Não se Enganem

A afirmação não é minha. É de Leon Denis e está no livro Depois da Morte. Consta da Terceira Parte – O Mundo Invisível – capítulo 24 – Consequências Filosóficas e Morais. Afirma o nobre estudioso, considerado um dos autores clássicos da literatura espírita e autor de valorosos livros:

“(...) O advento do Espiritismo é, não se enganem, um dos maiores acontecimentos da História do mundo. (...)”. E mais adiante, “(...) uma filosofia racional se ergue, trazendo em si o gérmen de uma transformação social, um meio de regenerar a humanidade, desembaraçando-a dos elementos de decomposição que a esterilizam e a enlameiam. (...)”.

E não posso deixar de transcrever o magnífico e compacto trecho abaixo – que motivou a presente elaboração – e que resume magistralmente a presença marcante do Espiritismo a nosso dispor, a indicar caminhos seguros de equilíbrio rumo ao aprimoramento que nos cabe atingir. Ele o Espiritismo “(...) vem oferecer uma base sólida à fé, uma sanção à moral, um estimulante à virtude. Faz do progresso o próprio objetivo da vida e a lei superior do universo. (...)”. E, concluindo o capítulo, completa com beleza e sabedoria: ”(...) Ensinando que uma igualdade absoluta e uma solidariedade estreita ligam os homens, através de suas vidas coletivas, dá um golpe vigoroso no orgulho e no egoísmo, esses dois monstros que nada, até então, tinha podido dominar ou reduzir.”

Nada a acrescentar diante de tão profunda reflexão.


Orson Carrara