A importância da arte mediúnica na cura das pessoas

Neiva Gonçalves Barbosa nasceu em Barreiras (BA) e reside no Núcleo Bandeirante, em Brasília (DF). Pedagoga, fez Magistério, Artes Plásticas e trabalhou como professora. Espírita desde 1977, realizou inúmeros trabalhos na seara espírita, como médium nos trabalhos mediúnicos de desobsessão e do Grupo Arte Cura Antonio Francisco Lisboa, tendo também ministrado cursos de passes e palestras e exercido a coordenação do Departamento de Infância e Juventude e do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita por algum tempo. Durante alguns anos, foi membro da Diretoria Colegiada do Centro Espírita Sebastião O Mártir (CESOM), instituição à qual se vincula. Atualmente coordena o grupo de teatro SOMA, tendo participado de eventos federativos, como ela nos conta na seguinte entrevista a Orson Carrara:


Fale-nos sobre sua história na seara espírita.

Minha história no Espiritismo tem início em janeiro de 1977, quando viajava para Barreiras. Houve um acidente fatal: quatro mortos, dentre eles, duas crianças. Que Deus é este que permitia tal horror?! Naquele dia, o senhor Rincão, amigo de meu marido, falou-me sobre a imortalidade da alma e a reencarnação. Parecia que eu tinha esperado a vida toda por aquelas informações! Ao final da conversa, ele me presenteou com O Livro dos Espíritos. Passei dois anos lendo, relendo e estudando a obra, encontrando respostas às minhas indagações até chegar ao Centro Espírita Sebastião O Mártir (CESOM).

De onde lhe veio a inclinação para a arte?

Veio da minha infância, no convívio em família com meus pais e avós maternos.
Minha avó cuidava da jardinagem, flores e ervas medicinais. Meu avô era flandeiro, artesão de peças utilitárias com folhas de flandres. Minha mãe era modista e costureira, e meu pai, oleiro, lavrador, músico e contador de “causos”.
Eu, meus irmãos e as crianças vizinhas tínhamos brincadeiras cantadas e dramatizadas. Usávamos torrões de tabatinga (barro colorido em várias cores) e pedras de cal para desenhar e pintar onde houvesse um espaço livre e permitido.

Na sua percepção, qual é a importância da arte e sua relação com o Espiritismo?

Eu acredito que a importância da arte é a importância da vida. Veja onde Deus colocou a humanidade! No cenário magnífico do planeta Terra, com luz, sombras, cores, flores, melodias e sinfonias! Arte divina! O Espiritismo é a revelação de Deus que nos comunica que tudo vive para além da nossa finitude corpórea e que é vital fazermos o Bem, amar e respeitar toda a criação dEle. Através dessas energias saturadas de luz, a arte se faz em preces e vibrações, em fluidos balsâmicos tocados de melodias nas pinturas, nas partituras, na poesia, onde artistas que viveram unem-se a pessoas sensíveis que vivem sonhando com arte (médiuns).

Fale-nos sobre seus trabalhos mediúnicos com a arte, com o Grupo Antônio Francisco Lisboa.

Lembro-me de quando iniciamos os trabalhos da arte cura em 1987. Éramos um grupo de umas oito pessoas: quatro médiuns da pintura e os outros de sustentação, com Elvécio Diniz na direção do trabalho. O mentor do grupo, Antônio Francisco Lisboa, orientava, tirava dúvidas e nos dizia que o Grupo Arte Cura era composto por espíritos de pintores, músicos, botânicos, médicos e terapeutas, pois a essência da atividade é a terapia espiritual. Não havia, portanto, necessidade de grafar nomes dos artistas nas pinturas, e sim mensagens: saúde, fé, amor, harmonia, equilíbrio, dentre outras.

Qual a proposta e como funciona o trabalho do Arte Cura?

Segundo o mentor espiritual, Arte Cura é um conjunto de procedimentos envolvendo a pintura, a música, a prece, o passe e os fluidos especiais retirados dos laboratórios da natureza física e espiritual, que são manipulados pelos médicos e terapeutas, conforme a necessidade de quem vai receber. Arte Cura é um tratamento fisiopsicoespiritual, uma excelente terapia para encarnados e desencarnados. Funciona no CESOM às quintas-feiras, de 20h às 21h. As pessoas são encaminhadas pelo atendimento fraterno da instituição. (1)

Como são mantidos os recursos que viabilizam esse trabalho?

