Pessoas positivas tem melhor resposta imunológica

Em estudo publicado recentemente numa revista científica de prestígio, a Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison revelaram que determinada atividade cerebral em pessoas com atitudes positivas se correlacionou com uma função imunológica melhor.

Vários estudos já evidenciam que pessoas otimistas, com atitudes positivas frente à vida, são mais saudáveis, mas esse estudo mostra os possíveis mecanismos cerebrais do porquê isso ocorre. Estudando a função de uma região cerebral chamada de córtex pré-frontal, os cientistas descobriram que pessoas com atitudes positivas apresentaram uma ativação maior no córtex pré-frontal do lado esquerdo, e que essa ativação se correlacionou com uma resposta imunológica melhor. Da mesma forma, pessoas com padrão mental negativo apresentaram ativação do lado direito e resposta imunológica mais pobre.

A função cerebral foi estudada através da eletroencefalografia e a função imune através da resposta à vacinação para gripe. Esse estudo vem sedimentar o grau de evidência científica que suporta a relação entre atitudes mentais positivas e a saúde. A espiritualidade/religiosidade, quando veicula e estimula comportamentos positivos, certamente contribui para um vida mais saudável.

Estudos anteriores demonstram também que pessoas com atividade religiosa, fé e atitudes positivas têm uma expectativa de vida sete anos maior que aqueles que não possuem tais qualidades.

A ciência médica está à procura de tratamentos cada vez melhores para as diversas doenças que afetam a humanidade. O tratamento ideal é aquele que seja realmente eficaz (que tenha resultado positivo), que não tenha efeito colateral e que tenha custo baixo. Dentro desse conceito, o tratamento espiritual, a prece, as atitudes positivas, a fé são instrumentos terapêuticos de imenso potencial do arsenal de tratamentos médicos.

Da mesma forma que a Medicina de hoje busca avanços tecnológicos, há também um direcionamento para o campo da espiritualidade.


(matéria publicada na Folha Espírita em maio de 2004)

A+ | A- | Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

AGOSTO

Dia 01 de 1865
Em Paris, França, Allan Kardec lança O céu e o inferno, quarta obra da Codificação Espírita.
Dia 01 de 1873
Em Londres, Inglaterra, desencarna David Bedlbrook, Presidente da Federação Espírita Internacional e Diretor do Jornal The Fraternally.
Dia 01 de 1947
Fundado o Centro Espírita Luz do Céu, Luz Eterna, em Curitiba, Paraná. Denominação alterada em 1965 para Centro Espírita Luz Eterna.
Dia 01 de 2006
Desencarna em Castro, Paraná, Boanerges Vieira que serviu ao Movimento Espírita por 52 anos, naquela cidade. Nascido em 14 de maio de 1920, na cidade de Campinas, São Paulo.
Dia 02 de 1873
Fundado o Grupo Confúcius, na residência de Francisco Siqueira Dias Sobrinho, sendo o primeiro grupo Espírita do Rio de Janeiro, tendo entre os participantes Bittencourt Sampaio.
Dia 03 de 1889
Em Nova York, EUA, desencarna a médium e escritora Emma Hardinge Britten. Nasce em Londres, Inglaterra, em 14 de junho de 1829.
Dia 03 de 1951
Em Goiânia, Goiás, fundada a Federação Espírita do Estado de Goiás.
Dia 04 de 1918
Nasce em Mallet, PR, Guaracy Paraná Vieira. Foi membro do Conselho Federativo da Federação Espírita do Paraná e um de seus vice-presidentes. Desencarna em 18 de junho de 1991, em Curitiba, PR.
... Saiba mais...