Ministério Público anunciou acordo para a preservação do acervo de Chico Xavier

O Ministério Público anunciou na última terça-feira o acordo com Eurípedes Humberto Higino dos Reis, filho adotivo e herdeiro de Chico Xavier. O órgão pede que o acervo deixado pelo médium, que retornou à pátria espiritual, em 2002, no museu particular Casa de Chico Xavier, localizado na cidade de Uberaba seja catalogado.

Segundo a nota do MPF, o filho adotivo obrigou-se “a proceder ao inventário cultural e à organização de todo o patrimônio cultural, material e imaterial, relacionado ao médium Francisco Cândido Xavier, bem como a definir e executar as medidas de preservação e controle para proteção e salvaguarda de cada bem isoladamente ou em conjunto”.

Ainda de acordo com o órgão, o herdeiro de Chico Xavier deverá contratar equipes técnicas que, por sua vez, serão capacitadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Ficará a cargo do Iphan e do Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico), além da Fundação Cultural de Uberaba, a supervisão dos trabalhos, que deverão ser iniciados em 60 dias, com duração de 20 meses. Esses órgãos deverão ainda validar os produtos e resultados dos trabalhos.

O MPF informou que uma visita técnica feita ao local teria comprovado a necessidade de identificação e catalogação de todos os itens pertencentes ao museu. No local estão expostos, entre outros objetos: livros, esculturas, imagens sacras, mobiliário e fotografias. Também estão no recinto roupas e documentos deixados pelo médium. O MPF afirma ter detectado risco de deterioração ou até de extravio dos bens.

Uma visita técnica feita por especialistas do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) detectou que os bens não possuíam nenhum tipo de instrumento de registro, controle e segurança.

Conforme o MPF, o acordo foi enviado ao juízo da 1ª Vara Federal, na qual tramita a ação, e aguarda a homologação judicial.

Em entrevista ao site UOL, Eurípedes Reis, disse que apesar de ter acatado a determinação do MPF, discordou da possibilidade de que os objetos possam sofrer danos ou serem furtados.

Reis afirmou que os advogados que o representam na ação serão encarregados de contratar os profissionais.


Fonte: RBN


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

27/2/2014

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

NOVEMBRO

Dia 01 de 1890
Em 01de Novembro de 1890, a Federação Espírita Brasileira, através do <<Reformador>>, dirige ao Sr. Ministro da Justiça uma longa defesa contra os artigos 157 e158 do novo Código Penal, artigos que embaraçavam a prática do Espíritismo.
Dia 01 de 1918
DESENCARNAÇÃO EURÍPEDES BARSANULFO
Dia 02 de 1951
DESENCARNAÇÃO LÍCIO GUEDES TRINDADE
Dia 03 de 1990
REALIZAÇÃO CONGRESSO MUNDIAL DE ESPIRITISMO, em Liége, Bélgica, presidido por Rafael Gonzáles Molina
Dia 20 de 1889
20/11/1889 - Os jornais de Nova Iorque publicam uma declaração assinda por Margarida Fox, na qual ela confessa que sua declaração anterior, contrária ao Espíritismo, foi-lhe obtida com promessas de riqueza.

... Saiba mais...