Figura Singular

Na História do Cristianismo uma figura singular se destaca, devendo-se a ela apreciável parcela de tudo o que foi escrito, para ser transmitido à posteridade, e que constitui, na atualidade, esse majestoso monumento que é o chamado Novo Testamento.

Trata-se de Lucas, ou Lucanus, um médico de aproximadamente 25 anos de idade, que aparentemente residia na colônia romana de Filipes, e que aparece pela primeira vez na companhia de Paulo de Tarso, por ocasião da primeira ida do apóstolo à Macedônia, no ano 52. Ele foi autor do Terceiro Evangelho e desempenhou o papel de historiador, numa época de escassas comunicações, fazendo um trabalho hercúleo de concatenar muitos dos ensinamentos, dos fatos e da vida dos apóstolos, transplantando para os livros tudo aquilo que conseguia apurar, legando‑nos, assim, além desse Evangelho, essa obra portentosa que é o "Atos dos Apóstolos".

Tudo o que Lucas averiguou no sentido de escrever o seu Evangelho, e todo o árduo trabalho que experimentou, o fez por amor a Jesus, e com o objetivo primário de cooperar na transcendental obra da, revelação, iniciada por Jesus Cristo, desenvolvendo, assim, um trabalha de pesquisa, acompanhando os pregadores em suas viagens e visitas às incipientes comunidades cristãs que proliferavam na época.

Dos quatro Evangelhos existentes, dois foram escritos por discípulos diretos de Jesus: João e Mateus; os outros dois, por Lucas e Marcos, discípulos de Paulo de Tarso, os quais não conviveram com o Mestre.

As narrativas dos Atos dos Apóstolos, consubstanciadas nas Epístolas aos Colossenses (4:14) , a Filemon (1:24), e a 2.a Epístola a Timóteo (4:11), falam de Lucas como companheiro de Paulo em suas. viagens missionárias. Encontrando-se com o Apóstolo dos Gentios na Macedônia, Lucas passou a segui-lo e vemos que, daí por diante, as narrações são feitas empregando-se o pronome "nós", o que perdurou até a saída de Paulo da colônia de Filipes, recomeçando, novamente, no momento em que Paulo visitando a Macedônia, pela última vez, torna a passar por Filipes. Desde então o narrador não se separa mais de Paulo, até o fim.

Numa época de grandes dificuldades experimentadas nas viagens encetadas às diferentes cidades, é de se admirar o interesse de Lucas pela divulgação dos ideais cristãos, assessorando o apóstolo em seus empreendimentos e fazendo um trabalho verdadeiramente portentoso de concatenar escritos esparsos, formular descrições e historiar fatos, registrando-os e projetando-os ao mesmo tempo, a fim de servirem de esteio, para o trabalho de evangelização do porvir.

Segundo alguns historiadores, na colônia romana de Filipes dominava o latim, e, aparentemente, Lucas era helenista e conhecia muito mal o judaísmo e o que se passava na Palestina. "A sua obra foi composta longe da Judéia, por quem conhecia mal a geografia daquele país e não possuía uma ciência rabínica muito sólida, nem conhecia muitos , dos nomes judeus.

Esses historiadores afirmam que Lucas quis. Esquivar-se de tudo o que pudesse descontentar os romanos, o que difere do Apocalipse de João, em que abundam recordações das infâmias de Nero e transparece ojeriza pelo poder exercido por Roma. Comprazia-se mesmo em mostrar como os funcionários romanos eram favoráveis ao Cristianismo, citando, dentre eles, o centurião Cornélio, o procônsul Sérgio Paulo e outros que o abraçaram e defenderam contra os ataques dos judeus.

Lucas escreveu tudo, praticamente, meio século depois dos acontecimentos, talvez no ano 80, longe do país onde eles se passaram, sobre muitos fatos que não presenciou, e que seu Mestre também não viu, e segundo tradições praticamente transfiguradas, o que justifica divergências encontradas quando se confrontam as epístolas com o "Atos dos Apóstolos".

O autor do 3 ° Evangelho suspirava por uma estreita comunhão entre Paulo e os apóstolos de Jesus, por isso ele procura, em seus escritos; diminuir as divergências que havia entre Pedro e Paulo, e entre Tiago e Paulo, o que se tornou altamente benéfico para que a Doutrina Cristã pudesse consolidar-se de forma mais ampla.


A+ | A- | Imprimir | Envie para um(a) amigo(a)