Ensinar, por Espíritos Diversos
O Problema do Destino
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A alma, depois de residir temporariamente no Espaço, renasce na condição
humana, trazendo consigo a herança, boa ou má, do seu passado; renasce
criancinha, reaparece na cena terrestre para representar um novo ato do drama da
sua vida; pagar as dívidas que contraiu, conquistar novas capacidades que lhe
hão de facilitar a ascensão, acelerar a marcha para frente.
A lei dos renascimentos explica e completa o princípio da imortalidade. A
evolução do ser indica um plano e um fim. Esse fim, que é a perfeição, não pode
realizar-se em uma existência só, por mais longa que seja. Devemos ver na
pluralidade das vidas da alma a condição necessária de sua educação e de seus
progressos. É à custa dos próprios esforços, de suas lutas, de seus sofrimentos,
que ela se redime de seu estado de ignorância e de inferioridade e se eleva, de
degrau a degrau, na Terra primeiramente, e, depois, através das inumeráveis
estâncias do céu estrelado.
A reencarnação, afirmada pelas vozes de além-túmulo, é a única forma racional
por que se pode admitir a reparação das faltas cometidas e a evolução gradual
dos seres. Sem ela, não se vê sanção moral satisfatória e completa; não há
possibilidade de conceber a existência de um Ser que governe o Universo com
justiça.
Se admitirmos que o homem vive atualmente pela primeira e última vez neste
mundo, que uma única existência terrestre é o quinhão de cada um de nós, a
incoerência e a parcialidade, forçoso seria reconhecê-lo, presidem à repartição
dos bens e dos males das aptidões e das faculdades, das qualidades nativas e dos
vícios originais.
Por que para uns a fortuna, a felicidade constante e para outros a miséria, a
desgraça inevitável? Para estes a força, a saúde, a beleza; para aqueles a
fraqueza, a doença, a fealdade? Por que a inteligência, o gênio, aqui; e, acolá,
a imbecilidade? Como se encontram tantas qualidades morais admiráveis, a par de
tantos vícios e defeitos? Por que há raças tão diversas? Umas inferiores a tal
ponto que parecem confinar com a animalidade e outras favorecidas com todos os
dons que lhes asseguram a supremacia? E as enfermidades inatas, a cegueira, a
idiotia, as deformidades, todos os infortúnios que enchem os hospitais, os
albergues noturnos, as casas de correção? A hereditariedade não explica tudo; na
maior parte dos casos, estas aflições não podem ser consideradas como o
resultado de causas atuais. Sucede o mesmo com os favores da sorte. Muitíssimas
vezes, os justos parecem esmagados pelo peso da prova, ao passo que os egoístas
e os maus prosperam!
Por que também as crianças mortas antes de nascer e as que são condenadas a
sofrer desde o berço? Certas existências acabam em poucos anos, em poucos dias;
outras duram quase um século! Donde vêm também os jovens-prodígio - músicos,
pintores, poetas, todos aqueles que, desde a meninice, mostram disposições
extraordinárias para as artes ou para as ciências, ao passo que tantos outros
ficam na mediocridade toda a vida, apesar de um labor insano? E igualmente,
donde vêm os instintos precoces, os sentimentos inatos de dignidade ou baixeza
contrastando às vezes tão estranhamente com o meio em que se manifestam?
Se a vida individual começa somente com o nascimento terrestre, se, antes dele,
nada existe para cada um de nós, debalde se procurarão explicar estas
diversidades pungentes, estas tremendas anomalias e ainda menos poderemos
conciliá-las com a existência de um poder sábio, previdente, eqüitativo. Todas
as religiões, todos os sistemas filosóficos contemporâneos vieram esbarrar com
este problema; nenhum o pôde resolver. Considerado sob seu ponto de vista, que é
a unidade de existência para cada ser humano, o destino continua
incompreensível, ensombra-se o plano do Universo, a evolução pára, torna-se
inexplicável o sofrimento. O homem, levado a crer na ação de forças cegas e
fatais, na ausência de toda justiça distributiva, resvala insensivelmente para o
ateísmo e o pessimismo. Ao contrário, tudo se explica, se torna claro com a
doutrina das vidas sucessivas. A lei de justiça revela-se nas menores
particularidades da existência. As desigualdades que nos chocam resultam das
diferentes situações ocupadas pelas almas nos seus graus infinitos de evolução.
O destino do ser não é mais do que o desenvolvimento, através das idades, da
longa série de causas e efeitos gerados por seus atos. Nada se perde; os efeitos
do bem e do mal se acumulam e germinam em nós até ao momento favorável de
desabrocharem. Às vezes, expandem-se com rapidez; outras, depois de longo lapso
de tempo, transmitem-se, repercutem, de uma para outra existência, segundo a sua
maturação é ativada ou retardada pelas influências ambientes; mas, nenhum desses
efeitos pode desaparecer por si mesmo; só a reparação tem esse poder.
Cada um leva para a outra vida e traz, ao nascer, a semente do passado. Essa
semente há de espalhar seus frutos, conforme a sua natureza, ou para nossa
felicidade ou para nossa desgraça, na nova vida que começa e até sobre as
seguintes, se uma só existência não bastar para desfazer as conseqüências más de
nossas vidas passadas. Ao mesmo tempo, os nossos atos cotidianos, fontes de
novos efeitos, vêm juntar-se às causas antigas, atenuando-as ou agravando-as, e
formam com elas um encadeamento de bens ou de males que, no seu conjunto,
urdirão a teia do nosso destino.
Assim, a sanção moral, tão insuficiente, às vezes tão sem valor, quando é
estudada sob o ponto de vista de uma vida única, reconhece-se absoluta e
perfeita na sucessão de nossas existências. Há uma íntima correlação entre os
nossos atos e o nosso destino. Sofremos em nós mesmos, em nosso ser interior e
nos acontecimentos da nossa vida, a repercussão do nosso proceder. A nossa
atividade, sob todas as suas formas, cria elementos bons ou maus, efeitos
próximos ou remotos, que recaem sobre nós em chuvas, em tempestades ou em
alegres claridades. O homem constrói o seu próprio futuro. Até agora, na sua
incerteza, na sua ignorância, ele o construiu às apalpadelas e sofreu a sua
sorte sem poder explicá-la. Não tardará o momento em que, mais bem instruído,
penetrado pela majestade das leis superiores, compreenderá a beleza da vida, que
reside no esforço corajoso, e dará à sua obra um impulso mais nobre e elevado.
Por: Leon Denis, Do livro: O Problema do Ser, do Destino e da Dor
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