Pessoas positivas tem melhor resposta imunológica

Em estudo publicado recentemente numa revista científica de prestígio, a Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison revelaram que determinada atividade cerebral em pessoas com atitudes positivas se correlacionou com uma função imunológica melhor.

Vários estudos já evidenciam que pessoas otimistas, com atitudes positivas frente à vida, são mais saudáveis, mas esse estudo mostra os possíveis mecanismos cerebrais do porquê isso ocorre. Estudando a função de uma região cerebral chamada de córtex pré-frontal, os cientistas descobriram que pessoas com atitudes positivas apresentaram uma ativação maior no córtex pré-frontal do lado esquerdo, e que essa ativação se correlacionou com uma resposta imunológica melhor. Da mesma forma, pessoas com padrão mental negativo apresentaram ativação do lado direito e resposta imunológica mais pobre.

A função cerebral foi estudada através da eletroencefalografia e a função imune através da resposta à vacinação para gripe. Esse estudo vem sedimentar o grau de evidência científica que suporta a relação entre atitudes mentais positivas e a saúde. A espiritualidade/religiosidade, quando veicula e estimula comportamentos positivos, certamente contribui para um vida mais saudável.

Estudos anteriores demonstram também que pessoas com atividade religiosa, fé e atitudes positivas têm uma expectativa de vida sete anos maior que aqueles que não possuem tais qualidades.

A ciência médica está à procura de tratamentos cada vez melhores para as diversas doenças que afetam a humanidade. O tratamento ideal é aquele que seja realmente eficaz (que tenha resultado positivo), que não tenha efeito colateral e que tenha custo baixo. Dentro desse conceito, o tratamento espiritual, a prece, as atitudes positivas, a fé são instrumentos terapêuticos de imenso potencial do arsenal de tratamentos médicos.

Da mesma forma que a Medicina de hoje busca avanços tecnológicos, há também um direcionamento para o campo da espiritualidade.


(matéria publicada na Folha Espírita em maio de 2004)

A+ | A- | Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

ABRIL

Dia 01 de 1858
Em Paris, França, Allan Kardec funda a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
Dia 01 de 1918
Nasce em Buquim, no sul de Sergipe, José Martins Peralva Sobrinho, mais conhecido como Martins Peralva. Desencarna em 3 de setembro de 2007, em Belo Horizonte, MG.
Dia 01 de 1972
O Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná, muda seu formato para tablóide, com 12 páginas e circulação mensal.
Dia 01 de 1994
Aberto o 3º Encontro Confraternativo de Juventudes Espíritas do Paraná, em Campo Largo, com Raul Teixeira. Tema: A busca da identidade. Evento encerrado em 3 de abril de 1994.
Dia 01 de 2001
Encerramento do 5º Simpósio Paranaense de Espiritismo, no Ginásio de Esportes do Círculo Militar do Paraná, em Curitiba, com o tema Espiritismo, educação para a paz, com a coordenação de Divaldo Pereira Franco e Raul Teixeira. Abertura no dia 30 de março de 2001.
Dia 01 de 2005
O Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná, muda a sua diagramação.
Dia 02 de 1869
Em Paris, França, é sepultado o corpo de Allan Kardec, no cemitério de Montmartre.
Dia 02 de 1901
Em Juiz de Fora, MG, fundado o Centro Espírita União, Humildade e Caridade, considerado o primeiro Centro Espírita daquela cidad... Saiba mais...