Ensinar, por Espíritos Diversos
A importância da arte mediúnica na cura das pessoas
Neiva Gonçalves Barbosa nasceu em Barreiras (BA) e reside no Núcleo
Bandeirante, em Brasília (DF). Pedagoga, fez Magistério, Artes Plásticas e
trabalhou como professora. Espírita desde 1977, realizou inúmeros trabalhos na
seara espírita, como médium nos trabalhos mediúnicos de desobsessão e do Grupo
Arte Cura Antonio Francisco Lisboa, tendo também ministrado cursos de passes e
palestras e exercido a coordenação do Departamento de Infância e Juventude e do
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita por algum tempo. Durante alguns anos,
foi membro da Diretoria Colegiada do Centro Espírita Sebastião O Mártir (CESOM),
instituição à qual se vincula. Atualmente coordena o grupo de teatro SOMA, tendo
participado de eventos federativos, como ela nos conta na seguinte entrevista a
Orson Carrara:
Fale-nos sobre sua história na seara espírita.
Minha história no Espiritismo tem início em janeiro de 1977, quando viajava para
Barreiras. Houve um acidente fatal: quatro mortos, dentre eles, duas crianças.
Que Deus é este que permitia tal horror?! Naquele dia, o senhor Rincão, amigo de
meu marido, falou-me sobre a imortalidade da alma e a reencarnação. Parecia que
eu tinha esperado a vida toda por aquelas informações! Ao final da conversa, ele
me presenteou com O Livro dos Espíritos. Passei dois anos lendo, relendo e
estudando a obra, encontrando respostas às minhas indagações até chegar ao
Centro Espírita Sebastião O Mártir (CESOM).
De onde lhe veio a inclinação para a arte?
Veio da minha infância, no convívio em família com meus pais e avós maternos.
Minha avó cuidava da jardinagem, flores e ervas medicinais. Meu avô era
flandeiro, artesão de peças utilitárias com folhas de flandres. Minha mãe era
modista e costureira, e meu pai, oleiro, lavrador, músico e contador de
“causos”.
Eu, meus irmãos e as crianças vizinhas tínhamos brincadeiras cantadas e
dramatizadas. Usávamos torrões de tabatinga (barro colorido em várias cores) e
pedras de cal para desenhar e pintar onde houvesse um espaço livre e permitido.
Na sua percepção, qual é a importância da arte e sua relação com o Espiritismo?
Eu acredito que a importância da arte é a importância da vida. Veja onde Deus
colocou a humanidade! No cenário magnífico do planeta Terra, com luz, sombras,
cores, flores, melodias e sinfonias! Arte divina! O Espiritismo é a revelação de
Deus que nos comunica que tudo vive para além da nossa finitude corpórea e que é
vital fazermos o Bem, amar e respeitar toda a criação dEle. Através dessas
energias saturadas de luz, a arte se faz em preces e vibrações, em fluidos
balsâmicos tocados de melodias nas pinturas, nas partituras, na poesia, onde
artistas que viveram unem-se a pessoas sensíveis que vivem sonhando com arte
(médiuns).
Fale-nos sobre seus trabalhos mediúnicos com a arte, com o Grupo Antônio
Francisco Lisboa.
Lembro-me de quando iniciamos os trabalhos da arte cura em 1987. Éramos um grupo
de umas oito pessoas: quatro médiuns da pintura e os outros de sustentação, com
Elvécio Diniz na direção do trabalho. O mentor do grupo, Antônio Francisco
Lisboa, orientava, tirava dúvidas e nos dizia que o Grupo Arte Cura era composto
por espíritos de pintores, músicos, botânicos, médicos e terapeutas, pois a
essência da atividade é a terapia espiritual. Não havia, portanto, necessidade
de grafar nomes dos artistas nas pinturas, e sim mensagens: saúde, fé, amor,
harmonia, equilíbrio, dentre outras.
Qual a proposta e como funciona o trabalho do Arte Cura?
Segundo o mentor espiritual, Arte Cura é um conjunto de procedimentos envolvendo
a pintura, a música, a prece, o passe e os fluidos especiais retirados dos
laboratórios da natureza física e espiritual, que são manipulados pelos médicos
e terapeutas, conforme a necessidade de quem vai receber. Arte Cura é um
tratamento fisiopsicoespiritual, uma excelente terapia para encarnados e
desencarnados. Funciona no CESOM às quintas-feiras, de 20h às 21h. As pessoas
são encaminhadas pelo atendimento fraterno da instituição. (1)
Como são mantidos os recursos que viabilizam esse trabalho?
