Sementes para o Celeiro

    O oportuno Programa de Ação Permanente da USE, que recebeu o significativo nome de Celeiro (um banco de dados para talentos, idéias e sementes de bons projetos desenvolvidos) tem, dentre suas inúmeras virtudes agregadoras, uma que se destaca: mais união entre os espíritas.
    A USE REGIONAL JAU vem vivendo, há algum tempo, excelente experiência que acreditamos constituir semente que poderá igualmente germinar em outras searas. A experiência não é novidade, pois muitos a praticam, mas acreditamos que ainda não registrada em texto para divulgação em nossos veículos de imprensa. E agora, com um banco de dados para idéias e experiências vitoriosas, é oportuno que a depositemos no Celeiro da USE, para que possa ser ainda mais conhecida e melhor, aproveitada...
    Já há bons anos, esta USE (como outras também o fazem) tem organizado jornadas de divulgação, de extensão num fim de semana ou mais longas, de uma semana ou mais, para trazer expositores mais distantes e com bons trabalhos na seara, para que visitem cidades e instituições numa seqüência de dias e horários que facilite a tarefa e promova a integração entre os companheiros envolvidos. A medida dilui o custo entre as casas envolvidas, cria clima muito favorável de aproximação e mantém o entusiasmo das jornadas de divulgação.
    A medida é simples. Convida-se o companheiro espírita, contata-se as cidades e casas e organiza-se a seqüência; verifica-se a questão hospedagem, alimentação e custos envolvidos e pronto. Aí basta divulgar amplamente e propiciar que cada cidade ou casa se responsabilize pelo encaminhamento completo no dia a ela reservado. A hospedagem pode dar-se numa única cidade ou mudar a cada dia, a depender da distância envolvida, e todos dividem o custo total, facilitando a concretização desses roteiros luminosos com eventos.
    Todos saem ganhando: organizadores que promovem; expositores que realizam seu trabalho; casas estimuladas pela motivação e público ampliando conhecimentos. E melhor: com custo baixo! E isto tem ocorrido não só com palestras de divulgação, mas igualmente com peças de teatro, apresentações artísticas e outros eventos.
    Para se ter idéia, trazemos um único exemplo. A USE JAU tomou a iniciativa de organizar uma jornada de 22 palestras, em 19 cidades, ocupando 18 dias (e interessante: de 5 regiões distintas, no Estado de São Paulo), com o músico, cantor, compositor e expositor espírita Plínio Oliveira, de Curitiba-PR. Com prévio contato com as lideranças, com mais de seis meses de antecedência, e ajuste de calendário, foi possível concretizar excelente jornada de muitos benefícios para todos os envolvidos. Notemos, porém, o custo para cada casa (considere-se passagem aérea e transporte de equipamentos musicais e outras despesas menores): apenas R$ 60,00 (sessenta reais), acrescido de uma diária de hotel com alimentação e o transporte do orador e equipamentos para a cidade seguinte. Em tese'>síntese: cada cidade ficou responsável pela hospedagem, alimentação e transporte para a cidade seguinte, além dos R$ 60,00 da passagem aérea (incluído equipamentos). A USE antecipou os recursos para o expositor e depois foi ressarcida pelas casas envolvidas.
    A mesma USE tem promovido outras jornadas menores, de fim de semana, envolvendo 3 a 5 casas e com os mesmos critérios, de organizar e dividir as despesas, mas propiciando para todas a oportunidade de receber expositores que, dificilmente, a casa conseguiria viabilizar estando agindo sem união com outras casas. Estamos, pois, sugerindo que outras regiões também o façam. Basta apenas a iniciativa de organizar, contatar outras casas e dar início à multiplicação dessas abençoadas sementes de divulgação.


    A+ | A- | Imprimir | Envie para um(a) amigo(a) | Mensagem Anterior | Posterior | Ouça o conteudo



    Acesse todas as Mensagens