
Palavras de Caridade, por Auta de Souza
Monteiro Lobato foi um dos mais notáveis escritores para o público infantil. Seu nome era José Renato Monteiro Lobato e na infância era chamado de Juca. Nasceu em 18 de abril de 1882 na cidade Taubaté, interior de São Paulo.
Juca inventava seus brinquedos, situação comum entre as crianças de cidades do interior. Sabugo de milho era um dos materiais de suas criações. Desde cedo adorava ler, o que é fundamental para uma criança. Os pais precisam incentivá-los e presenteá-los sempre que possível com livros.
A maioria das crianças só lêem quando na escola o professor solicita a fim de fazer uma avaliação sobre uma obra literária para avaliação valendo nota. Quando os pais não gostam de ler fica mais difícil para a criança se interessar por leitura.
Lobato só foi estudar em colégio aos sete anos. Mais tarde tentou fazer um curso preparatório em São Paulo para entrar na faculdade. Não conseguiu. Retornou em outra oportunidade e se formou em 1904 tornando-se promotor posteriormente.
Seu primeiro livro foi Saci-Pererê: resultado de um inquérito. Foi dele a primeira editora nacional pois livros eram impressos em Portugal. Lobato teve o maior parque gráfico da América Latina.
Morou nos Estados Unidos quando foi trabalhar no Consulado do Brasil retornando após a destituição de Washington Luis. Durante esse período Lobato ficou afastado da literatura infantil, retornando em 1933 com o livro História do Mundo para Crianças, causando polêmica e censura da Igreja. Foi Getúlio Vargas que deu indulto a ele após ser preso.
Lobato também morou na Argentina onde fundou uma editora mas retornou ao Brasil em 1941. Desencarnou de derrame cerebral aos 66 anos em 1948 na cidade de São Paulo.
Monteiro Lobato Espírita
O escritor acreditava na continuação da física além da matéria. Contou à amiga Maria José Ribas que se ela ouvisse que ele morreu, não chorasse porque sabia que ninguém morre e esta era uma de suas passagens pela Terra.
No livro Monteiro Lobato e o Espiritismo prefaciado pelo professor Espírita J. Herculano Pires (Lachâtre) estão as atas das sessões mediúnicas que ele participou e comunicou-se, inclusive, com a Tia Anastácia, famosa na história do Sítio do Pica-pau Amarelo da boneca de pano Emília.
Monteiro Lobato era materialista e após receber mensagens de amigos já desencarnados passou a crer na continuidade da vida.
Para conhecer mais sobre a história e obra do escritor visite a Fazenda São José do Buquira que foi propriedade do avô de Monteiro Lobato, Visconde de Tremembé, construída entre 1860-1865. Possui um museu histórico, biblioteca e uma imensa área verde com árvores centenárias.
O Sítio fica na av. Campinas s/nº, Chácara do Visconde. Aberto de terça à domingo das 9h às 17h. Informações: (12) 3625-5062.
Fonte: RBN
Dia 02 de 1877
Nasce em Coimbra, Portugal, Antônio Joaquim Freire, Presidente da Federação
Espírita Portuguesa. Desencarna em 1948, no dia 2 de março, em Lisboa, Portugal.
Dia 02 de 2006
Em Curitiba, Paraná, no Canal 6 - CNT e em Londrina, Paraná, no Canal 7 -
Londrina, Paraná, estreou o Programa Televisivo Vida e Valores, com 15 minutos
de duração.
Dia 04 de 1336
Em Estremoz, Portugal, desencarna a Rainha de Portugal Santa Isabel, conhecida
por sua dedicação à caridade. Nascida em Espanha, em 1271.
Dia 04 de 1814
No México, nasce o General Refugio I Gonzáles, tradutor das obras de Allan
Kardec para o espanhol, dirigindo por mais de 10 anos a Revista Ilustración
Espírita. Desencarna em Acapulco, México, em 16 de agosto de 1892.
Dia 04 de 1948
Desencarna, em Taubaté, SP, José Bento Monteiro Lobato. Nascido, na mesma
cidade, em 18 de abril de 1882.
Dia 04 de 1966
É criado, no Brasil, o Dia da Caridade, pela Lei 5063.
Dia 05 de 1849
Em Embleton, Inglaterra, nasce o jornalista, editor e médium William Thomas
Stead. Desencarna no mar, no Atlântico Norte, em 15 de abril de 1912.
Dia 05 de 1875
Nasce, em Bristol, Inglaterra, Ernest W. Oaten, pioneiro espírita, companheiro
de Conan Doyle. Desencarnado na mesma cidade... Saiba mais...