Ensinar, por Espíritos Diversos
Memorial Inaugurado no Centenário de Chico Xavier em Pedro Leopoldo
O Centenário de nascimento de Chico Xavier foi marcado por uma comemoração fraterna, instrutiva e tocante, no Centro Espírita Luiz Gonzaga, em Pedro Leopoldo, fundado pelo médium e edificado no local onde se localizava a casinha onde nasceu Francisco Cândido Xavier. Na oportunidade foi inaugurado, anexo ao Centro, o “Memorial do Luiz Gonzaga”. Haviam várias faixas em homenagem a Chico colocadas em diversas ruas da cidade.
A cerimônia de inauguração foi iniciada com uma revoada de pombos defronte ao Centro Espírita Luiz Gonzaga, como uma homenagem e simbolizando “a libertação das almas iluminadas pelo Evangelho à luz do Espiritismo, que por aqui estiveram, ao se desprenderem do corpo físico”. Como lembrança da inauguração da sede definitiva deste Centro, há 60 anos – quando Rômulo Joviano plantou uma árvore -, o ex-diretor Jaques Albano da Costa fez o plantio de uma árvore defronte ao Centro. Houve apresentação do Coral Maria Nunes da Seman de Belo Horizonte. Em seguida, usou da palavra a dirigente do Centro Célia Diniz que entregou placas de agradecimento a Oceano Vieira de Melo, curador do Memorial, e a Antonio Cesar Perri de Carvalho, como diretor da Federação Espírita Brasileira. Ambos fizeram saudações. Na sequência, o diretor da FEB descerrou, na fachada, o nome do novo Memorial e a sra. Marta Xavier, sobrinha de Chico Xavier e colaboradora do Centro, descerrou placa de gratidão pelo apoio da FEB. Em seguida, iniciou-se a visitação ao Memorial, contendo belas telas sobre a vida, o trabalho de Chico Xavier, principalmente relacionadas com o “Luiz Gonzaga”. Seguiu-se a palestra ilustrada sobre o tema “Repercussões da Atuação de Chico Xavier”, por Antonio Cesar Perri de Carvalho. A mesa foi composta por Cidália Xavier (irmã de Chico Xavier), representante do Prefeito Municipal, o ex-dirigente do Centro Jaques Albano da Costa, Arnaldo Rocha (contemporâneo e colaborador de Chico Xavier), Wagner Gomes da Paixão, Oceano Vieira de Melo e o vice-presidente da União Espírita Mineira Henrique Kemper Borges Júnior. Ao final, ocorreram manifestações psicográficas e psicofônica através de Wagner Gomes da Paixão. Compareceram diversos familiares de Chico Xavier e um grande público local e da região, lotando as dependências do Centro, que contou com projeção simultânea em telões.
A imprensa da de Belo Horizonte e da região esteve presente e houve matéria alusiva ao evento publicada na edição do dia 3, no jornal “Estado de Minas”, de Belo Horizonte.
Na manhã do dia 3 de abril, Terezinha de Oliveira (de Campinas) proferiu singela palestra às famílias assistidas pelo Centro, seguida de um almoço destinado a estas famílias e distribuição de bolo do Centenário de Chico Xavier.
A programação do Centenário no Centro fundado por Chico Xavier prosseguiu com palestras públicas, na noite do dia 3, por Terezinha de Oliveira, e na manhã do dia 4, por Haroldo Dutra.
Fonte: FEB
Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui
Notícia Anterior | Posterior
Datas Importantes do Espiritismo
NOVEMBRO
Dia 01 de 1890
Em 01de Novembro de 1890, a Federação Espírita Brasileira, através do
<<Reformador>>, dirige ao Sr. Ministro da Justiça uma longa defesa contra os
artigos 157 e158 do novo Código Penal, artigos que embaraçavam a prática do
Espíritismo.
Dia 01 de 1918
DESENCARNAÇÃO EURÍPEDES BARSANULFO
Dia 02 de 1951
DESENCARNAÇÃO LÍCIO GUEDES TRINDADE
Dia 03 de 1990
REALIZAÇÃO CONGRESSO MUNDIAL DE ESPIRITISMO, em Liége, Bélgica, presidido por
Rafael Gonzáles Molina
Dia 20 de 1889
20/11/1889 - Os jornais de Nova Iorque publicam uma declaração assinda por
Margarida Fox, na qual ela confessa que sua declaração anterior, contrária ao
Espíritismo, foi-lhe obtida com promessas de riqueza.