Temas e Notas, por Fidélis Alves
Uma linda experiência com a música e a difícil arte da declamação
Natural da capital paulista, Suzana Amyuni reside em São Carlos (SP).
Jornalista com especialização em produção de conteúdo e gestão da comunicação,
vincula-se à Associação Espírita Obreiros do Bem, na qual é membro do Depto. de
Comunicação, regente do Coral Affetto e responsável pelo informativo Correio do
Bem. Nesta entrevista a Orson Cararra ela fala, entre outros assuntos, sobre sua
experiência com a música e a arte da declamação.
Situe sua experiência de declamadora para o leitor. Como isso começou?
Meu avô materno era poeta. E sempre quis ter uma família de artistas, então
colocou os 5 filhos para estudar artes – música, dança, pintura e declamação.
Minha mãe, a primogênita, fez aula de música e declamação. Foi ela que me
ensinou cada detalhe dessa arte. Minha primeira declamação foi na escola
estadual Prof. Jamil Khauan onde estudei, em São José do Rio Preto. Anualmente,
eles realizavam um concurso de contos e poemas do qual eu sempre participei.
Adorava. Até hoje lembro-me de seu nome: COCONPOKA - Concurso de Contos e Poemas
do Khauan. Na faculdade também tive algumas oportunidades de declamar e/ou
apresentar. E quando minha mãe completou 80 anos, em 2019, resgatamos vários
poemas de meu avô para o vídeo que produzimos em homenagem a ela, trazendo-me a
doce oportunidade de conhecê-lo um pouco melhor.
Como é a técnica de memorizar um texto, muitas vezes extenso?
Sempre recorro a várias ferramentas. A primeira é ler o texto inteiro, buscando
compreender e vivenciar o seu sentido. Se foi escrito há muitos anos, procuro
inserir-me naquele contexto. Quando são os poemas de meu avô, o imagino
escrevendo pensando em minha avó (ele escrevia muito para ela). Mais
recentemente, quando fui convidada para declamar os prefácios de três livros de
Cairbar Schutel, procurei inserir-me naquele contexto de amor a Jesus e de
gratidão. Isso ajuda a despertar em nós, que vamos declamar, o sentimento que
talvez os autores dos textos quisessem transmitir. A segunda ferramenta é copiar
algumas vezes o texto, como fazíamos na escola mesmo, na adolescência. Depois
leio várias vezes e procuro decorar trecho por trecho. Por fim, gosto de ler na
frente do espelho. Consigo, desta forma, ver a minha interpretação e fazer os
ajustes necessários.
Foi na abertura do Encontro Anual Cairbar Schutel, comemorativo dos 150 anos de
nascimento de Cairbar Schutel, que você declamou os prefácios dos três grandes
clássicos de Schutel. Como foi essa experiência com os textos e com a vibração
do momento?
Foi uma experiência que muito me honrou, me trouxe a oportunidade de ter meu
marido fazendo o fundo musical ao vivo e me inseriu em um patamar de grande
responsabilidade, pela notoriedade do autor e pela grandiosidade e importância
do evento. Dediquei-me muito. Copiei muitas vezes à mão os prefácios, busquei
entender o significado das palavras que eu não conhecia e li os textos inúmeras
vezes na frente do espelho, sempre procurando imaginar a alegria de Cairbar
Schutel ao escrever cada mensagem naqueles livros que demandaram tanto esforço
para que pudessem ser produzidos. Ao mesmo tempo, a todo instante, agradecia,
mentalmente, a oportunidade de declamar os textos dele, que também amava as
palavras, e cujos livros tiveram tamanha relevância para a Doutrina Espírita.
Poder contribuir um pouquinho para que as pessoas ali presentes talvez sentissem
aquela mensagem de forma diferente foi uma alegria.
O que é mais marcante numa declamação? A emoção se envolve com a memória de que
forma?
Vejo a declamação como uma arte, assim como a música, o teatro, a dança etc. E
como em toda arte, a emoção faz parte. A primeira vez que ela aparece é junto
com o convite para uma nova declamação. A segunda vez é no estudo do material a
ser declamado. Em geral, todo texto traz em si um "quê" de realidade, seja ele
uma poesia ou o prefácio de um livro. Então, quando nos inserimos intensamente
naquela realidade, nos emocionamos, seja por imaginar como foi aquilo para o
artista, seja porque aquelas palavras nos remeteram a alguma memória, a alguma
vivência do passado. Deixar fluir esse sentimento, sem medo e sem vergonha dele,
é um dos caminhos para a declamação ser mais fluida e tocar mais diretamente o
coração de quem ouve.
