Pesquisa mostra os benefícios da leitura na infância

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Pró Livro em 2008 aponta que 77% dos brasileiros preferem assistir televisão a ler um livro, o que remete à somente 33% têm o hábito da leitura.

Em 2009 o Programa Internacional de Avaliação de Alunos mostrou com resultado de pesquisa que 59,4% dos jovens de 15 anos não tiveram bom desempenho escolar.

Segundo as pesquisas, os fatores que contribuem para a não leitura são vários e compreendem analfabetismo, problemas de visão, dificuldades de compreensão do conteúdo, deficiência do sistema educacional.

Estudiosos afirmam que as crianças que têm o hábito da leitura, principalmente com acompanhamento dos pais adquirem benefícios que fazem grande diferença na vida adulta, pois assimilam com mais facilidade a pronúncia e a escrita das palavras, desenvolve melhor a comunicação, estimulam a criatividade e vivenciam melhor a cultura.

Segundo a National Childrens Reading Foundation ou Fundação Nacional de Leitura Infantil, nos Estados Unidos, quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.

O Instituto Pró Livro realizou pesquisa intitulada “Mãe, lê pra mim?” com 5.012 em 311 municípios brasileiros, também divulgada entre os anos de 2008/2009, aponta que 49% das mães lêem para os filhos deixando os pais com 33%, 73% das crianças nomearam as mães como a “leitora oficial”.

A pesquisa mostra ainda que no Norte 59% estão o maior número de mães leitoras e no Nordeste, 56%. A presidente do Instituto e da Câmara Brasileira do Livro, Karen Pansa diz: "Isso nos faz deduzir que o fato de estarem mais tempo com seus filhos possibilita que, ao buscarem atividades educativas para enriquecerem esse tempo de convívio, encontrem na leitura de livros não somente uma atividade de entretenimento, mas uma troca afetiva" e conclui “ler para os filhos é essencialmente um ato de amor.”

Outro fator concluído na pesquisa é que 80% das pessoas que não gostam de ler nunca foram presenteados com livros. O que sugere uma boa opção na escolha do presente nas mais diversas ocasiões. Manter e valorizar uma estante com bons livros em casa servem de exemplos para as crianças que, serão incentivadas a adotar o mesmo comportamento na vida adulta.

Sugestão de Leitura
Atualmente, existe uma variedade de temas em livros infantis. Sêneca¹ dizia que “a leitura nutre a inteligência”; Monteiro Lobato², que “queria mesmo era fazer livros em que as crianças pudessem morar”. A Mundo Maior Editora e Distribuidora possui livros específicos para o público infantil, dentre eles o Kit de Obras Básicas do Espiritismo escritas por Allan Kardec com adaptação de Mário Roberto, contendo os seguintes livros:

* Evangelho Segundo o Espiritismo Para Infância e Juventude vol.1 e 2
* O Livros dos Espíritos Para Infância e Juventude vol. 1 e 2
* O Céu e o Inferno Para Infância e Juventude vol.1

Uma Cidade do Lado de lá... Nosso Lar p Infância e Juventude

No catálogo da literatura infantil da Mundo Maior Editora e Distribuidora também estão outros livros, ainda com a temática espírita, porém com historinhas, alguns em quadrinhos e outros voltados ao estímulo da criatividade.

Veja a relação completa no site www.mundomaior.com.br

1. Lúcio Aneu Séneca - foi um dos mais célebres escritores e intelectuais do Império Romano. Conhecido também como Séneca (ou Sêneca), o Moço, o Filósofo, ou ainda, o Jovem, sua obra literária e filosófica, tida como modelo do pensador estoico durante o Renascimento, inspirou o desenvolvimento da tragédia na dramaturgia europeia renascentista.

2. Monteiro Lobato - foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido como o criador do Sítio do Pica-pau Amareu, também esteve presente na literatura espírita com o livro Monteiro Lobato e o Espiritismo, com prefácio de José Herculano Pires.


Fonte: RBN


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

NOVEMBRO

Dia 01 de 1890
Em 01de Novembro de 1890, a Federação Espírita Brasileira, através do <<Reformador>>, dirige ao Sr. Ministro da Justiça uma longa defesa contra os artigos 157 e158 do novo Código Penal, artigos que embaraçavam a prática do Espíritismo.
Dia 01 de 1918
DESENCARNAÇÃO EURÍPEDES BARSANULFO
Dia 02 de 1951
DESENCARNAÇÃO LÍCIO GUEDES TRINDADE
Dia 03 de 1990
REALIZAÇÃO CONGRESSO MUNDIAL DE ESPIRITISMO, em Liége, Bélgica, presidido por Rafael Gonzáles Molina
Dia 20 de 1889
20/11/1889 - Os jornais de Nova Iorque publicam uma declaração assinda por Margarida Fox, na qual ela confessa que sua declaração anterior, contrária ao Espíritismo, foi-lhe obtida com promessas de riqueza.

... Saiba mais...