Auto-Conscientização
Os dias atuais, caracterizados pelos conflitos psicológicos,
em face do tumulto que domina o pensamento da sociedade e as ambições de cada
indivíduo, exigem profundas reflexões, a fim de que a harmonia permaneça nos
sentimentos humanos e na conduta pessoal em relação a si mesmo.
As admiráveis conquistas da Psicologia profunda, contribuindo para a solução dos
muitos distúrbios que se apresentam perturbadores, convidam à meditação em torno
da realidade que se é, para que sejam superados os condicionamentos em que se
encontra, de forma a situar-se com equilíbrio ante os desafios e as injunções,
não raro, penosos, que se apresentam em toda parte exigindo decisões inadiáveis.
Atordoando-se ante o volume das atividades que defronta, o indivíduo percebe-se
desequipado de valores que lhe facultem uma boa administração das injunções em
que se encontra, não sabendo o rumo que deve seguir.
Convidado, porém, à auto-reflexão, à autoconscientização mediante as quais
poderá descobrir a sua realidade essencial, recusa-se por automatismo, receando
penetrar-se em profundidade, em razão do atavismo castrador a que se submete.
A sombra que o condiciona ao aceito e determinado ameaça-o de sofrimento, caso
busque iluminar o seu lado escuro, permitindo-lhe a autoidentificação que se
encarregará de libertá-lo das aflições e conflitos de comportamento, que são
heranças ancestrais nele prevalecentes.
Vitimado pelo jogo das paixões sensoriais, anula a própria alma que discerne, e
procura não se deixar vencer pelos desejos infrenes que o arrastam ao jogo
ilusório do prazer desmedido.
Apresentando-se incapaz, no entanto, de lutar pela libertação interior,
permite-se arrastar mais facilmente pelo tumulto dos jogos da sensualidade,
naufragando nas aspirações de enobrecimento e de cultura, de beleza e de
espiritualidade, temendo perder a oportunidade que a todos é oferecida de
desfrutar as facilidades e permissões morais que constituem a ordem do dia.
A estrutura psicológica do ser humano é trabalhada por mecanismos muito
delicados, sofrendo os golpes violentos da ignorância, do prazer brutalizado,
dos vícios inveterados. Não suportando a alta carga de tensões que esses
impositivos lhe exigem, libera conflitos e temores primitivos que estão
adormecidos, desequilibrando as emoções, cujos equipamentos sutis geram
distonias e depressões.
O desvario do sexo, que se tornou objeto de mercado, transformando homens e
mulheres em coisas de fácil aquisição, é também instrumento de projeção social,
de conquista econômica, de exaltação do ego, despertando nas mentes imaturas
psicologicamente ânsias malcontidas de desejos absurdos, nele centralizando
todas as aspirações, por considerá-lo indispensável ao triunfo no círculo em que
se movimenta.
Incompleto, por não saber integrar os seus conteúdos psicológicos da anima à sua
masculinidade e do animus à sua feminilidade, conseguindo a realização da
obra-prima que lhe deve constituir meta, o ser humano deixa-se arrastar pelas
imposições de um em detrimento do outro, afligindo-se sem saber por qual motivo.
Procura, então, agônico e insatisfeito, recuperação na variedade dos prazeres,
identificando-se mais confuso, a um passo de transtorno sempre mais grave, qual
ocorre a todo instante no organismo social e nos relacionamentos inter-pessoais.
A sombra governa-o, e ele se recusa à luz da libertação.
O Apóstolo Paulo afirmou: Não faço o bem que quero, mas o mal que não quero,
esse eu faço. (Romanos, 7-19.)
Nesse auto-reconhecimento, o nobre servidor do Evangelho de Jesus denunciava a
existência do seu lado escuro, impulsionando-o a atitudes que reprovava e não
conseguia impedir-se de praticar. Mediante, porém, esforço perseverante e
autoconscientização da própria fragilidade psicológica, o arauto da Era Nova
conseguiu atingir a culminância do seu apostolado, quando proclamou: (...) E
vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim... (Gálatas, 2:20.)
Somente através da coragem para encontrar a consciência mediante uma análise
tranqüila das possibilidades de que dispõe é que a criatura humana logrará
liberar-se da situação conflitiva que a domina, facultando-se selecionar os
valores reais daqueles ilusórios aos quais se atribui significados, mas que
sempre deixam frustração e vazio existencial.
A experiência física tem objetivos bem delineados que se apresentam acima da
vacuidade dos interesses imediatistas que dominam na moderna sociedade
consumista. Esse seu consumismo exterior resulta dos obscuros conflitos internos
que projetam para fora e para outrem sua imagem de inquietação, transferindo-a
do eu profundo, como necessidade de agitação para fugir de si mesmo.
Sucede que, nessa ansiosa projeção, o ser se torna consumido pelos demais, e por
sua vez, destituído dos sentimentos profundos de amor, procura consumir os
outros, utilizando dos seus recursos e qualidades reais ou imaginárias para
saciar a sede de prazer em que se aturde, e seguir adiante.
Não saciado, porque essas experiências somente mais afligem, surge a necessidade
das extravagâncias, pelas libações alcoólicas, pelo uso de substâncias químicas
alucinantes, pelas aberrações sexuais intituladas de variedades para o prazer,
pela agressividade, pela violência, ou pela queda nos abismos da depressão, da
loucura, do suicídio...
A única alternativa disponível, portanto, para o ser humano de hoje, qual
ocorreu com o de ontem, é o mergulho interior, a autodescoberta, a
conscientização da sua realidade de Espírito imortal em viagem transitória pelo
corpo, a fim de adquirir novas realizações, reparando males anteriores e
conseguindo harmonia íntima, para que possa desfrutar de todas as concessões que
se lhe encontram à disposição, premiando-o pelo esforço de autoconquista e
autolibertação.
Naturalmente que, ao ser ativado o mecanismo de identificação do ser real, o
hábito da fuga dos compromissos superiores induz à projeção, para poupar-se à
dor, o que constitui um grande erro, porquanto o sofrimento se tornará ainda
mais penoso.
É óbvio que somente a claridade vence as sombras, e a autoconscientização é o
foco de luz direcionado à escuridão que predomina no comportamento psicológico
do ser humano.
Jesus asseverou com propriedade ser a luz do mundo, porque a Humanidade se
encontrava em profunda escuridão, qual ocorre nos dias presentes.
A Sua é a mensagem de responsabilidade pessoal perante a vida, e de serviço
constante em favor de si mesmo e da coletividade.
Trazendo aos homens e mulheres o Seu exemplo de amor e de abnegação, não se
propôs carregar o fardo do mundo, a fim de liberá-los de suas responsabilidades,
mas ensinou a todos como conduzirem os seus problemas e angústias,
solucionando-os com o amor a Deus, a si mesmos e ao próximo, por ser esse
sentimento de amor a perene luz de libertação de toda a sombra existente no
mundo íntimo e na sociedade em geral.
Joanna de Ângelis