E como é a sensação com as reações do público?
Durante a declamação, procuro sempre olhar nos olhos das pessoas, porque essa
energia que vem deles é fundamental. A intenção de quem declama é levar a
mensagem de uma forma diferente para quem ouve, talvez provocando nela a mesma
emoção sentida ao declamar. Fico realmente muito feliz quando percebo que a
mensagem que estou declamando faz algum sentido para quem ouve. E sempre sinto
imensa gratidão a todos que me ouvem, que me dão essa oportunidade de declamar.
Sinto-me, no fundo, como se estivesse realizando o sonho de meu avô, a quem não
conheci pessoalmente, mas de quem sempre ouvi falar.
De suas lembranças, o que você considera marcante?
São marcantes, para mim, as reações das pessoas quando ouvem poemas inéditos,
que para elas foram uma novidade. Quando, ao final, da declamação, elas vêm
perguntar-me que texto é aquele, vejo um brilho em seus olhos, que sinaliza o
encantamento da pessoa com aquela experiência, nem sempre pela declamação em si,
mas pelo conteúdo visitado. E isso é sensacional. Levar o novo. Ajudar cada um
(assim como sou auxiliada constantemente) a ampliar o conhecimento cultural. A
poesia traz encantamento para a vida.
E sua experiência com a música, como se deu?
Da mesma forma como a declamação, essa experiência veio de família. Com a
diferença de que tive contato com a música por muito mais tempo do que com a
declamação. Ainda menina, estudei órgão eletrônico, piano, canto, e aos 15 anos
fui convidada para dar aula em uma escola de música de Rio Preto, onde passei a
infância e a adolescência. Saí de São Paulo aos 4 anos e considero que ter
morado no interior do estado a vida toda me trouxe grandes oportunidades desse
contato com a música. Hoje, ainda estudo piano e sou casada com um
multi-instrumentista, para a minha alegria. Sempre que encontro minha mãe,
fazemos questão de tocar uma ou duas músicas a quatro mãos. E a cantoria é marca
registrada da família.
Nas apresentações do Acordes para O Evangelho [realizado na Obreiros do Bem em
São Carlos, com o Coral Affetto], como é integrar-se nesse contexto
arte/evangelho?
A música prepara o ambiente e tranquiliza os corações para que as pessoas possam
ouvir com mais sensibilidade ainda as palavras do Evangelho. É muito
interessante ver o público acompanhando, descontraído, as canções que cantamos.
Todos ficam mais relaxados e, nos parece, com o coração mais aberto para o
palestrante. Algumas curiosidades: nosso coral é pequeno, somos dez pessoas, em
média. Mas quando nos unimos ficamos tão felizes, que a música até parece ecoar
mais forte. Algumas vezes, sem sabermos, a música que compunha nosso repertório
tinha a ver com a palestra do dia. E o nome do evento traz em si tanto a leitura
de que são acordes musicais para preparação do Evangelho, quanto um convite para
que as pessoas acordem, efetivamente, para as palavras de Jesus.
Algo mais que gostaria de acrescentar?
Em tempos de isolamento social, o coral Affetto continuou se reunindo
virtualmente. Logo no início da pandemia, chegamos a gravar algumas músicas,
individualmente, cada um em sua casa, e editar o vídeo para exibir no Acordes
para o Evangelho. Com o tempo, foi difícil manter os cuidados com a voz à
distância e optamos por estudar um pouco de teoria e fazer práticas de ditado
rítmico e ditado melódico. Não sei se pela música ou se pela afinidade que o
grupo criou, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos com essa pandemia,
o grupo permanece ativo. Algumas vezes, já pensei em parar e tenho certeza que
os coralistas também. A adaptação ao mundo digital exigiu muito de todos. Mas
resistimos. Para mim, isso é amor à arte.
Suas palavras finais.
Diz o ditado que quem canta está fazendo a prece em dobro. Penso que levar a
arte para o Centro Espírita é uma maneira de acalentar, aliviar dores, criar
experiências novas, difundir o conhecimento e estimular talentos. Não precisa
ser, necessariamente, uma canção espírita, mas precisa ser feita com o coração e
voltada para o bem, para a caridade e para os ensinamentos de Jesus.
Autor: Suzana Amyuni
Todo esse material provém dos sites: CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo e da Revista Eletrônica O Consolador.
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