Louvado Seja Deus, por Meimei
Verbetes por Ordem Alfabética
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Ideal
[do latim ideale] - 1. Que existe apenas na idéia. 2. Síntese da aspiração de perfeição concebida pelo homem; aquilo a que se quer chegar. 3. Para o Espiritismo, representa a meta de perfeição relativa que o Espírito pode chegar, depurando-se das suas imperfeições através da conquista da sabedoria e da sublimação dos sentimentos.
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Idealismo
[do latim ideale + -ismo] - Nome genérico dos diversos sistemas filosóficos que reduzem todos os fenômenos e todas as coisas a simples representação das idéias.
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Idéia fixa
O mesmo que Monoideísmo e Obsessão.
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Identidade
[do latim escolástico identitate] - Conjunto de elementos próprios e exclusivos que permite saber quem é ou reconhecer uma pessoa.
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Ideoplastia
[do grego idéa + plásso ou plátto + -ia] - 1. Modelagem da matéria pelo pensamento. 2. A materialização do pensamento, criando formas que pode ter grande durabilidade.
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Idiossincrasia
[do grego idiosygkrasía] - Característica que individualiza o ser, a sua maneira peculiar de ver, de sentir e de reagir. O estilo de uma pessoa é o somatório de suas idiossincrasias.
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Ignorância
[do latim ignorantia] - 1. Estado da mente em que não se formula qualquer juízo acerca de um objeto. 2. Falta de instrução ou de saber. 3. Carência de conhecimento devido.
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Igualdade
[do latim aequalitate] – 1. Qualidade do que é igual; paridade. 2. Uniformidade; identidade; completa semelhança.
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Ilimitado
[do latim illimitatu] - 1. Que não tem limites. 2. Indeterminado; indefinido; infinito; imenso.
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Iluminado
& [do latim illuminare]- 1. Aquele que recebe ou tem luz. 2. Indivíduos que se pretendem inspirados, visionários . 3. Denominação inadequada para médiuns que recebem comunicações inteligentes e espontâneas de Espíritos, pois o exercício da mediunidade não é afirmação de desenvolvimento e superioridade espiritual.
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Imagens-moldes
O mesmo que Formas-pensamento. Ver: Ideoplastia.
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Imantado
Comunicar a algo a propriedade da magnetização, tornar atraente, no sentido de ligações energéticas.
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Imaterial
[do latim immateriale] – 1. Que não é material. 2. Incorpóreo; impalpável; espiritual. 3. Imenso; infinito.
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Imensurável
[do latim immensurabile] – Não mensurável; que não se pode medir.
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Imo
Aquilo que está no lugar mais fundo, o âmago, o íntimo.
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Imparcial
[do latim in + partiale] – 1. Que não é parcial; que julga desapaixonadamente. 2. Justo; reto. 3. Eqüitativo; neutro.
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Imperfeição
[do latim imperfectione] – 1. Qualidade do que é imperfeito; falta de perfeição. 2. Defeito; incorreção; vício.
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Imponderável
[do latim in + ponderabile] – 1. Que não se pode pesar; que não tem peso. 2. Circunstâncias materiais ou morais imprevisíveis. 3. Que não se pode avaliar. 4. Muito sutil. 5. Fluidos cuja materialidade não pode ser revelada pelos instrumentos conhecidos.
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Imprevidência
[do latim in + praevidentia] – 1. Falta de previdência. 2. Descuido; desleixo; imprecaução.
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Imutável
[do latim immutabile] - Que não pode ser mudado; imudável, invariável.
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Inatismo
[do latim innatu + -ismo] - Corrente filosófica que admite a existência de princípios e idéias inatas, independentes da experiência.
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Incoerência
[do latim in + cohaerentia] – 1. Falta de coerência; qualidade de incoerente. 2. Discordância; inconseqüência.
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Incombustibilidade
[do latim in + combustibile + -idade] - Que não é combustível; que não pode arder nem queimar-se.
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Inconciliável
[do latim inconciliabile] - Que não se pode conciliar; incompatível; inconcordável; inadaptável.
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Inconsciente
[do latim in + consciente] - 1. Conjunto dos processos e fatos psíquicos que atuam sobre a conduta do indivíduo, mas que escapam ao âmbito da consciência, para a qual não podem ser trazidos por esforço da vontade ou da memória. Podem aflorar, porém, nos sonhos, nos atos falhos, nos estados neuróticos ou psicóticos, ou seja, quando a consciência não está vigilante. 2. O inconsciente profundo seria a memória do Espírito, para alguns localizada no perispírito, onde repousam os registros das experiências das sucessivas encarnações.
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Incorporação
[do latim incorporatione] - 1. Ato ou efeito de incorporar(-se). 2. O termo incorporação tem sido aplicado inadequadamente à mediunidade psicofônica, pois não há como dois espíritos ocuparem o mesmo corpo. No entanto, alguns teóricos espíritas afirmam que a incorporação se dá quando o Espírito, ainda que sob o controle do médium, tem a liberdade de movimentar por completo o corpo do mesmo, o que seria também chamado de psicopraxia. Ver: Psicofonia.
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