Niágaras de Luz

A palavra niágara não é uma palavra tão conhecida, nem comum. É nome de um rio, entre o Canadá e os Estados Unidos, com majestosa queda dágua, de grande beleza natural. É palavra de origem indígena e inspirada num dos cenários de maior beleza do mundo, as Cataratas do Niagara, conhecidas pela sua grandiosidade e fonte de energia inesgotável.

Ela está no título do magnífico capítulo 10, que por sua beleza de conteúdo justifica o título, do livro Kardec – Uma dádiva de Deus à Humanidade. Beleza no sentido cultural-doutrinário da primorosa seleção feita pelo autor da obra, Mário Frigéri (poeta, escritor de várias outras obras e radicado em Campinas -SP), em impecável edição da FEB editora.

Como indica o próprio autor em rodapé da página inicial do capítulo, são textos condensados e ordenados, com leves adaptações. Como compreende o leitor, para ler os textos na íntegra é preciso recorrer aos originais, mas a citada condensação é uma forma de contrair a forma sem alterar o fundo, tornando a leve adaptação numa forma mais didática e atraente da essência do texto original.

Meu propósito aqui é atiçar o leitor a buscar o livro e seu citado capítulo e, por isso, transcrevo parcialmente algumas das perguntas constantes do capítulo, com as respostas condensadas e adaptadas, como acima já citado. Notem os leitores e a gravidade, oportunidade e dimensão dos assuntos trazidos para a seleção em destaque:

1 – Os médiuns são pessoas especiais, diferentes das outras?
3 – Como conseguir a assistência de um Mentor para nos orientar?
5 – Quais são os verdadeiros obstáculos na estrada de nosso aprimoramento?
7 – Como trabalhar a mente para recepção da Luz Divina?
9 – Como nos tornarmos antenas vivas da luz?
10 – Precisamos reencarnar muitas vezes para atingir a plenitude?
11 – Vamos colher ainda esta existência os frutos de nossa nossa semeadura?
12 – Até que ponto devemos nos empenhar em nossa renovação?

Para responder tais questões (e acima estão parciais, como percebe o leitor), o autor reuniu trechos da sabedoria de alguns instrutores espirituais mencionados na preciosa coleção assinada pelo Espírito André Luiz, na psicografia de Chico Xavier, identificando a fonte para orientar o leitor que quiser aprofundar a pesquisa.
Essa didática atrai e entusiasma o pesquisador ou estudioso e mesmo muito facilita o trabalho de expositores e coordenadores de grupos de estudos, pela facilidade que traz para as abordagens que queira fazer. Cada pergunta e sua respectiva resposta é farto material para exposições verbais ou mesmo para outras considerações por escrito.

A obra é lançamento de 2023, está disponível, e o leitor encontrará fácil diretamente na loja virtual da editora ou por meio das distribuidoras.
Tais conteúdos são magníficos, precisam ser conhecidos e divulgados amplamente. Não poderíamos deixar de empolgar os leitores.


Orson Carrara