Por orientação espiritual, desde o início, cada médium é responsável pela
aquisição do próprio material. Não há custos para a Casa, já que ela mesma tem
muitas despesas. Acreditem, até hoje nunca foi oneroso adquirirmos o necessário
para o trabalho: pastéis a óleo, papel, telas e tintas.
Como você vê o papel da arte, em particular da pintura mediúnica, na sociedade,
na vida e no bem-estar dos seres humanos?
A arte ajuda no bem-estar das pessoas, pois permite a livre expressão de suas
várias necessidades, como emoções, visões de mundo, apresentação de ideias,
favorecendo o equilíbrio intelectual, social, orgânico, emocional, psicológico,
mental e espiritual. A pintura mediúnica hoje, mais do que nunca, favorece a
saúde integral do ser humano e traz um aditivo energético altamente benéfico
para encarnados e desencarnados.
Como você vê a arte nas palestras, nos estudos e nos tratamentos espirituais nas
Casas Espíritas e na sociedade em geral?
A arte sempre traz um tônus de vivacidade e alegria nas palestras e nos estudos.
Os tratamentos espirituais ganham uma dinâmica diferenciada utilizando os
recursos da arte: musicoterapia, teatro, dança, pintura, exibição de filmes...
Tenho observado, ao longo destes anos, nos tratamentos com arte cura, que as
pessoas chegam tristes, caladas, e já na primeira reunião saem até sorrindo.
Quando encerram o tratamento, muitos querem continuar porque gostaram, porque se
sentem bem. Vale observar que a maioria não é espírita, o que mostra que um
tratamento assim vale a pena, sobretudo nestes momentos que estamos vivendo.
E qual a importância da arte na evangelização espírita?
A arte, em seus vários desdobramentos, é também de fundamental importância na
evangelização espírita.
De suas lembranças espíritas na pintura mediúnica, o que mais a marcou?
Alguns eventos me marcaram profundamente.: quando Lisboa me apareceu para traçar
as diretrizes da Arte Cura no CESOM; uma pintura para Chico Xavier e,
finalmente, nas últimas semanas de janeiro de 2020, quando surgiu em nossa
reunião mediúnica uma modalidade diferenciada nos trabalhos: as pinturas de
gaze. Essas pinturas chegaram às pessoas através da internet, num atendimento
coletivo. Era a pandemia de COVID-19 que chegava. Elas estão em circulação pelo
planeta desde o final de março de 2020.
Quais as facilidades encontradas em sua tarefa?
A proteção espiritual sempre está presente em nossa vida. Exemplo disso é a
orientação firme e segura, paciente e amorosa de Antônio Francisco Lisboa e dos
demais trabalhadores do Grupo Arte Cura.
E quanto às principais dificuldades a superar, quais são?
As dificuldades a superar estão em mim mesma: medo, receio, dúvidas. Trabalho
constantemente para superar tudo isso. Graças a Jesus e aos Amigos Espirituais,
estou conseguindo me autoeducar. Assim, estarei facilitando o desenvolvimento
das atividades mediúnicas que a Misericórdia Divina nos facultou nesta
existência, para nossa própria redenção.
Quais os planos para o futuro em relação à arte espírita e à produção mediúnica?
Estamos retornando com as atividades do Grupo de Teatro SOMA. Quanto ao trabalho
mediúnico da Arte Cura, que teve início em 1987 e nunca parou, nossos propósitos
são de mais e mais nos dedicarmos às tarefas com bastante disciplina e
vigilância, até o dia que Deus nos permitir.
Quais são as suas recomendações e palavras de encerramento para os nossos
leitores?
Rogamos a Jesus, o Divino Mestre, que nos favoreça com as bênçãos do bom ânimo e
da esperança, da resiliência e do equilíbrio, da harmonia e da paz, para
atravessarmos estes dias de grande transição planetária, caminhando destemidos e
confiantes na luz da fraternidade. Gratidão profunda a cada um, especialmente.
Fé e saúde integral!
(1) Em 2020 Neiva Gonçalves, com o espírito de Antônio Francisco Lisboa, lançou
o livro Arte Cura – Relato pessoal de trabalho e aprendizagem com a arte
mediúnica, que pode ser obtido gratuitamente. Para isso, basta clicar neste
LINK: https://www.cesom.org.br/pintura-mediunica
Autor: Neiva Gonçalves Barbosa
Todo esse material provém dos sites: CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo e da Revista Eletrônica O Consolador.
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