Por que e para quê a filiação à USE?

    Para responder às duas perguntas da mesma interrogação, é preciso entender o que é a USE, sua significação e importância. E isto é fundamental para compreensão da própria pergunta e das próprias respostas.

    Imagina-se, equivocadamente, que a USE seja um órgão fiscalizador ou até controlador das atividades das instituições. Engano de duras conseqüências esse.

    A sigla USE significa União das Sociedades Espíritas. É uma organização dos espíritas do Estado de São Paulo e visa congregar as instituições, ou sociedades espíritas, para um trabalho unido, cujo objetivo final é a vivência e a divulgação da Doutrina Espírita.

    A filosofia e estrutura da USE, que se apresenta em todo o Estado através de representações regionais, intermunicipais, municipais e mesmo distritais (para o caso específico da capital), caracteriza-se por atividade de apoio, assessoria e orientação (isso quando solicitada), mas jamais imposição ou interferência.

    Sendo fruto da união de instituições, que inclusive é a razão de sua existência e manutenção, seus representantes ou diretores podem sugerir atividades, indicar meios, orientar na área administrativa, assistencial ou doutrinária, mas sempre respeitando a liberdade e a autonomia de cada instituição participante.

    A base da USE são as próprias instituições que a compõem. No caso de uma região, por exemplo, as casas e cidades que formam a USE, que pode ser municipal, distrital, intermunicipal ou regional, a depender da quantidade de casas envolvidas e estrutura vivida.

    Feito o preâmbulo do assunto, penso que podemos responder as perguntas. A introdução acima deixou fácil o assunto.

    Por quê? Justamente porque a união faz a força. Juntos podemos realizar muito mais coisas que isoladamente. Podemos opinar, sugerir, aceitar ou recusar. E como somos adultos, participantes de uma organização democrática, alcançaremos o melhor caminho. Filiando-nos, como instituição, estamos desobrigados de qualquer alteração em nossa rotina de atividades. Somos respeitados em nossa liberdade e independência. Filiando-nos, apenas ganhamos a oportunidade de participar, sugerir, levar nossa contribuição de idéias e trazer para nós a experiência que a USE já acumulou.

    Para quê? Agora a resposta fica ainda mais óbvia. Exatamente para fortalecer um órgão que visa beneficiar todas as casas, promovendo eventos coletivos, programando a vinda de oradores para toda uma região e beneficiando inúmeras casas.

    A filiação é algo simples. Apresentamo-nos com cópia de nossa Ata de Eleição de Diretoria e dos Estatutos, para comprovar a legalidade de nossa instituição e comprometimento da mesma com os objetivos da Doutrina Espírita e pronto. Passamos a participar das reuniões, elegendo um representante de nossa casa que levará e trará as notícias.

    E ganharemos muito com isso, porque viveremos o dinamismo do Movimento Espírita, com suas conquistas e alegrias. Quando nos fechamos em nossa instituição e deixamos de participar, estamos perdendo a chance de conhecer a força da alegria e do dinamismo espíritas, pois que justamente nesses encontros e intercâmbios entre os espíritas é que nos fortalecemos para adquirir e levar experiência, observar ações positivas que podemos aproveitar ou aprender com as experiências negativas.

    Normalmente as USEs fixam uma mensalidade para as instituições, num valor perfeitamente acessível e coerente. Com esses recursos promove benefícios para todos.

    Simples, não é? É só participar. Todos ganharemos muito com isso, a Doutrina Espírita será muito mais divulgada e mais pessoas serão beneficiadas pelo abençoado conhecimento espírita.


    A+ | A- | Imprimir | Envie para um(a) amigo(a) | Mensagem Anterior | Posterior | Ouça o conteudo



    Acesse todas as Mensagens