Ministério Público anunciou acordo para a preservação do acervo de Chico Xavier

O Ministério Público anunciou na última terça-feira o acordo com Eurípedes Humberto Higino dos Reis, filho adotivo e herdeiro de Chico Xavier. O órgão pede que o acervo deixado pelo médium, que retornou à pátria espiritual, em 2002, no museu particular Casa de Chico Xavier, localizado na cidade de Uberaba seja catalogado.

Segundo a nota do MPF, o filho adotivo obrigou-se “a proceder ao inventário cultural e à organização de todo o patrimônio cultural, material e imaterial, relacionado ao médium Francisco Cândido Xavier, bem como a definir e executar as medidas de preservação e controle para proteção e salvaguarda de cada bem isoladamente ou em conjunto”.

Ainda de acordo com o órgão, o herdeiro de Chico Xavier deverá contratar equipes técnicas que, por sua vez, serão capacitadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Ficará a cargo do Iphan e do Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico), além da Fundação Cultural de Uberaba, a supervisão dos trabalhos, que deverão ser iniciados em 60 dias, com duração de 20 meses. Esses órgãos deverão ainda validar os produtos e resultados dos trabalhos.

O MPF informou que uma visita técnica feita ao local teria comprovado a necessidade de identificação e catalogação de todos os itens pertencentes ao museu. No local estão expostos, entre outros objetos: livros, esculturas, imagens sacras, mobiliário e fotografias. Também estão no recinto roupas e documentos deixados pelo médium. O MPF afirma ter detectado risco de deterioração ou até de extravio dos bens.

Uma visita técnica feita por especialistas do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) detectou que os bens não possuíam nenhum tipo de instrumento de registro, controle e segurança.

Conforme o MPF, o acordo foi enviado ao juízo da 1ª Vara Federal, na qual tramita a ação, e aguarda a homologação judicial.

Em entrevista ao site UOL, Eurípedes Reis, disse que apesar de ter acatado a determinação do MPF, discordou da possibilidade de que os objetos possam sofrer danos ou serem furtados.

Reis afirmou que os advogados que o representam na ação serão encarregados de contratar os profissionais.


Fonte: RBN



27/2/2014

A+ | A- | Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

JANEIRO

Dia 01 de 1846
Nasce Léon Denis, em Foug, arredores de Tours, na França. Autor de várias obras espíritas. Considerado o grande filósofo da doutrina. Destacou-se como escritor, estudioso e pesquisador que ajudou a impulsionar o Espiritismo naquele país e no mundo.
Dia 01 de 1858
Lançada em Paris, França, por Allan Kardec, Codificador da Doutrina Espírita, a Revue Spirite - Revista Espírita.
Dia 01 de 1884
Fundada no Rio de Janeiro, RJ, a Federação Espírita Brasileira, por Augusto Elias da Silva e outros.
Dia 02 de 1873
Em Alençon, França, nasce a religiosa e mística Teresa de Jesus. Desencarna em Lisieux, França, em 30.09.1897.
Dia 02 de 1889
Em Botucatu, SP, nasce o médium Carmine Mirabelli. Desencarna em 30 de abril de 1951, em São Paulo,SP.
Dia 02 de 1941
Na Penha, em São Paulo, SP, fundada a Associação Espírita Bezerra de Menezes.
Dia 02 de 1949
Fundado em Blumenau-SC, o Centro Espírita Fé, Cristo e Caridade.
Dia 03 de 1945
Nos Estados Unidos, desencarna o médium Edgar Cayce. Nascido nos Estados Unidos, em 18 de março de 1877.
Dia 03 de 1952
Em Bristol, Inglaterra, desencarna Ernest W. Oaten, pioneiro espírita, companheiro de Conan Doyle. Nascido na mesma cidade, em 5 de julho de 1875
Dia 04 de... Saiba mais...