Doutrina Espírita
Toda crença é respeitável.
No entanto, se buscaste a Doutrina Espírita, não lhe negues fidelidade.
Toda religião é sublime.
No entanto, só a Doutrina Espírita consegue explicar-te os fenômenos mediúnicos
em que toda religião se baseia.
Toda religião é santa nas intenções.
No entanto, só a Doutrina Espírita pode guiar-te na solução dos problemas do
destino e da dor.
Toda religião auxilia.
No entanto, só a Doutrina Espírita é capaz de exonerar-te do pavor ilusório do
inferno, que apenas subsiste na consciência culpada.
Toda religião é conforto na morte.
No entanto, só a Doutrina Espírita é suscetível de descerrar a continuidade da
vida, além do sepulcro.
Toda religião apregoa o bem como preço do paraíso aos seus profitentes.
No entanto, só a Doutrina Espírita estabelece a caridade incondicional como
simples dever.
Toda religião exorciza os Espíritos infelizes.
No entanto, só a Doutrina Espírita se dispõe a abraçá-los, como a doentes, neles
reconhecendo as próprias criaturas humanas desencarnadas, em outras faixas de
evolução.
Toda religião educa sempre.
No entanto, só a Doutrina Espírita é aquela em que se permite o livre exame, com
o sentimento livre de compressões dogmáticas, para que a fé contemple a razão,
face a face.
Toda religião fala de penas e recompensas.
No entanto, só a Doutrina Espírita elucida que todos colheremos conforme a
plantação que tenhamos lançado à vida, sem qualquer privilégio na Justiça
Divina.
Toda religião erguida em princípios nobres, mesmo as que vigem nos outros
continentes, embora nos pareçam estranhas, guardam a essência cristã.
No entanto, só a Doutrina Espírita nos oferece a chave precisa para a verdadeira
interpretação do Evangelho.
Porque a Doutrina Espírita é, em si, a liberalidade e o entendimento, há quem
julgue seja ela obrigada a misturar-se com todas as aventuras marginais e com
todos os exotismos, sob pena de fugir aos impositivos da fraternidade que
veicula.
Dignifica, assim, a Doutrina que te consola e liberta, vigiando-lhe a pureza e a
simplicidade, para que não colabores, sem perceber, nos vícios da ignorância e
nos crimes do pensamento.
“Espírita” deve ser o teu caráter, ainda mesmo te sintas em reajuste, depois da
queda.
“Espírita” deve ser a tua conduta, ainda mesmo que estejas em duras
experiências.
“Espírita” deve ser o nome de teu nome, ainda mesmo respires em aflitivos
combates contigo mesmo.
“Espírita” deve ser o claro adjetivo de tua instituição, ainda mesmo que, por
isso, te faltem as passageiras subvenções e honrarias terrestres.
Doutrina Espírita quer dizer Doutrina do Cristo. E a Doutrina do Cristo é a
doutrina do aperfeiçoamento moral em todos os mundos.
Guarda-a, pois, na existência, como sendo a tua responsabilidade mais alta,
porque dia virá em que serás naturalmente convidado a prestar-lhe contas.
Emmanuel