Evento comemora 30 anos de desencarne do filósofo, jornalista e escritor espírita José Herculano Pires

Dia 07 de março de 2009, a Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, com o apoio da Editora Comenius, da Editora Paidéia e da Fundação Maria Virgínia e Herculano Pires, promoverá o Seminário "Herculano, Tempo e Espírito". Trata-se da comemoração dos 30 anos de desencarne do filósofo, jornalista e escritor espírita José Herculano Pires.

O evento contará com a presença de vários especialistas que abordarão diversos aspectos da vida e da obra do mestre de Avaré, que, segundo definiu Emmanuel, foi o “metro que melhor medium Kardec”.

Heloísa Pires, filha de Herculano, falará da vida e da personalidade do pai, logo na abertura; Dora Incontri, que seguiu as pegadas do filósofo e educador e que está organizando o evento, vai tratar da abrangência de sua obra literária, filosófica e pedagógica.

Depois será a vez de Alysson Leandro Mascaro, professor de Filosofia do Direito da Faculdade São Francisco (USP), que fará uma análise das obras filosóficas de Herculano. Alessandro Cesar Bigheto, pedagogo e mestre em Educação, exporá as idéias socialistas de Herculano.

No período da tarde, o médico e coordenador do curso de Tanatologia, da Faculdade de Medicina da USP, Franklin Santana Santos, falará sobre Educação para a Morte, obra de Herculano, que inspirou este curso da USP. Mauro Spínola, professor da Escola Politécnica da USP, lembrará as ideias de Herculano a respeito do Centro Espírita e depois haverá um painel com exposições de trabalhos feitos na Universidade sobre o tema Herculano.

Francisco Cajazeiras, médico do Ceará e autor de vários livros, fará o encerramento, enfocando a relação Herculano-Kardec. Destaque da data é o lançamento de um livro inédito da autoria de Herculano Pires, Relação Corpo-Espírito, pela Editora Paidéia. No local, haverá livraria, uma pequena exposição comemorativa e sessão de autógrafos, além da parte artística.

Um evento imperdível pelo conteúdo e pela homenagem saudosa dos que conviveram com Herculano ou simplesmente admiram sua obra.

O Seminário "Herculano, Tempo e Espírito" será realizado das 8h30min às 17h30min no Centro de Convenções Rebouças (metrô Hospital das Clínicas), Av. Rebouças, 600, São Paulo, SP.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.pedagogiaespirita.org.br, ou pelo telefone (11) 4032 8515.


Fonte: jornalismo RBN


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

JANEIRO

Dia 01 de 1846
Nasce Léon Denis, em Foug, arredores de Tours, na França. Autor de várias obras espíritas. Considerado o grande filósofo da doutrina. Destacou-se como escritor, estudioso e pesquisador que ajudou a impulsionar o Espiritismo naquele país e no mundo.
Dia 01 de 1858
Lançada em Paris, França, por Allan Kardec, Codificador da Doutrina Espírita, a Revue Spirite - Revista Espírita.
Dia 01 de 1884
Fundada no Rio de Janeiro, RJ, a Federação Espírita Brasileira, por Augusto Elias da Silva e outros.
Dia 02 de 1873
Em Alençon, França, nasce a religiosa e mística Teresa de Jesus. Desencarna em Lisieux, França, em 30.09.1897.
Dia 02 de 1889
Em Botucatu, SP, nasce o médium Carmine Mirabelli. Desencarna em 30 de abril de 1951, em São Paulo,SP.
Dia 02 de 1941
Na Penha, em São Paulo, SP, fundada a Associação Espírita Bezerra de Menezes.
Dia 02 de 1949
Fundado em Blumenau-SC, o Centro Espírita Fé, Cristo e Caridade.
Dia 03 de 1945
Nos Estados Unidos, desencarna o médium Edgar Cayce. Nascido nos Estados Unidos, em 18 de março de 1877.
Dia 03 de 1952
Em Bristol, Inglaterra, desencarna Ernest W. Oaten, pioneiro espírita, companheiro de Conan Doyle. Nascido na mesma cidade, em 5 de julho de 1875
Dia 04 de... Saiba mais...