Sanatório espírita completa 50 anos

O Sanatório Espírita Vicente de Paulo, em Ribeirão Preto (SP), completou 50 anos no último dia 15 de julho. A Casa foi criada com o objetivo de assistir os portadores de transtornos mentais e de comportamentos em geral, proporcionando-lhes um tratamento que une a medicina e a Doutrina Espírita. De caráter filantrópico – estabelecido em estatuto – os trabalhos desenvolvidos pela instituição são reconhecidos em todo o País como exemplo positivo a ser seguido.

Todos os pacientes são acompanhados por uma equipe de especialistas composta por mais de 50 profissionais: psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, médicos e outros profissionais de apoio. Também trabalham na instituição dezenas de voluntários, que dão apoio integral para que os pacientes possam ser reintegrados à sociedade.

Todos os serviços oferecidos são gratuitos, uma vez que as despesas são mantidas mediante um convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), intermediado pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. A instituição - declarada de utilidade pública nas esferas municipal, estadual e federal e registrada no Conselho Nacional de Serviço Social - também recebe doações para a manutenção do local.

Moradias Assistidas



Com o objetivo de ampliar ainda mais a assistência que oferece aos pacientes, o Sanatório Espírita Vicente de Paulo criou e executou um projeto denominado “Moradias Assistidas”, que encaminha os pacientes para casas alugadas em bairros próximos à sede da instituição. Com isso, os pacientes são tratados de acordo com as diretrizes da moderna Psiquiatria, que recomenda uma vida normal, com interação social.

O Sanatório também iniciou uma nova frente de trabalho: já está funcionando parcialmente o “Centro de Convivência”, onde pacientes e familiares podem participar de atividades culturais, esportivas e sociais, fazer cursos e iniciar até mesmo uma formação profissional.

O Sanatório também tem um serviço conhecido como NAPS (Núcleo de Atenção Psico-Social), que é um trabalho direcionado a usuários de drogas e de álcool. O tratamento é sem internação e é destinado a crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos. Aos familiares é oferecido um grupo específico, com espaços para conversas e conscientização da situação que estão enfrentando. Apesar das dificuldades enfrentadas, há sempre espaço para novos atendimentos.

Fonte: FEB



A+ | A- | Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

MAIO

Dia 01 de 1880
Nasce na cidade de Sacramento, MG, Eurípedes Barsanulfo. Desencarna em 1º de novembro de 1918.
Dia 01 de 1985
Divaldo Pereira Franco concede entrevista de 15 minutos à Rádio Paralelo 22, de Johannesburg, África do Sul.
Dia 02 de 1827
Nasce em Tulle, França, Pierre-Gaëtan Leymarie. Desencarna em 10 de abril de 1901, em Paris.
Dia 02 de 1980
Em São Paulo, SP, desencarna Silvino Canuto de Abreu, jornalista, escritor, conferencista e pesquisador espírita. Nascido em Taubaté, SP, em 19 de janeiro de 1892.
Dia 02 de 1981
Divaldo Pereira Franco recebe o título de cidadão honorário de Uberlândia, MG.
Dia 02 de 1995
Divaldo Pereira Franco concede entrevista à TV C. 12 de Cochabamba, Bolívia.
Dia 03 de 1944
Nasce em Apucarana, PR, Milton Gonçalves, trabalhador espírita da região noroeste do Estado. Foi Presidente da 8ª União Regional Espírita, sediada em Paranavaí, onde desencarna em 2 de outubro de 1994.
Dia 03 de 1949
Em Liège, Bélgica, desencarna José Lhome, divulgador do Espiritismo, Presidente da Federação Espírita da Bélgica. Nascido na mesma cidade, em 14 de junho de 1881.
Dia 04 de 1978
Em Teresópolis, RJ, o Grupo Espírita Isabel, a Redentora realiza a Primeira Semana Espírita da cidade,... Saiba mais...