Conheça as semelhanças entre espiritismo e a umbanda

Existem diversas semelhanças entre a umbanda e o espiritismo. Vamos conhecer mais sobre essas duas doutrinas que buscam a Deus em sua essência:

A umbanda é uma religião brasileira, fundada por Zélio Fernandino de Morais, em 1908. Suas praticas são destinadas exclusivamente ao bem. A religião nasce no momento em que Morais cria o culto nascida da união de conceitos do espiritismo, tradições indígenas, catolicismo e correntes religiosas africanas que chegaram ao Brasil com os escravos trazidos da África. Os principais pontos da umbanda são: amor, humildade, caridade e fé. De acordo com o último Censo, realizado, mais de 450 mil pessoas são umbandistas.

O espiritismo foi fundado pelo codificador da doutrina, Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido como Allan Kardec, na França, em 1857. O educador, escritor e tradutor francês começou a se interessar pelo fenômeno das “mesas girantes”, em 1855. Ao tomar conhecimento dos fenômenos, passou a se comunicar com os espíritos. Em 1857, lançou “O Livro dos Espíritos”, considerado marco de fundação do Espiritismo. Segundo o último Censo, divulgado em 2012, são 3,8 milhões de espíritas no Brasil.

Confira o que há em comum entre as doutrinas:
Ambas as religiões acreditam na reencarnação
Mostram a importância da mediunidade
Creem em espíritos evoluídos
Buscam a evolução espiritual no dia a dia
Cada ser humano vem para a terra com um propósito de evoluir
Se as pessoas não conseguirem alcançar a perfeição, voltam a terra reencarnados
Acreditam nos espíritos de luz para ajudar quem está neste plano
Ambas são religiões jovens
Buscam Deus
Acolhem todas as religiões
Acredita que a morte é uma passagem


Fonte: RBN

26/9/2017

A+ | A- | Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

AGOSTO

Dia 01 de 1865
Em Paris, França, Allan Kardec lança O céu e o inferno, quarta obra da Codificação Espírita.
Dia 01 de 1873
Em Londres, Inglaterra, desencarna David Bedlbrook, Presidente da Federação Espírita Internacional e Diretor do Jornal The Fraternally.
Dia 01 de 1947
Fundado o Centro Espírita Luz do Céu, Luz Eterna, em Curitiba, Paraná. Denominação alterada em 1965 para Centro Espírita Luz Eterna.
Dia 01 de 2006
Desencarna em Castro, Paraná, Boanerges Vieira que serviu ao Movimento Espírita por 52 anos, naquela cidade. Nascido em 14 de maio de 1920, na cidade de Campinas, São Paulo.
Dia 02 de 1873
Fundado o Grupo Confúcius, na residência de Francisco Siqueira Dias Sobrinho, sendo o primeiro grupo Espírita do Rio de Janeiro, tendo entre os participantes Bittencourt Sampaio.
Dia 03 de 1889
Em Nova York, EUA, desencarna a médium e escritora Emma Hardinge Britten. Nasce em Londres, Inglaterra, em 14 de junho de 1829.
Dia 03 de 1951
Em Goiânia, Goiás, fundada a Federação Espírita do Estado de Goiás.
Dia 04 de 1918
Nasce em Mallet, PR, Guaracy Paraná Vieira. Foi membro do Conselho Federativo da Federação Espírita do Paraná e um de seus vice-presidentes. Desencarna em 18 de junho de 1991, em Curitiba, PR.
... Saiba mais...