Inspiração de Eurípides no Resgate da Cidadania

O notável Eurípides Barsanulfo (01/05/1880 – 01/11/1918), espírito de escol, cuja missão educativa com o conhecido Colégio Allan Kardec, fundado em 1º de abril de 1907 – que tornou-se um marco no campo do ensino –, em Sacramento-MG, faz-se admirado igualmente pelos exemplos de humildade, amor ao próximo, renúncia e extrema capacidade amar, perfil que distingue as grandes almas que passam pelo planeta, ainda que em períodos curtos, como foi o caso de Eurípides.

Sua rica biografia, repleta de exemplos e de fatos mediúnicos, inspirou a edição de diversos livros e a fundação de muitas instituições que levam seu nome. Por outro lado, a presença carinhosa desse valoroso espírito tem sustentado muitas vidas, inspirado dedicados tarefeiros espíritas que percebem a importância da sintonia com os propósitos desse elevado espírito nas tarefas do amor e do bem.

É o que acontece com o Centro Espírita Eurípides Barsanulfo, em Araraquara-SP, fundado em 1º de novembro de 1994, mesma data de aniversário do citado benfeitor, em área construída de 400 m2, com inauguração no natal de 1998 em um dos bairros mais carentes da cidade, onde se localiza.

Todavia, além das atividades próprias de um centro espírita, com estudos, palestras, cursos, passes, atendimento fraterno e outras – inclusive assistenciais e de promoção humana –, a instituição expandiu sua atuação com a Escola Espírita, em prédio exclusivo e que abriga cursos profissionalizantes de Eletricista, Hidráulica e Informática, em parceria com o SENAI, inclusive com fornecimento de diploma. Mas não é só. Há também curso de dança e teatro para jovens e crianças, como também cursos de alfabetização, manicure e pintura em tecidos, para adultos.

Considere-se em tudo isso, o funcionamento em horário integral atendendo crianças do bairro, antes ou após horário escolar – de manhã ou a tarde –, e os cursos para jovens, os cursos para adultos no período noturno, fazendo de todo o complexo um autêntico resgate de cidadania, pois o trabalho da instituição reduziu a índice zero a criminalidade no bairro. Mantendo crianças em atividade, fora da rua nas horas do dia e ainda abrindo caminhos para o primeiro emprego dos jovens, a instituição realiza exemplar trabalho de promoção humana e de autêntica cidadania, com esportes, cursos, alimentação, recuperação de alunos e atendimento a muitas famílias do bairro.

É bem a propósito a identificação com o ideal da pedagogia do amor, tão bem conduzida por Barsanulfo!

Os 14 anos, pois, da instituição, merecem nossos cumprimentos. Merecem nossa gratidão, nossa alegria. De todos nós, de Araraquara ou não.

Estive visitando a instituição em horário onde aconteciam os cursos noturnos. Fiquei entusiasmado de ver o andamento de tais trabalhos. Comemorar os 14 anos, é pois, motivo de júbilo para a cidade de Araraquara, mas também para o movimento espírita local e regional. Afinal, trata-se de um trabalho baseado, inspirado podemos dizer, no exemplo e dedicação do querido e sempre respeitado Eurípides Barsanulfo.

Contribuir apadrinhando crianças, colaborar com donativos, apoiar o trabalho e conhecer a instituição são oportunidades à disposição. Visite o site www.escolaespirita.com.br ou agende uma visita pelo telefone 0 xx 16 3331-5960.


A+ | A- | Imprimir | Envie para um(a) amigo(a)