Por orientação espiritual, desde o início, cada médium é responsável pela aquisição do próprio material. Não há custos para a Casa, já que ela mesma tem muitas despesas. Acreditem, até hoje nunca foi oneroso adquirirmos o necessário para o trabalho: pastéis a óleo, papel, telas e tintas.

Como você vê o papel da arte, em particular da pintura mediúnica, na sociedade, na vida e no bem-estar dos seres humanos?

A arte ajuda no bem-estar das pessoas, pois permite a livre expressão de suas várias necessidades, como emoções, visões de mundo, apresentação de ideias, favorecendo o equilíbrio intelectual, social, orgânico, emocional, psicológico, mental e espiritual. A pintura mediúnica hoje, mais do que nunca, favorece a saúde integral do ser humano e traz um aditivo energético altamente benéfico para encarnados e desencarnados.

Como você vê a arte nas palestras, nos estudos e nos tratamentos espirituais nas Casas Espíritas e na sociedade em geral?

A arte sempre traz um tônus de vivacidade e alegria nas palestras e nos estudos.
Os tratamentos espirituais ganham uma dinâmica diferenciada utilizando os recursos da arte: musicoterapia, teatro, dança, pintura, exibição de filmes... Tenho observado, ao longo destes anos, nos tratamentos com arte cura, que as pessoas chegam tristes, caladas, e já na primeira reunião saem até sorrindo. Quando encerram o tratamento, muitos querem continuar porque gostaram, porque se sentem bem. Vale observar que a maioria não é espírita, o que mostra que um tratamento assim vale a pena, sobretudo nestes momentos que estamos vivendo.

E qual a importância da arte na evangelização espírita?

A arte, em seus vários desdobramentos, é também de fundamental importância na evangelização espírita.

De suas lembranças espíritas na pintura mediúnica, o que mais a marcou?

Alguns eventos me marcaram profundamente.: quando Lisboa me apareceu para traçar as diretrizes da Arte Cura no CESOM; uma pintura para Chico Xavier e, finalmente, nas últimas semanas de janeiro de 2020, quando surgiu em nossa reunião mediúnica uma modalidade diferenciada nos trabalhos: as pinturas de gaze. Essas pinturas chegaram às pessoas através da internet, num atendimento coletivo. Era a pandemia de COVID-19 que chegava. Elas estão em circulação pelo planeta desde o final de março de 2020.

Quais as facilidades encontradas em sua tarefa?

A proteção espiritual sempre está presente em nossa vida. Exemplo disso é a orientação firme e segura, paciente e amorosa de Antônio Francisco Lisboa e dos demais trabalhadores do Grupo Arte Cura.

E quanto às principais dificuldades a superar, quais são?

As dificuldades a superar estão em mim mesma: medo, receio, dúvidas. Trabalho constantemente para superar tudo isso. Graças a Jesus e aos Amigos Espirituais, estou conseguindo me autoeducar. Assim, estarei facilitando o desenvolvimento das atividades mediúnicas que a Misericórdia Divina nos facultou nesta existência, para nossa própria redenção.

Quais os planos para o futuro em relação à arte espírita e à produção mediúnica?

Estamos retornando com as atividades do Grupo de Teatro SOMA. Quanto ao trabalho mediúnico da Arte Cura, que teve início em 1987 e nunca parou, nossos propósitos são de mais e mais nos dedicarmos às tarefas com bastante disciplina e vigilância, até o dia que Deus nos permitir.

Quais são as suas recomendações e palavras de encerramento para os nossos leitores?

Rogamos a Jesus, o Divino Mestre, que nos favoreça com as bênçãos do bom ânimo e da esperança, da resiliência e do equilíbrio, da harmonia e da paz, para atravessarmos estes dias de grande transição planetária, caminhando destemidos e confiantes na luz da fraternidade. Gratidão profunda a cada um, especialmente. Fé e saúde integral!



(1) Em 2020 Neiva Gonçalves, com o espírito de Antônio Francisco Lisboa, lançou o livro Arte Cura – Relato pessoal de trabalho e aprendizagem com a arte mediúnica, que pode ser obtido gratuitamente. Para isso, basta clicar neste LINK: https://www.cesom.org.br/pintura-mediunica

Autor: Neiva Gonçalves Barbosa

Todo esse material provém dos sites: CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo e da Revista Eletrônica O Consolador.

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