
Jesus, por Amaral Ornellas
O termo “jovem” é utilizado para identificar pessoas entre a fase da infância e a maturidade. Este é um período em que os conflitos existenciais os tornam mais suscetíveis à influências que podem os tornar alvo de alguns problemas sociais como a violência, as drogas, a falta de perspectiva de futuro, em que revela muitas vezes sua imaturidade dentro do aspecto da formação educacional e intelectual.
A psicóloga Ticiane Barros afirma que, no que se refere a fé, o jovem que busca a sintonia com Jesus pode viver diferente de tudo isso, passar mais tranquilamente por essa transição entre a infância e a vida adulta. Segundo Ticiane, por meio do estudo religioso na mocidade espírita cria a possibilidade de descobrir-se como espíritos imortais em busca de evolução e a possibilidade de despertar consciências para o bem e trabalhar pela causa do Cristo, usando toda sua energia e jovialidade.
RBN – O que é Mocidade Espírita?
Ticiane Barros – A Mocidade é o curso de espiritismo existente na Casa Espírita dedicado aos jovens, tem como objetivo transmitir conhecimentos e experiências no campo moral e religioso utilizando-se de músicas, debates, bate-papos, teatro e muita alegria. Utilizamos um programa de aulas e atividades organizadas por ordem de complexidade (do mais simples para o mais complexo) com começo, meio e fim, contemplando entre outros temas: o estudo da religião e sua importância na evolução humana; suas interferências na história; a história do espiritismo e suas influencias na evolução da humanidade; os conceitos que fundamentam a doutrina espírita e os ensinamentos de Jesus.
RBN - Qual é o papel da Mocidade Espírita na vida dos jovens?
TB - No aspecto moral o programa apresenta aulas sobre sentimentos nos quais os jovens são convidados a posicionar-se a respeito de virtudes e defeitos humanos, verificando suas utilidades e conseqüências na vida de todos nós. Há também visitas e muitas outras atividades apresentando ao jovem a realidade da humanidade e suas possibilidades. Por esses motivos podemos dizer que a Mocidade é a escola do coração, pois o importante não é quantidade de conceitos que o jovem pode vir a conhecer e sim que ele sinta-se capaz de mudar a realidade de seu mundo interior, abrindo seu coração para as oportunidades apresentadas a partir da vivência dos ensinamentos do Cristo.
RBN - O que a Doutrina Espírita pode acrescer na vida do jovem ?
TB - O espiritismo nos ensina que temos muitas encarnações sucessivas para o nosso aprendizado e podemos pensar que o jovem que vemos a nossa frente, talvez rebelde ou um tanto confuso, muitas vezes é um espírito que possui uma grande bagagem de experiências, talvez maior que a nossa que o estamos julgando. Pensando nisso, percebemos a importância de oferecer ao jovem um espaço no qual ele possa gradativamente ir descobrindo-se não apenas com uma personalidade, mas sim como um espírito imortal, que possui virtudes para serem ampliadas e dificuldades para serem superadas.
RBN - Como o jovem lida com a informação da transição planetária?
TB - Somos sempre impulsionados em um aprendizado constante, passo a passo vamos crescendo para nos melhorarmos sempre mais. Sabemos que há uma longa caminhada, que temos muito a conquistar. Então, esta informação nos mostra a importância de iniciarmos o quanto antes nossa jornada com passos conscientes em busca de nós mesmos. Nossa evolução impulsiona também a evolução de nosso planeta, com a melhora de nossos pensamentos e de nossas ações. Descobrimos então, que poderemos mudar o mundo, porém só depois de mudarmos a nós mesmos, plantando a semente do evangelho nos lugares por onde passamos.
O espírito Bezerra de Menezes em uma mensagem psicografada pelo médium Júlio Cezar Grandi Ribeiro, em sessão pública no dia 02 de agosto de 1982, na Casa Espírita Cristã, em Vila Velha, Espírito Santo, revela
“[...] A função do espiritismo como consolador prometido é a evangelização das almas e, que a expansão do movimento espírita no Brasil, estará nas mãos de nossas crianças e dos adolescentes, naturais continuadores da causa e do ideal [...] É necessário prepara-los convenientemente para o porvir, aformoseando-lhes o caráter, iluminando-lhes os corações, forjando-lhes uma nova mentalidade cristã, será o mesmo que lhes oferecer recursos de crescimento para a responsabilidade e para o dever, na conquista de si mesmos. Contribuindo assim para a formação do homem evangelizado que há de penetrar a alvorada de um novo milênio de alma liberta e coração devotado a construção de sua própria felicidade [...]"
Ticiane Barros - Psicóloga, formada na Uninove, desenvolve um trabalho de socialização com jovens carentes na Instituição "Lar de Maria" e atua como Dirigente de Mocidade no Centro Espírita Os Pescadores em São Paulo.
Fonte: RBN
Dia 02 de 1877
Nasce em Coimbra, Portugal, Antônio Joaquim Freire, Presidente da Federação
Espírita Portuguesa. Desencarna em 1948, no dia 2 de março, em Lisboa, Portugal.
Dia 02 de 2006
Em Curitiba, Paraná, no Canal 6 - CNT e em Londrina, Paraná, no Canal 7 -
Londrina, Paraná, estreou o Programa Televisivo Vida e Valores, com 15 minutos
de duração.
Dia 04 de 1336
Em Estremoz, Portugal, desencarna a Rainha de Portugal Santa Isabel, conhecida
por sua dedicação à caridade. Nascida em Espanha, em 1271.
Dia 04 de 1814
No México, nasce o General Refugio I Gonzáles, tradutor das obras de Allan
Kardec para o espanhol, dirigindo por mais de 10 anos a Revista Ilustración
Espírita. Desencarna em Acapulco, México, em 16 de agosto de 1892.
Dia 04 de 1948
Desencarna, em Taubaté, SP, José Bento Monteiro Lobato. Nascido, na mesma
cidade, em 18 de abril de 1882.
Dia 04 de 1966
É criado, no Brasil, o Dia da Caridade, pela Lei 5063.
Dia 05 de 1849
Em Embleton, Inglaterra, nasce o jornalista, editor e médium William Thomas
Stead. Desencarna no mar, no Atlântico Norte, em 15 de abril de 1912.
Dia 05 de 1875
Nasce, em Bristol, Inglaterra, Ernest W. Oaten, pioneiro espírita, companheiro
de Conan Doyle. Desencarnado na mesma cidade... Saiba mais...