A experiência de um jovem e entusiasmado palestrante espírita

Natural de Rincão e residente em Américo Brasiliense, ambos municípios do interior paulista, Rômulo Botan é técnico em Contabilidade e formado em Ciência da Computação. Funcionário público estadual, é nas lides espíritas dedicado divulgador do Espiritismo por meio de palestras presenciais e lives via internet.

Como e quando se tornou espírita?

No ano de 1997, completando 16 anos, lembro como se fosse hoje. Minha querida mãe me presenteava com um livro. Ela já era espírita, eu ainda católico. Quando abri o embrulho, lá estava O Livro dos Espíritos, que até então era desconhecido por mim. Confesso que ficou guardado por alguns meses. Mas um dia, lembrando-me das palavras de minha querida mãe ao me entregar o livro: “Aqui, meu filho, você encontrará as respostas necessárias para toda a vida”, isso me chamou a atenção e despertou meu interesse para saber o conteúdo do livro. Após o término da leitura dessa edificante obra, adquiri outras do pentateuco kardequiano. Estava admirado com as verdades e os ensinamentos que a doutrina espírita me apresentava. Desde então, estou envolvido no estudo e no aprendizado desta doutrina.

O que o atraiu mais?

O que mais me atraiu foi saber da vida no plano espiritual e da imortalidade da alma. Saber que nossos entes queridos continuam vivos é a melhor notícia que podemos ter. É maravilhoso e consolador saber que a vida continua, que a morte do corpo físico não é o fim, e, a partir dessas informações, tudo se modificou aos meus olhos e a vida ganhou um novo significado.

Comente sua experiência com as lives no Instagram.

As lives no Instagram são um momento muito especial. Junto com mais dois amigos, Matheus Godoy e Luís Carlos, tivemos a ideia de criar a live Papo de Amigos, com a finalidade de levar o conhecimento espírita às pessoas. Era um momento difícil para todos, pois estávamos enfrentando uma pandemia, as casas espíritas estavam fechadas e as pessoas não podiam sair de casa. A live trouxe um grande aprendizado, e, sobretudo, as grandes amizades que fiz. O conhecimento, que elas compartilharam, é realmente extraordinário.

Seu entusiasmo de onde vem?

Vem da grande oportunidade de ser útil para as pessoas, de saber que podemos ajudar a cada instante de nossas existências. Levar uma palavra de conforto, esclarecimento e auxílio, é maravilhoso, não existe nada que traga mais felicidade do que trabalhar para Jesus. A caridade é contagiante, transforma nossas vidas, é uma força que nos impulsiona e, quanto mais a sentimos, mais a desejamos.

Fale-nos sobre a experiência de palestrar.

É uma experiência que transforma e enriquece minha vida. Cada palestra é uma chance de trocar experiências, além de promover reflexões profundas sobre a vida e as relações humanas. Divulgar os ensinamentos do Mestre Jesus é maravilhoso, compartilhar com os presentes os princípios da doutrina espírita, transmitir esperança, luz e conforto, é incomensurável. Os relatos, as mensagens de agradecimento, as histórias, os abraços e todo o carinho que recebo de diversas pessoas, até então desconhecidas, é muito especial. As palestras se tornaram um momento de grande alegria e aprendizado, e estão mudando minha trajetória de vida.

O que achou desses intercâmbios com as casas espíritas?

É enriquecedor ter a chance de conhecer diferentes tipos de trabalho, projetos e experiências significativas nas casas espíritas, seguindo um caminho único em todas elas: a prática da caridade. Nas diversas casas onde vou palestrar, sempre encontro pessoas dispostas a realizar o trabalho cristão. Isso me traz um grande aprendizado, ver pessoas unidas para praticar o bem e o amor ao próximo. Tudo isso só é possível através deste intercâmbio.

O que mais lhe chama a atenção nessas viagens para palestras?

O magnífico trabalho das casas espíritas, sobretudo na evangelização infantil. Como é lindo acompanhar os trabalhos direcionados às crianças. Recentemente, estive na cidade de Guaxupé-MG para fazer uma palestra. Tive a oportunidade de ver um trabalho maravilhoso de evangelização com mais de 100 crianças. Isso me chamou bastante a atenção. Outra coisa que posso citar é o carinho, o acolhimento e o amor que recebo de todos. Isso é muito bonito dentro da nossa doutrina. Essa união, esse tratamento, é muito especial. Saber que estamos todos conectados para um grande objetivo, que é a caridade, é extraordinário.

Qual a lembrança mais marcante dessas vivências?

São muitas lembranças marcantes, mas a que mais me marcou foi a palestra que realizei na Comunidade Chico Xavier, de Guaxupé-MG. Quando cheguei ao local me deparei com um número muito grande pessoas. Essa casa de Jesus fica em um sitio, e lá estavam todos reunidos com um único e grande objetivo: receber uma comunicação de seus entes queridos que partiram para pátria espiritual, deixando corações arrasados, desconsolados e entristecidos. Era o dia consagrado à psicografia, não seria um dia normal de palestra, pois a grande maioria dos presentes era de outras religiões, poucos eram espiritas. Pedi proteção e orientação à espiritualidade amiga para que eu pudesse falar àquelas pessoas. Uma emoção muito grande quando iniciei a reflexão que tinha por tema como enfrentar as dificuldades da vida; e ali estavam todos atentos, mães, pais, irmãos, netos, avós, tios, sobrinhos e filhos aguardando palavras consoladoras. Ao término da palestra foi grande a comoção de todos quando compartilhei uma experiência de minha vida – a perda de minha companheira. Falei sobre a imortalidade da alma e disse que os laços afetivos não se quebram com a morte do corpo físico. Falei dos planos perfeitos de Deus em nossas vidas, falei do amor dEle por nós. Após o termino da palestra foram lidas algumas cartas psicografadas e mensagens do além-túmulo. Como foi marcante poder contribuir com este dia tão especial, como é maravilhoso poder ajudar! Esse dia foi marcante e especial.

Algo mais que gostaria de acrescentar?

Gostaria de fazer um agradecimento em especial à Comunidade Espírita Cairbar Schutel, de Matão (SP), a toda sua diretoria e trabalhadores pela iluminada oportunidade que me outorgaram, pois no dia 24 de maio de 2023 realizei ali minha primeira palestra e desde então muitas portas se abriram para que pudesse levar os ensinamentos de Jesus. Minha gratidão, pois, a essa casa de Jesus.

Suas palavras finais.

Gostaria de agradecer imensamente à revista eletrônica O Consolador por esta oportunidade, em especial ao entrevistador Orson Peter Carrara, e dizer a todos que a Doutrina Espírita é luz nas nossas vidas e nos proporciona condições para sermos pessoas de bem. Que possamos entender a importância de Jesus na nossa existência! Temos que sempre estar conectados ao Mestre e nunca nos esquecermos de que fora da caridade não há salvação. Muito obrigado e minha gratidão a todos.

Autor: Rômulo Botan

Todo esse material provém dos sites: CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo e da Revista Eletrônica O Consolador.

A+ | A-