicas de além-túmulo, seu primeiro pela psicografia de Chico Xavier, em 1937:

“A mão que me serve de porta-caneta é a mão cansada de um homem paupérrimo, que trabalhou o dia inteiro buscando o pão amargo e cotidiano dos que lutam e sofrem. […] O telhado sem forro deixa passar a ventania lamentosa da noite e desse remanso humilde, no qual a pobreza se esconde exausta e desalentada, eu te escrevo sem insônias e sem fadigas, para contar-te que ainda estou vivendo para amar e querer a mais nobre das mães.”

Era a realidade daquelas mãos simples e amorosas que psicografariam mais de 400 livros e inúmeras cartas que instruíram e consolaram multidões de corações aflitos e de mentes sedentas de luz.


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

6/7/2021

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

NOVEMBRO

Dia 01 de 1890
Em 01de Novembro de 1890, a Federação Espírita Brasileira, através do <<Reformador>>, dirige ao Sr. Ministro da Justiça uma longa defesa contra os artigos 157 e158 do novo Código Penal, artigos que embaraçavam a prática do Espíritismo.
Dia 01 de 1918
DESENCARNAÇÃO EURÍPEDES BARSANULFO
Dia 02 de 1951
DESENCARNAÇÃO LÍCIO GUEDES TRINDADE
Dia 03 de 1990
REALIZAÇÃO CONGRESSO MUNDIAL DE ESPIRITISMO, em Liége, Bélgica, presidido por Rafael Gonzáles Molina
Dia 20 de 1889
20/11/1889 - Os jornais de Nova Iorque publicam uma declaração assinda por Margarida Fox, na qual ela confessa que sua declaração anterior, contrária ao Espíritismo, foi-lhe obtida com promessas de riqueza.

... Saiba mais...