Vida após a morte é tema atual no cinema brasileiro

Em 2009, as telas brasileiras exibiram com grande sucesso o filme “Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito”. Na sequência, virão novas produções relacionadas ao Espiritismo: “Chico Xavier”, “Nosso Lar” e “As Mães de Chico Xavier”.

A produção do filme sobre Chico Xavier já encerrou as filmagens e o lançamento está previsto para abril de 2010. Concebido pela mesma equipe de “Bezerra de Menezes”, o filme, “As Mães de Chico Xavier” também será lançado em abril, pela Fox Filmes. Não conseguimos notícias oficiais sobre “Nosso Lar”, mas segundo o jornalista Mário Cesar Filho, o filme já está sendo rodado e é uma produção americana, mas com elenco brasileiro. Ele flagrou um dos cenários e encontrou o ator Renato Prieto, que interpretará André Luiz. Mário Cezar publicou o que conseguiu saber no seu blog, “Rascunho passado a Limpo”, em julho de 2009.

Mas além dessas produções, que estarão em cartaz em breve, claramente centradas na vida após a morte, outros filmes nacionais recentes trataram do tema, mesmo que não tenha sido o assunto central.

O filme Besouro, dirigido por João Daniel Tikhomiroff, conta a saga de Manoel Henrique Pereira, exímio lutador de capoeira, que nasceu na Bahia em 1897. Embora a escravidão já tivesse sido abolida, os negros eram proibidos de praticar sua cultura e viviam sob opressão constante. A história é contada com a presença marcante de personagens espirituais das crenças afro-brasileiras e, nesse contexto, o filme mostra o intercâmbio com alguns dos protagonistas que passam para o outro lado da vida.

Outra produção que mostra a comunicação com os “mortos”, com a mesma naturalidade, é o documentário “Hebert de Perto”. Dirigido por Roberto Berliner e Pedro Bronz, o filme é sobre a vida e música de Herbert Vianna, líder da banda Os Paralamas do Sucesso. Após anos de uma sólida carreira, o vocalista e compositor sofre um acidente aéreo com o ultraleve que pilotava. O acidente tira a vida de sua esposa, Lucy Needham, e Herbert chega praticamente sem vida ao hospital, recuperando-se de forma surpreendente. Neste filme, a presença espiritual é ainda mais notável, pois são depoimentos do próprio Herbert que descrevem, com naturalidade, o seu contato com a esposa.

Algo que nos chamou a atenção nos dois casos foi a forma da abordagem do tema, distante do tratamento de terror, de coisa fantástica ou sensacionalista. Isso mostra uma mudança cultural, onde a existência e a comunicação com os espíritos passa a ser tratado como coisa comum no nosso dia a dia. E isso partindo de artistas reconhecidos, cineastas, escritores, pessoas cultas, formadores de opinião em primeira instância, e aceitos pelo público em geral.

Cremos que isto é só o começo.

Saiba mais em:
Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito. Site do filme:
http://www.bezerrademenezesofilme.com.br/

Chico Xavier. Site do filme e do blog:
http://www.chicoxavierofilme.com.br/
http://www.chicoxavierofilme.com.br/site/?cat=1

Nosso Lar. Blog Rascunho Passado a Limpo:
http://rascunhopassadoalimpo.blogspot.com/2009/07/nosso-lar-o-filme.html

Rádio Boa Nova:
http://www.radioboanova.com.br/noticia.php?id=7269

Besouro:
http://www.besouroofilme.com.br/

Herbert de Perto:
http://www.herbertdeperto.com.br/

Espiritismo.Net - Chico Xavier vai ao cinema:
http://www.espiritismo.net/content,0,0,1093,0,0.html


Fonte: Espiritismo.net (por José Antonio M. Pereira coordena o ESDE e é médium da Casa de Emmanuel, além de integrante da Caravana Fraterna Irmã Scheilla, no Rio de Janeiro. Também é colaborador da equipe do Serviço de Perguntas e Respostas do Espiritismo.net)



A+ | A- | Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

NOVEMBRO

Dia 01 de 1890
Em 01de Novembro de 1890, a Federação Espírita Brasileira, através do <<Reformador>>, dirige ao Sr. Ministro da Justiça uma longa defesa contra os artigos 157 e158 do novo Código Penal, artigos que embaraçavam a prática do Espíritismo.
Dia 01 de 1918
DESENCARNAÇÃO EURÍPEDES BARSANULFO
Dia 02 de 1951
DESENCARNAÇÃO LÍCIO GUEDES TRINDADE
Dia 03 de 1990
REALIZAÇÃO CONGRESSO MUNDIAL DE ESPIRITISMO, em Liége, Bélgica, presidido por Rafael Gonzáles Molina
Dia 20 de 1889
20/11/1889 - Os jornais de Nova Iorque publicam uma declaração assinda por Margarida Fox, na qual ela confessa que sua declaração anterior, contrária ao Espíritismo, foi-lhe obtida com promessas de riqueza.

... Saiba mais...